Interruptor
Interruptor
Olá pessoal, decidi comprar um interruptor que funciona via wifi, mas ao fazer a substituição e apesar do mesmo ligar, não me acende a lâmpada. Possivelmente devido a algum erro de ligação.
Em anexo tenho o interruptor antigo com dois fios pretos ligados em cima e o castanho ligado em baixo e tenho o interruptor novo com o castanho ligado no neutro e os dois pretos ligados na saída e entrada. Acredito que seja da ligação, mas apenas tenho dois fios pretos e um castanho disponível, como devo proceder?
Em anexo tenho o interruptor antigo com dois fios pretos ligados em cima e o castanho ligado em baixo e tenho o interruptor novo com o castanho ligado no neutro e os dois pretos ligados na saída e entrada. Acredito que seja da ligação, mas apenas tenho dois fios pretos e um castanho disponível, como devo proceder?
Re: Interruptor
Quantos pontos de iluminação ligava esse interruptor antigo? Acendia num sítio e apagava no outro?
Para o interruptor sem fios precisas de fase (castanho possivelmente pela foto), neutro (azul) e o retorno para a iluminação (preto possivelmente). Assim as ligações ficariam, castanho-Lin, azul-Nin, preto(s)-Lout.
Para o interruptor sem fios precisas de fase (castanho possivelmente pela foto), neutro (azul) e o retorno para a iluminação (preto possivelmente). Assim as ligações ficariam, castanho-Lin, azul-Nin, preto(s)-Lout.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Eu penso o mesmo que o joão.pt, falta informação. Esse interruptor com 2 pretos e 1 castanho, não é normal. Faz-lhe falta ainda um fio azul (neutro) para que isso funcione.
- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Registado: 23 fev 2017, 23:30
- Has thanked: 83 times
- Been thanked: 49 times
- Contacto:
ora vamos la corrigir aqui as "visoes" sobre o assunto... 
peço ao autor do post que me corriga se eu estiver errado.
no tecto da sala, quantos fios estao na caixa de derivaçao onde vai ligar o candeeiro?
estarão 1 azul, + 1 terra, + 1 preto? ou estarao 1 Azul + 1 terra + 2 pretos?
quantos interruptores serviam para apagar as luzes nessa sala? 2 ou 1?
A foto do interruptor original mostra que temos ai um comutador de escada e nao um interruptor simples.
visto que vao 2 fios pretos e um castanho pelo mesmo tubo. parece-me ser castanho ou pode estar sujo de pó e ser azul e parecer castanho.
se for esse o caso pode ser um interruptor simples que liga dois circuitos dum mesmo lustre.
de qualquer maneira em ambos os casos, a menos que o interruptor tenha sido originalmente ligado por um electropedreiro, nao ha neutro em nenhum dos fios excepto no fio azul que segue directo a par do terra e com mais um castanho que liga no borne torix por outro tubo que pela orientaçao dele em relaçao á caixa de passagem deve ir para o tecto.
portanto com alguma sorte o interruptor wi-fi ja deve ter queimado o circuito de entrada ao meter fase nas duas entradas de alimentação.
depois, tambem dava jeito ter uma visao da parte de baixo do interruptor original para ver o que esta gravado em relevo no corpo do mesmo junto dos bornes de ligaçao, quanto maior definiçao tiver a foto melhor.

no tecto da sala, quantos fios estao na caixa de derivaçao onde vai ligar o candeeiro?
A foto do interruptor original mostra que temos ai um comutador de escada e nao um interruptor simples.
visto que vao 2 fios pretos e um castanho pelo mesmo tubo. parece-me ser castanho ou pode estar sujo de pó e ser azul e parecer castanho.
se for esse o caso pode ser um interruptor simples que liga dois circuitos dum mesmo lustre.
de qualquer maneira em ambos os casos, a menos que o interruptor tenha sido originalmente ligado por um electropedreiro, nao ha neutro em nenhum dos fios excepto no fio azul que segue directo a par do terra e com mais um castanho que liga no borne torix por outro tubo que pela orientaçao dele em relaçao á caixa de passagem deve ir para o tecto.
portanto com alguma sorte o interruptor wi-fi ja deve ter queimado o circuito de entrada ao meter fase nas duas entradas de alimentação.
depois, tambem dava jeito ter uma visao da parte de baixo do interruptor original para ver o que esta gravado em relevo no corpo do mesmo junto dos bornes de ligaçao, quanto maior definiçao tiver a foto melhor.

Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,LVirtual Escreveu: 13 jun 2017, 14:43 ora vamos la corrigir aqui as "visoes" sobre o assunto...
depois, tambem dava jeito ter uma visao da parte de baixo do interruptor original para ver o que esta gravado em relevo no corpo do mesmo junto dos bornes de ligaçao, quanto maior definiçao tiver a foto melhor.![]()
estas correcções contêm pelo menos duas imprecisões:
1- "A foto do interruptor original mostra que temos ai um comutador de escada e nao um interruptor simples."
Porque não um comutador de lustre?, que é: " um interruptor -(simples)- que liga dois circuitos dum mesmo lustre".
2- "com alguma sorte o interruptor wi-fi ja deve ter queimado o circuito de entrada ao meter fase nas duas entradas de alimentação."
Esta firmação não é valida pois um equipamento alimentado com dois condutores ligados à mesma fase, não pode queimar, uma vez que entre eles não há diferença de potencial.
Ohmico
- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Contacto:
tambem achei que podia ser um comutador de lustre. alias referi isso por outras palavras no meu texto, mas como disse antes podera ser se o fio que me parece castanho seja azul e esteja apenas sujo de pó. o tal fio que acompanha os dois pretos. mas se for nao faz muito sentido para as ligaçoes visiveis na foto.ohmico Escreveu: 13 jun 2017, 14:59
Boas,
estas correcções contêm pelo menos duas imprecisões:
1- "A foto do interruptor original mostra que temos ai um comutador de escada e nao um interruptor simples."
Porque não um comutador de lustre?, que é: " um interruptor -(simples)- que liga dois circuitos dum mesmo lustre".
2- "com alguma sorte o interruptor wi-fi ja deve ter queimado o circuito de entrada ao meter fase nas duas entradas de alimentação."
Esta firmação não é valida pois um equipamento alimentado com dois condutores ligados à mesma fase, não pode queimar, uma vez que entre eles não há diferença de potencial.
Ohmico
faz mais sentido sendo um comutador de escada. repara bem nos fios de onde vem e para onde vao e na cor deles e puxa um cadito pela memoria de situaçoes semelhantes que ja tenhas tido.

mas obrigado á mesma pelas correçoes.

Olá, desde já obrigado a todos por me tentarem ajudar, neste momento não estou em casa pelo que não consigo ver quantos fios vão para o candeeiro, nem mostrar foto da parte de trás do interruptor antigo, mas deixo essa informação aqui depois. Nesse interruptor apenas tenho esses 3 fios, 2pretos e 1castanho, o de terra e o de azul são visíveis a passar na calha, mas não estão disponíveis.
Perto da cama existe outro interruptor, tipo aquelas bananas, que permitem ligar ou desligar a luz, não sei se tem algum efeito neste caso.
Perto da cama existe outro interruptor, tipo aquelas bananas, que permitem ligar ou desligar a luz, não sei se tem algum efeito neste caso.
-
- Técnico Dedicado
Vai ter que arranjar maneira que esteja disponível um fio azul (neutro). Repare que isso não não é só um interruptor. Isso é um "pequeno computador" que também faz de interruptor. Sendo assim vai ter que lhe ligar um fio azul.Twenty Escreveu: 13 jun 2017, 17:27 (...)
Nesse interruptor apenas tenho esses 3 fios, 2pretos e 1castanho, o de terra e o de azul são visíveis a passar na calha, mas não estão disponíveis.
(...)
Se a banana liga e desliga a mesma luz que este interruptor essa informação faz toda a diferença.Twenty Escreveu: 13 jun 2017, 17:27 (...)
Se separar o fio azul que está na calha, cortar a meio e dividir os fios, teoricamente resolve me o problema? Depois basta ligar um fio preto e outro castanho, ficando o outro preto por ligar?
Obrigado pelas dicas.
Obrigado pelas dicas.
Olá a todos 
Deixo foto da traseira do interruptor antigo.
Estive a ver no tecto e tenho um fio castanho, azul e o de terra. Sendo assim pelo que percebo os pretos como vem só de uma calha, devem estar associados ao segundo interruptor da cama. Visto isto, devo ligar o castanho na entrada, arranjar maneira de tirar um azul para o neutro e ligar um preto na saída, certo? Fico é na dúvida se o interruptor da cama depois irá funcionar, mas logo se vê.
Mais uma vez, obrigado a todos pela disponibilidade.

Deixo foto da traseira do interruptor antigo.
Estive a ver no tecto e tenho um fio castanho, azul e o de terra. Sendo assim pelo que percebo os pretos como vem só de uma calha, devem estar associados ao segundo interruptor da cama. Visto isto, devo ligar o castanho na entrada, arranjar maneira de tirar um azul para o neutro e ligar um preto na saída, certo? Fico é na dúvida se o interruptor da cama depois irá funcionar, mas logo se vê.
Mais uma vez, obrigado a todos pela disponibilidade.
- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Contacto:
a foto ficou mal tirada, deveria ter apanhado toda a area da tomada para ver as marcaçoes do lado oposto do L que se ve na foto...
ao que me parece com todas essas explicaçoes e fotos, é que o interruptor da cama so servia para desligar a luz se esta tivesse sido ligada a partir do interruptor da parede, certo?
nao servia para acender tambem e indepentende do interruptor da parede ou servia?
tendo o interruptor wi-fi provavelmente tem uma aplicaçao no telemovel para o utilizar por isso ja nao precisa do interruptor junto á cama, basta usar a app no telemovel junto a cama.
basta so fazer uma puxada do azul para o interruptor wi-fi igual ha que esta feita com o fio castanho e o ligador torix.
o castanho que vem da lampada fica no borne Lout que esta no Int. wi-fi. o castanho que esta no Torix liga no Lin do I. Wi-fi.
E o azul liga no N (i) do wi-fi. Convem confirmar com exactidao a que sitios os dois pretos estavam ligados antes de fazer estas ligaçoes.
ATENÇAO PARA FAZER ISSO DEVE TER O QUADRO ELECTRICO DESLIGADO, PRINCIPALMENTE TODA A ZONA DO QUARTO, TOMADAS E LAMPADAS. ANTES DE MEXER VERIFICAR COM UM BUSCA-POLOS SE HA CORRENTE EM QUALQUER UM DOS FIOS. SE HOUVER É PREFERIVEL DESLIGAR COMPLETAMENTE O QUADRO ELECTRICO.
ao que me parece com todas essas explicaçoes e fotos, é que o interruptor da cama so servia para desligar a luz se esta tivesse sido ligada a partir do interruptor da parede, certo?
nao servia para acender tambem e indepentende do interruptor da parede ou servia?
tendo o interruptor wi-fi provavelmente tem uma aplicaçao no telemovel para o utilizar por isso ja nao precisa do interruptor junto á cama, basta usar a app no telemovel junto a cama.

O fio castanho é que alimenta a lampada no tecto em conjunto com o fio azul (neutro).Estive a ver no tecto e tenho um fio castanho, azul e o de terra. Sendo assim pelo que percebo os pretos como vem só de uma calha, devem estar associados ao segundo interruptor da cama. Visto isto, devo ligar o castanho na entrada, arranjar maneira de tirar um azul para o neutro e ligar um preto na saída, certo?
basta so fazer uma puxada do azul para o interruptor wi-fi igual ha que esta feita com o fio castanho e o ligador torix.
o castanho que vem da lampada fica no borne Lout que esta no Int. wi-fi. o castanho que esta no Torix liga no Lin do I. Wi-fi.
E o azul liga no N (i) do wi-fi. Convem confirmar com exactidao a que sitios os dois pretos estavam ligados antes de fazer estas ligaçoes.
ATENÇAO PARA FAZER ISSO DEVE TER O QUADRO ELECTRICO DESLIGADO, PRINCIPALMENTE TODA A ZONA DO QUARTO, TOMADAS E LAMPADAS. ANTES DE MEXER VERIFICAR COM UM BUSCA-POLOS SE HA CORRENTE EM QUALQUER UM DOS FIOS. SE HOUVER É PREFERIVEL DESLIGAR COMPLETAMENTE O QUADRO ELECTRICO.
-
- Técnico Dedicado
O interruptor da cama vai funcionar apenas para desligar a luz. Se tiver numa determinada posição (luz desligada), não vai deixar que a luz acenda no interruptor wi-fi. Por isso vai estar aí só a atrapalhar. Tem duas hipóteses ou o elimina, ou o deixa na posição em que não afecta o funcionamento do outro interruptor e nunca mais lhe mexe. O resto das ligações estão certas: Azul ligado ao Nin, Castanho ligado ao Lin e um dos Pretos ligado ao Lout.
Como falava em outro post, o azul que está a passar atrás do interruptor pode não funcionar. Se por acaso tiver mais que um diferencial na instalação e o fio azul pertencer a um circuito diferente que o da iluminação do quarto, isso nunca irá funcionar.
Como falava em outro post, o azul que está a passar atrás do interruptor pode não funcionar. Se por acaso tiver mais que um diferencial na instalação e o fio azul pertencer a um circuito diferente que o da iluminação do quarto, isso nunca irá funcionar.
- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Contacto:
é facil de confirmar se sao os fios que estao a ver-se na imagem que vao dar a lampada. basta puxar por eles dentro da caixa do interruptor a ver se as pontas do tecto mexem. se começarem a andar para tras é porque sao os mesmos fios. se nao se mexerem e se os fios na caixa tambem nao se conseguir puxar por eles, podem estar presos algures e ficamos a saber o mesmo que antes, ou seja nada de concreto. 
o autor do topico disse mais acima e passo a citar:

o autor do topico disse mais acima e passo a citar:
Portanto os fios pretos nao servirao para o que se pretende fazendo fé na descriçao da cor dos fios pelo autor...Estive a ver no tecto e tenho um fio castanho, azul e o de terra. Sendo assim pelo que percebo os pretos como vem só de uma calha, devem estar associados ao segundo interruptor da cama.
Quero agradecer a todos pela a disponibilidade em me ajudar, ficou totalmente funcional.
Para quem estiver interessado em adquirir o mesmo, deixo aqui o link:
http://s.aliexpress.com/aayM3qiu
Após configurado, liga se a rede de casa e a app funciona em pleno.
Para quem estiver interessado em adquirir o mesmo, deixo aqui o link:
http://s.aliexpress.com/aayM3qiu
Após configurado, liga se a rede de casa e a app funciona em pleno.