Tutorial sobre PLC´s!!!!

Responder
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Tutorial sobre PLC´s!!!!

Mensagem por Varejo »

Boas, alguém tem os esquemas de ligação e programação ou possa criar um tutorial sobre PLC´s, porque apesar de não trabalhar (ainda) com PLC´s, é um tema que me interessa e quero aprender!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Tutorial sobre PLC´s!!!!

Mensagem por nelmindo »

tenho uma salgalhada de ficheiros, mas aqui vai um para começar
Anexos
AUTOMATOS.rar
(35.8 KiB) Transferido 413 vezes
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

nelmindo Escreveu:tenho uma salgalhada de ficheiros, mas aqui vai um para começar
Boas, obrigado, e tens alguns esquemas de ligação e funcionamento/programação dos Telemecanique sr2 ou outros??
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

sim, quando puder apresento o que tenho. Tenho que compilar. São alguns megas
braga82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 set 2008, 13:51

Mensagem por braga82 »

Será que alguém tem esquemas de ligação de um omron? É que há pessoal em forúns a dizer que no contacto onde diz COM liga-se o positivo e outros o negativo, e eu já liguei alguns há uns anos mas já nao me lembro como fiz e agora precisava de saber outra vez. Por isso é que é sempre bom documentar o que se faz...

Cumprimentos,
Braga
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

é indiferente. A partir do momento que se definir isso, não é possivel voltar atrás.

As entradas tem "leds" emissores contra-polarizados, o que significa que independentemente do sentido da corrente, o "led" brilha, interpretando isso com sinal na entrada.
Ora todos os "leds" que compõe as entradas, um dos terminais é comum a todos, logo onde o ligares (o COM ou comum), quer no positivo ou no negativo, és tu que defines logo no pricipio.

Por uma questão relacionada com a lógica cablada, em que o "menos" ou negativo vai a todas as cargas e racicionando que o a entrada acaba por ser uma "carga", o comum deverá ser ligado ao negativo.
Agora em circuitos mais complexos, onde a automatização é grande, o mais normal pelo que tenho visto no mercado de máquinas, o comum é ligado ao positivo e que os sensores na sua maioria são do tipo NPN. Nunca alguém me conseguiu explicar com toda a certeza esta razão.
braga82
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 set 2008, 13:51

Mensagem por braga82 »

Antes de mais, obrigado pela resposta pronta :D

nelmindo Escreveu:
Por uma questão relacionada com a lógica cablada, em que o "menos" ou negativo vai a todas as cargas e racicionando que o a entrada acaba por ser uma "carga", o comum deverá ser ligado ao negativo.

Pois tb era isso que me estava a fazer confusão, pois na altura qd fiz as ligações já tinha uma parte de ligações de um Motor em lógica cablada com contactores e como ainda tenho esse esquema tentei apartir daí deduzir como tinha feito.

Estou "maravilhado" com o forúm e não sei como nunca tinha cá vindo parar.
Obrigado pela ajuda, vou tb tentar contribuir paraa comunidade no futuro.

Cumprimentos,
Braga
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

a comunidade evolui, porque há partilha. Não há necessidade de reinventar, o que já está inventado. Se não partilharmos, o que aprendemos será perdido no tempo.
rui4175
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2008, 21:46
Contacto:

Mensagem por rui4175 »

Boas, na página da schneider http://www.schneider-electric.pt/pagina ... macao6.htm têm um pequeno curso on-line para principiantes, onde ensinam a programar o Twido, a linguagem de programação é em "Lader"
e serve de base para todos os outros!

Imagem
Se clicarem na imagem podem descarregar o catálogo do twido!
Um abraço, rui4175!
ATENÇÂO: Todos os links e arquivos por mim postados, estão hospedados na própria Internet, somente indico onde se encontram, não possuo nenhum CD ou programa que seja de distribuição ilegal.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”