Dúvidas

Responder
breno mateus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mai 2017, 16:45
Enviou: 1 vez

Dúvidas

Mensagem por breno mateus »

Eu posso utilizar um dijuntor bipolar para fazer um circuito misto de 220 e 127v?

por exemplo:
duas tomadas 127 e duas 220v?

se não, pq?

imagem: http://prnt.sc/f4hp3p
Anexos
diagrama exemplo
diagrama exemplo
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Dúvidas

Mensagem por joao-pt »

Julgo que a NBR 5410 (norma brasileira), relativamente à partilha de disjuntor bipolar, não faz qualquer referência e não é recomendável fazer dessa forma, por exemplo, se existir um curto-circuito numa tomada esse problema irá afectar as restantes tomadas.

A minha recomendação é instalar 1 bipolar para as duas tomadas bifásicas e 2 unipolares para cada uma das tomadas monofásicas. Deixo ainda chamada de atenção para o dispositivo diferencial (DR no Brasil) que é obrigatório nalguns pontos da instalação.
breno mateus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mai 2017, 16:45
Enviou: 1 vez

Mensagem por breno mateus »

Obg pela resposta, é que a dúvida surgiu a partir de que um eletroduto teria que passar 6 fios (se fossem dois dijuntores de 220 e 127 para tomadas) + 4 fios de iluminação de duas lâmpadas, totalizando 10 fios (2,55 mm), num eledroduto de 1 polegada. E pesquisei uma tabela é vi que o recomendável era nó maximo 8 fios. Vou ver se consigo achar outras alternativas sem ter que mexer na alvenaria.
Novamente Obg pela resposta Att.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Mensagem por joao-pt »

A NBR 5410 permite o uso de canaleta em PVC, se for bem instalada na parede, nem se dá conta que lá está.
Responder

Voltar para “Dúvidas”