Olá a todos,
Procuro uma tabela, ou tabelas, ou documentos, onde possa consultar informação que me ajude a definir que tipo de secção é que devo escolher para uma instalação de 230V.
O mesmo se aplica para outras potências. O objectivo é saber que secção devo escolher para determinada tensão e corrente!
Obrigado
Dimensionamento de cabos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Dimensionamento de cabos
Nada melhor que as regras técnicas. Dedique um pouco de tempo para as ler, principalmente a parte de dimensionamento das canalizações contra sobrecargas, que irá perceber que existe muitos outros factores.edeluz Escreveu: 29 abr 2017, 11:56 Olá a todos,
Procuro uma tabela, ou tabelas, ou documentos, onde possa consultar informação que me ajude a definir que tipo de secção é que devo escolher para uma instalação de 230V.
O mesmo se aplica para outras potências. O objectivo é saber que secção devo escolher para determinada tensão e corrente!
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Obrigado pela resposta!
Onde posso recolher essa informação? Como devo pesquisar?
Nota: Procuro fontes fidedignas. Não me importo de ler, mas prefiro ler directamente na fonte! Pois pesquiso no google e aparece uma série de sites de origem duvidosa
Nota: Procuro fontes fidedignas. Não me importo de ler, mas prefiro ler directamente na fonte! Pois pesquiso no google e aparece uma série de sites de origem duvidosa

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
As regras técnicas é uma Portaria publicada em diário da república. É um documento de acesso gratuito e de poder vinculativo sobre alguns temas.edeluz Escreveu: 29 abr 2017, 12:59 Obrigado pela resposta!
Nota: Procuro fontes fidedignas. Não me importo de ler, mas prefiro ler directamente na fonte! Pois pesquiso no google e aparece uma série de sites de origem duvidosa![]()
Procurar por: RTIEBT, Portaria 949-A/2006, regras técnicas, etc, que vai encontrar aqui e na net.
À partida no módulo de "Instalações e máquinas eléctricas" do CET nivel 5 irás dar e no de nivel 4 devias ter dado no "Instalações elétricas–generalidades".
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
Boas,
será que este anexo dá alguma ajuda?
será que este anexo dá alguma ajuda?
- Anexos
-
- formulas.pdf
- (456.02 KiB) Transferido 1252 vezes