Bloco de Tomadas com On/Off
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Bloco de Tomadas com On/Off
Olá a todos,
Para a minha bancada de trabalho tenho estes blocos de tomadas: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 41121.aspx
Tenho 3 modelos iguais a estes! Acontece, que com o uso, o botão de on/off, acaba por partir! Primeiro começa a ficar perro, depois deixa de desligar totalmente até que parte e numa das vezes quase que criava um curto circuito!
O objectivo é ligar uma série de componentes, tudos +/- da mesma potência e no fim do dia do trabalho desligar cada um dos blocos de tomadas, individualmente. Que blocos é que sugerem, e qual a razão para investir nesse bloco de tomadas.
Obrigado
Para a minha bancada de trabalho tenho estes blocos de tomadas: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 41121.aspx
Tenho 3 modelos iguais a estes! Acontece, que com o uso, o botão de on/off, acaba por partir! Primeiro começa a ficar perro, depois deixa de desligar totalmente até que parte e numa das vezes quase que criava um curto circuito!
O objectivo é ligar uma série de componentes, tudos +/- da mesma potência e no fim do dia do trabalho desligar cada um dos blocos de tomadas, individualmente. Que blocos é que sugerem, e qual a razão para investir nesse bloco de tomadas.
Obrigado
-
- Velha Guarda
Re: Bloco de Tomadas com On/Off
Pretendo fazer isso! Não me importo de dar um pouco mais e ficar mais seguro.
Que aspecto devo considerar na escolha de um bloco deste gênero?
Existem alguns com fusíveis? Ou disjuntor embutido?
Que aspecto devo considerar na escolha de um bloco deste gênero?
Existem alguns com fusíveis? Ou disjuntor embutido?
Se é para usares apenas tu deixa na mesma essas que tens a uso, instalas interruptores para cada uma, se vires que se justifica protecção local, montas aí disjuntor e eventualmente interruptor diferencial.
-
- Velha Guarda
Excelente dica! Já andava com isso em mente!joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 17:45 Se é para usares apenas tu deixa na mesma essas que tens a uso, instalas interruptores para cada uma, se vires que se justifica protecção local, montas aí disjuntor e eventualmente interruptor diferencial.
Assim protejo o resto da casa da minha bancada! O esquema do quadro seria mais ou menos assim:
Tomada na parede (onde vai ficar "pendurado" o quadro);
Disjuntor (para proteção contra curto circuito)
Interruptor diferencial (protecção contra sobre cargas)
4 tomadas com um interruptor cada, para on/off das mesmas (nesta tomadas ligava os blocos de tomadas que precisasse) - porque neste momento tenho que andar a fazer séries de blocos de tomadas - pendurar umas nas outras!;
Nota: este quadro fica ao lado da tomada na parede, pois é esta que o alimenta!
O que achas?
Obrigado
Acho que devias fazer um circuito directo do quadro geral para esse quadro de bancada.
O interruptor diferencial não é essa a protecção que dá.edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:52 Disjuntor (para proteção contra curto circuito)
-
- Velha Guarda
Não posso, pois trata-se de uma casa! Tenho que partir da tomada. Quais serão os problemas se assim o fizer?joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 18:05 Acho que devias fazer um circuito directo do quadro geral para esse quadro de bancada.
O interruptor diferencial não é essa a protecção que dá.edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:52 Disjuntor (para proteção contra curto circuito)
Sim, o interruptor diferencial protege os utilizadores de contactos directos e indirectos para com a electricidade. Enquanto que o diferencial, que tem a chapa bimetálica, desliga caso exista sobre corrente, por exemplo vários aparelhos de potências altas ligados todos no mesmo ponto.
Certo?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Diferencial, protege de "passagens de corrente à terra" para "não dar choque".
O diferencial pode ser:
Interruptor diferencial.
ou
Disjuntor diferencial.
O disjuntor é que limita a potencia, e protege dos curtos-circuitos.
O interruptor só serve para ligar ou desligar. Pode é ter diferencial incorporado.
Cump.
Mário
Que confusão!edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 18:10Não posso, pois trata-se de uma casa! Tenho que partir da tomada. Quais serão os problemas se assim o fizer?joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 18:05 Acho que devias fazer um circuito directo do quadro geral para esse quadro de bancada.
Sim, o interruptor diferencial protege os utilizadores de contactos directos e indirectos para com a electricidade. Enquanto que o diferencial, que tem a chapa bimetálica, desliga caso exista sobre corrente, por exemplo vários aparelhos de potências altas ligados todos no mesmo ponto.
Certo?
Diferencial, protege de "passagens de corrente à terra" para "não dar choque".
O diferencial pode ser:
Interruptor diferencial.
ou
Disjuntor diferencial.
O disjuntor é que limita a potencia, e protege dos curtos-circuitos.
O interruptor só serve para ligar ou desligar. Pode é ter diferencial incorporado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Não sei se já tomou uma decisão, mas tenho vários blocos da APC há já vários anos, ligo e desligo todos os dias e nunca tive problemas. O modelo dos meus blocos tem fusível.
Lembro-me que na altura que andei a pesquisar blocos, a Schneider também tinha blocos deste tipo.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
A Schneider tem, porque a APC é da Schneider.elektor Escreveu: 31 ago 2017, 00:20Não sei se já tomou uma decisão, mas tenho vários blocos da APC há já vários anos, ligo e desligo todos os dias e nunca tive problemas. O modelo dos meus blocos tem fusível.
Lembro-me que na altura que andei a pesquisar blocos, a Schneider também tinha blocos deste tipo.