Olá pessoal electricista.
Como naõ sou electricista, embora tivesse aprendido as bases da electricidade, hà uma dúvida que eu tenho sobre um interruptor e agradecia que alguém de vós me esclarecesse. Tenho dois transformadores (220/12V) 200VA, pelas minhas contas dará uns (16,6 A) cada. resolvi fazer uma fonte simples com eles numa associação série e paralelo que dará (se estou a fazer bém as contas) uns (24V/16,6A) em série e (12V/33,2A) em paralelo. O intrruptor mais forte que tenho nas minhas sucatas é um interruptor duplo de duas posiçoes cujos dados são: 250VAC/10A e 125VAC/15A. A minha dúvida é: pela lógica destes dados poderei colocá-lo na fonte para comutar 12VDC/33,2A e 24VDC/16,6A. Agradeço.
OBs. Os dados que apresento nâo serâo os reais porque a tomada é 230 e tensão secundária depois de rectificada ainda subirá mais, irá para os 18/ 34V
INTERRUPTOR
- tozedossantos1
- Curioso
- Registado: 03 mar 2014, 15:49
Re: INTERRUPTOR
En resumo tendo 2 transformadores 220V/12V com secundário em paralelo a tensao de saída mantém-se nos 12V e aumenta a intensidade para o dobro, neste caso para os 33A, se ligar os secundários em serie, terá o dobro da tensao à saída (12+12=24V) com a mesma intensidade 16,5A.
Em relaçao ao interruptor, dependerá da carga do circuito, se utilizar uma carga onde vai necessitar dos 33A, aconselho arranjar um botao diferente por exemplo 250V/16A ou 20A, caso contrário entao pode utilizar um botao 250V/10A com contactos duplos onde ligará os contactos igualmente em paralelo (10A+10A-20A). Mas tudo dependerá da carga do circuito a alimentar.
Em relaçao ao interruptor, dependerá da carga do circuito, se utilizar uma carga onde vai necessitar dos 33A, aconselho arranjar um botao diferente por exemplo 250V/16A ou 20A, caso contrário entao pode utilizar um botao 250V/10A com contactos duplos onde ligará os contactos igualmente em paralelo (10A+10A-20A). Mas tudo dependerá da carga do circuito a alimentar.
Antonio dos Santos
Re: INTERRUPTOR
Bom dia.
Muito obrigado Josésantos pelo seu esclarecimento. Assim sendo vou aproveitá-lo na mesma sabendo, no entanto, que não poderei exceder a intensidade dos desasseis ampéres.
Bem haja.
Muito obrigado Josésantos pelo seu esclarecimento. Assim sendo vou aproveitá-lo na mesma sabendo, no entanto, que não poderei exceder a intensidade dos desasseis ampéres.
Bem haja.