1 interruptor para luz e ventoinha

Responder
ruipon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 fev 2017, 10:34

1 interruptor para luz e ventoinha

Mensagem por ruipon »

Boa tarde
Tenho num wc 1 tomada com 2 interruptores,mas só 1 interruptor liga a luz e a ventoina pequena na parede para extração de humidade.era meu desejo ter 1 interruptor para luz e o outro para a ventoinha.1 fio castanho esta ligado na parte inferior do interruptor esquerdo e outro na parte inferior do interruptor direito,o fio preto liga na parte superior do interruptor esquerdo,sendo que este interruptor esquerdi liga a luz e a ventoinha o interruptor direito nada liga.
O objectivo era fazer o interruptor esquerdo ligar a luz e o direito a ventoinha.como fazer?obrigado
o algarvio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 mar 2008, 18:53

Re: 1 interruptor para luz e ventoinha

Mensagem por o algarvio »

Para que o extractor de W/C trabalhe independente da luz é necessário que o condutor(fase) deste chegue até ao interruptor para ligação independente e respectiva a cada interruptor!(o neutro é comum)
Pela explanação dada não percebi que o condutor(fase) do extractor chegue até ao interruptor!?
ruipon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ruipon »

1
1
ruipon Escreveu: 09 jun 2017, 19:34 Boa tarde
Tenho num wc 1 tomada com 2 interruptores,mas só 1 interruptor liga a luz e a ventoina pequena na parede para extração de humidade.era meu desejo ter 1 interruptor para luz e o outro para a ventoinha.1 fio castanho esta ligado na parte inferior do interruptor esquerdo e outro na parte inferior do interruptor direito,o fio preto liga na parte superior do interruptor esquerdo,sendo que este interruptor esquerdi liga a luz e a ventoinha o interruptor direito nada liga.
O objectivo era fazer o interruptor esquerdo ligar a luz e o direito a ventoinha.como fazer?obrigado
o algarvio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Para ruipon
Boa tarde, devido as regras impostas pelo Blog de não poder agir (Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem, tem de ser Utilizador Activo ).
Devido à regra dos 5 posts, não tenho acesso à foto que diz ter enviado. Esta regra desde 2008 tem impedido que tenha tido uma participação mais activa no Forum e assim vai continuar. Gostaria de poder ajudar mais.
Muito boa tarde a todos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "o algarvio"
o algarvio Escreveu: 11 jun 2017, 19:51 Para ruipon
Boa tarde, devido as regras impostas pelo Blog de não poder agir (Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem, tem de ser Utilizador Activo ).
Devido à regra dos 5 posts, não tenho acesso à foto que diz ter enviado. Esta regra desde 2008 tem impedido que tenha tido uma participação mais activa no Forum e assim vai continuar. Gostaria de poder ajudar mais.
Muito boa tarde a todos.
Para quem está no fórum desde 2008 e nem faz a apresentação, não entendo o facto de não participar mais.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
o algarvio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Caro Senhor Mário
Começo por pedir desculpa pela falta de educação demonstrada desde 2008. Não pretendo apresentar justificação devido á minha ignorância em “navegar” em alguns fóruns deste tipo.
Acontece no presente caso que tenho andado às voltas pela “casa” perdido e ainda não encontrei a “recepção” para a respectiva apresentação. Pergunto: o que foi escrito no Editar Perfil, não foi fazer a apresentação?. Quanto a participar mais, penso que era esse o meu objectivo ao responder à solicitação do ruipon.
Como pode verificar, além da falta de educação junto também o da ignorância, espero ser perdoado.
Cumprimentos
o algarvio
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
o algarvio Escreveu: 11 jun 2017, 23:55 Caro Senhor Mário
Começo por pedir desculpa pela falta de educação demonstrada desde 2008. Não pretendo apresentar justificação devido á minha ignorância em “navegar” em alguns fóruns deste tipo.
Acontece no presente caso que tenho andado às voltas pela “casa” perdido e ainda não encontrei a “recepção” para a respectiva apresentação. Pergunto: o que foi escrito no Editar Perfil, não foi fazer a apresentação?. Quanto a participar mais, penso que era esse o meu objectivo ao responder à solicitação do ruipon.
Como pode verificar, além da falta de educação junto também o da ignorância, espero ser perdoado.
Cumprimentos
o algarvio
1º Não tens que pedir desculpa.
2º Nos foruns, não sou Sr. Mário, mas sim Mário. Não é por ser tratado por "Mário" (com titulo ou sem titulo) que existe falta de educação ou respeito.
Podes ter verificado que trato todos por tu, dado que estamos entre amigos.(quem não quiser, só tem que dizer que não quer que eu o trate assim!)
A apresentação serve para se dar a conhecer o membro e os seus conhecimentos da área dos electrões, (serve para quem vai dar a resposta ter o conhecimento se é da area, e se a resposta é mais simples ou mais elaborada).

Sobre a apresentação deixo o link.
viewtopic.php?f=11&t=13249

No participar, podias ter até desejado felicidades ao forum na data de aniversário, isto por ex.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ruipon
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ruipon »

De toda a maneira obrigado pela disponibilidade
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”