Boa tarde a todos.
Estou com um problema em mãos que não sei muito bem como resolver:
Fiz a instalação de uma loja comercial para a qual pedi um aumento de potencia.
A alimentação desta loja vem do quadro de colunas do prédio que é muito antiga.
Sendo um aumento de potencia vai ser necessário o projeto retificativo das áreas comuns.
Como devo proceder para obter esse projeto?
Quem tem a responsabilidade de o efetuar?
Agradeço desde já pelos contributos que cada um possa dar.
PROJETO RETIFICATIVO AREAS COMUNS
-
- Curioso
- Registado: 06 mai 2015, 11:27
- Has thanked: 8 times
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Re: PROJETO RETIFICATIVO AREAS COMUNS
Não seria mais facil se possivel pedir um novo e independente ramal para alimentar esse comércio!??
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Sei que este tópico já têm um tempo mas servirá para alguém no futuro. Ainda agora estou perante um orçamento para uma coluna de um edifício com duas lojas e elevador pelo que sei, ja foram entregues dois orçamentos e necessitam de um terceiro. Pelo que averiguei as propostas prevêem um quadro de colunas com corte de 250Amp ... enfim cheguei à conclusão que será vantajoso alimentar as lojas com ramais independentes com uma portinhola para cada uma mais outra para o edificio uma vez que caso não o faça isto já irá em MT e pelo que averiguei, o ramal será ...upa..upa.
Assim e uma vez que ainda não existe projecto é apresentar esta proposta e na elaboração do projecto, aprsentar ao Engº esta solução.
Assim e uma vez que ainda não existe projecto é apresentar esta proposta e na elaboração do projecto, aprsentar ao Engº esta solução.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasrmcs Escreveu: 15 out 2017, 23:10 Sei que este tópico já têm um tempo mas servirá para alguém no futuro. Ainda agora estou perante um orçamento para uma coluna de um edifício com duas lojas e elevador pelo que sei, ja foram entregues dois orçamentos e necessitam de um terceiro. Pelo que averiguei as propostas prevêem um quadro de colunas com corte de 250Amp ... enfim cheguei à conclusão que será vantajoso alimentar as lojas com ramais independentes com uma portinhola para cada uma mais outra para o edificio uma vez que caso não o faça isto já irá em MT e pelo que averiguei, o ramal será ...upa..upa.
Tudo isto está mal, pois deveria ser a Administração a mandar fazer um projeto de eletricidade a um Engº, e depois deste projeto aprovado é que pediria orçamento aos empreiteiros que quisesse, para todos responderem em pé de igualdade.
Se chegou à conclusão que diz, porque razão não apresenta a sua proposta nesses moldes?
O valor do ramal, ou dos vários ramais, deve exclui-los do seu orçamento, visto que neste momento não tem valor para ramais, nem vai ter sem a apresentação do projeto e respetiva viabilidade por parte da EDPD.
Cpts.
Energy
Energy
Em orçamento, nunca apresento valores de ramais agora o projecto costumo facultar essa opção pois quando se trata de um contacto para obra através da administração do edifício quase sempre pedem orçamento sem saber até que é necessário um projecto.
Não é por acaso que coloco explicitamente no orçamento o valor dos encargos com a elaboração do projecto.
Até que está opção de ramais individuais foi previamente falada com contactos por parte da edp e é lógico que será apresentada no texto do orçamento a razão dessa solução uma vez que será do interesse comum, encontrar a solução mais económica dentro da qualidade exigida.
Não é por acaso que coloco explicitamente no orçamento o valor dos encargos com a elaboração do projecto.
Até que está opção de ramais individuais foi previamente falada com contactos por parte da edp e é lógico que será apresentada no texto do orçamento a razão dessa solução uma vez que será do interesse comum, encontrar a solução mais económica dentro da qualidade exigida.