disjuntor bloqueador

Responder
catlopes
Curioso
Curioso
Registado: 26 mai 2014, 19:47
Has thanked: 21 times

disjuntor bloqueador

Mensagem por catlopes »

Boa noite caros colegas

Associados aos disjuntores é possível colocar bloqueadores (cadeados) para evitar a sua manobra, principalmente em caso de manutenção.
https://goo.gl/images/bviuSP~

A minha questão é: em sítios em que não necessite de uma segurança tão apertada, não existem acrílicos, plásticos próprios que se aplique nos disjuntores, para evitar um desligar acidental?

Obrigado pela atenção.
Energeticamente Carlota Lopes
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: disjuntor bloqueador

Mensagem por Mário »

Boas
catlopes Escreveu: 25 mai 2017, 22:31 Boa noite caros colegas
Associados aos disjuntores é possível colocar bloqueadores (cadeados) para evitar a sua manobra, principalmente em caso de manutenção.
A minha questão é: em sítios em que não necessite de uma segurança tão apertada, não existem acrílicos, plásticos próprios que se aplique nos disjuntores, para evitar um desligar acidental?
Obrigado pela atenção.
Não em entendo o que queres fazer, explica melhor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Obrigado pela atenção.
Também existem canhões para pôr nas portas do quadro.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu: 25 mai 2017, 22:51

Obrigado pela atenção.
Também existem canhões para pôr nas portas do quadro.

Nada melhor que cadeado, pois canhões de fechadura nas portas de Q.E pode não ser muito seguro quando existem diversas pessoas a mexer, e as chaves por vezes são iguais e estão na mão de diversos colegas.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Obrigado pela atenção.
Boas,

só não percebo o que seja "segurança tão apertada", segurança é segurança, ou existe ou não existe.

Talvez se possa começar em pulseiras electrónicas.

Ohmico
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 16:59
Has thanked: 133 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por edeluz »

Olá,

Acho que o melhor é o cadeado, pois ficas sempre com a certeza de não haver nenhum tipo de "acidentes" ou "incidentes". Daqueles que "haaa enganei-me!!!! ;) "

Concordo com o ohmico, segurança é segurança. Uma das coisa que me preocupa é a facilidade com que qualquer tipo de pessoa vai ao quadro! Acho que o acesso deveria ser mais restrito. Tudo bem! O IP é alto mas mesmo assim, é um quadro eléctrico!

Acho que percebi a tua pergunta. O que pretendes é uma alternativa ao cadeado! Certo? Para não ficar lá, e passo a expressão, aquele canhão pendurado no quadro! Pretendes descobrir uma solução mais "élégant" (como dizem os franceses), certo?

Pela experiência que tenho, e é isso que me deixa preocupado é que as chaves do quadro, por norma, são como as cerejas. Ou todos as tem ou a chave passa por todas as mãos. Em tempos, numa equipa de manutenção, a primeira coisa que recebi foi uma chaves dessas! Ao que eu pensei "espera lá, eu já posso mexer naquilo!?"

Por isso, e reforçando a importância da segurança. Melhor é o cadeado, assim ficam todos descansados.
Mas gostava também de saber se existem outros tipos "lacragem". Já vi em quadros, em que apenas eram operados por pessoas identificadas ao serviço, uma simples fita cola por cima do botão. Mas lá está, nesse caso existia maturidade na empresa e apenas as pessoas autorizadas é que acediam ao quadro!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Quando escrevi, o que está em baixo,
"Não em entendo o que queres fazer, explica melhor."

Fiquei na duvida, se queria que ninguém (sem autorização, ou meios "chave") pudesse ter acesso ao quadro para efectuar manobras, ou se queria bloquear na posição de fechado.

Há quadros para tudo, com chave de quadro eléctrico, com fechadura e já vi com cadeado.

Com cadeado já estive mais de 45 minutos que abrissem o quadro para efectuar manobra de abertura.(o electricista da fábrica foi almoçar e as chaves são dele).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
catlopes
Curioso
Curioso

Mensagem por catlopes »

Percebo perfeitamente o que tem referido, e tento cumprir todas as normas de segurança para realizar os trabalhos.

Mas neste caso precisava de algo para evitar contactos frontais: http://mlb-s1-p.mlstatic.com/painel-dis ... 2016-F.jpg

Mas algo (acrilico, plástico) individual para certos disjuntores, não necessitaria de uma régua de protecção para todos os disjuntores.

Obrigado pelas respostas.
catlopes
Curioso
Curioso

Mensagem por catlopes »

não queria algo tão artesanal, de fazer peça a peça, mas algo que "encaixa-se" no respectivo disjuntor.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

Algo assim?

https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q= ... 9356797093

Julgo que existem disjuntores de apenas uma fase com capa! Mas não sei o nome técnico da coisa! :P
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

Percebo perfeitamente o que tem referido, e tento cumprir todas as normas de segurança para realizar os trabalhos.

Mas neste caso precisava de algo para evitar contactos frontais: http://mlb-s1-p.mlstatic.com/painel-dis ... 2016-F.jpg

Mas algo (acrilico, plástico) individual para certos disjuntores, não necessitaria de uma régua de protecção para todos os disjuntores.

Obrigado pelas respostas.
A foto que partilho julgo que não cumpre as normas de segurança!
Não sei quais são, pois ainda não percebo bem do assunto, mas se pensarmos que em caso de urgencia tivermos que desligar um dos disjuntores e a pessoa tiver os dedos grossos....bem, vai ser complicado. E mesmo que não tenha os dedos grossos, julgo que será algo que a segurança reprovará veemente! Eu pelo menos reprovaria! Está um bom serviço, mas perigoso no sentido de acesso ao quadro!

[UPDATE]
Reparo que o acrílico tem, para além de um ar bastante profissional, marcações! As mesma podem ser feitas em casa/empresa, mas estou mais inclinado para que tenham sido feitas no âmbito profissional, para vendas em massa! O que me leva a crer que seja um produto comercializado, este acrílico.
Onde arranjou a fotografia? Este tipo de proteção ainda se comercializa/implementa-se? Mesmo ainda sendo comercializada este aplique passaria numa vistoria?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”