Como interromper a electricidade instantaneamente?

hugoferreira
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2014, 00:41
Has thanked: 1 time

Como interromper a electricidade instantaneamente?

Mensagem por hugoferreira »

Bom dia, estou a tentar forma de abrir a porta do meu prédio via wifi.
Já consegui:
- Instalar o dispositivo wifi que está ligado à tomada electricidade e na outra ponta está ligado ao intercomunicador e faz contacto com o fio que abre a porta.
O problema é que, quando eu activo esse dispositivo via app no telemóvel, o dispositivo liga e a electricidade vai para o intercomunicador e como a electricidade está sempre activa, é como se eu estivesse a carregar no botão do intercomunicador para abrir a porta, sempre, sem tirar o dedo. Ou seja, a porta abre mas continua sempre a abrir... o que eu quero é que ela abra ao disparar o contacto mas o disparador desligue assim que é activado.

Então o que eu preciso é o mesmo que um controlo remoto de uma garagem, etc, faz. Ao carregar no controlo remoto, a "rele" (acho que é isso), liga e deixa passar a electricidade e desliga no instante seguinte cortando a electricidade. Caso contrário, o portão da garagem estaria sempre a abrir e fechar sem parar.

Preciso de algo do género. Entre o dispositivo que está ligado à electricidade e o intercomunicador, ao longo do cabo de electricidade, ter uma especie de "rele" que, assim que a electricidade atravessa, ele desligar-se automaticamente e n deixar passar o sinal. Acho que o termo se chama "momentary".

Alguém me ajuda com alguma ideia?
Obrigado.
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Has thanked: 83 times
Been thanked: 49 times
Contacto:

Re: Como interromper a electricidade instantaneamente?

Mensagem por LVirtual »

"momentary" tem a ver com os interruptores de pressão.
o que precisa é mesmo dum rele temporizado a ser acionado pelo dispositivo wi-fi. e esse relé por sua vez vai actuar nos contactos da porta.

se procurar na web por schneider, abb, ou rexel vai encontrar o que precisa. preferencialmente esta ultima que tem lojas em varios pontos do pais e penso que tambem fornece material por transportadoras.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
hugoferreira
Curioso
Curioso

Mas esse rele teria um temporizador para, 1 segundo? É que assim que alguém fecha a porta, tem já a electricidade que estar cortada senão vai disparar novamente o fecho da porta.

Exemplo: Eu tenho um rele junto do intercomunicador na porta de casa. Instalei esse rele pois ele funciona com um comando e assim, eu posso abrir a porta da rua sempre que alguém toca à campaínha, sem que eu tenha que ir ao intercomunicador.

Contudo, tenho necessidade de abrir a porta da rua quando eu NÃO ESTOU EM CASA. Descobri forma de o fazer se instalar um "socket" com wifi.
Assim, basta eu ligar o socket ao intercomunicador e quando o socket liga, leva electricidade ao intercomunicador que dispara o fecho da porta. O problema é que, teria que desligar no instante seguinte, tal como acontece quando se pressiona o botão de abertura de porta no intercomunicador ou o botão no comando. mas não desliga e é como se eu não tirasse o dedo do botão do intercomunicador. Como não desliga, o fecho está sempre a disparar a uma frequencia mto rápida e pode até avariar...
Então o que eu queria fazer é que tal como quando eu uso o controlo remoto o rele deixa passar a electricidade para o intercomunicador e corta logo no instante seguinte, queria também uma solução para o socket que está a fazer ligação directa ao intercomunicador.
Deixo abaixo imagens:

- Este é o rele que eu uso para abrir a porta com o controlo remoto: Imagem

Tenho nesse rele um alimentador de 12V e do outro lado essa energia a sair para o intercomunicador a fazer contacto com o cabo que dispara o fecho da porta.

Agora, para a solução wifi, tenho o socket:
Imagem

Nesse esse socket estará um transformador de de 12v com ligação directa ao intercomunicador, ligação aos mesmos cabos que o rele de controlo remoto já está a fazer ligação.

Então, sempre que esse socket liga, ele envia pelo transformador energia directa só que, porque não desliga instantaneamente, ele fica a disparar o fecho da porta a uma velocidade muito rápida.
Então o que eu queria era ter tal como com o comando controlo remoto, um rele que cortasse a electricidade logo no instante a seguir a ela ser activada.

Obrigado por toda a informação que me possam prestar.
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

por isso eu disse que rpecisa dum rele temporizado. os reles temporizados trabalham com tempos na ordem de milissegundos ate horas e dias.
precisa de comprar um rele temporizado com trabalho à operaçao que possa ser configurado para um pulso de 100 a 200 milisegundos, é mais do que suficiente para actuar o trinco electrico da porta desde que esteja perfeitamente afinado, senao pode precisar dum pulso ate 500 milissegundos.
Sockets em wifi nao sao aparelhos para encaixar numa tomada. socket sigifica porta de dados em comunicaçoes via pc ou internet.
o que tem é um modulo de alimentaçao a 230V via wi-fi.
Esse modulo wi-fi deve precisar de um comando "ligar" e um comando "desligar" para ser útil.
parece-me que esta a querer juntar duas coisas que nao foram feitas para trabalhar directamente.

o bloco do relé, enquanto nao receber ordem em contrario vai ficar sempre activo.
substitua esse bloco por um relé temporizado com as caracteristicas que mencionei acima.
visto que o modulo wi-fi tem uma saida de tomada a 230V pode usar um rele temporizado alimentado a 230 V. basta fazer um cabo ou comprar ja feito,
com uma ficha xucco numa ponta e os fios soltos na outra para ligar na bobine do rele temporizado e depois ligar a saida do dito rele em paralelo com o trinco da porta. pode montar o rele temporizado dentro duma caixa de derivaçao que deve existir perto da porta por onde passarao os fios para o trinco eventualmente ou entao dentro da caixa do intercomunicador se houver espaço. o modulo de rele temporizado nao é maior que um maço de cigarros.
hugoferreira
Curioso
Curioso

Muito obrigado, vou investigar onde se vende isso!
hugoferreira
Curioso
Curioso

Será algo assim? http://www.ebay.com/itm/12V-Timing-Del ... SwiONYMwpC
Imagem

Portanto, tenho o módulo a wi-fi na tomada. Nesse mesmo módulo, coloco um transformador de 12volts com os dois fios a ligar a esse TIMER nessas duas entradas DC12v.
E depois das duas entradas do lado direito, saem dois fios que vão fazer ligação directa ao telefone intercomunicador, ao fio que activa a fechadura.
Sempre que eu ligo o aparelho wifi via app do telemóvel, a electricidade liga, passa pelo timer e vai para o intercomunicador. Mas só dura 1 segundo ou o que definir no timer porque o TIMER corta a corrente e apesar de estar a receber corrente, até eu desligar o módulo wifi, não está a transmitir corrente para o intercomunicador. Só volta a transmitir corrente para o intercomunicador quando eu desligar o módulo wifi e o voltar a ligar e este novamente enviar corrente para o timer. E aí o timer que se havia desligado ao se desligar o módulo wifi, voltará a ligar e novamente a cortar corrente só por 1 seg.

É correcto este raciocínio?
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

o raciociocinio esta correcto duma forma geral, mas nao era desse modulo que estava a falar.
com o rele temporizado cujas caracteristicas eu sugeri mais acima nao precisa de nenhum alimentador a 12 volts nem modulos de reles como que mostrou.

como nao sei em que cidade ou vila vive e ao tentar saber isso atraves das msgs que ja postou aqui, descobri que ja abriu outro topico a pedir ajuda para o mesmo recomendo-lhe o seguinte:

procure na internet o contacto da firma rexel e verifique se tem loja na localidade onde vive, se tiverem melhor senao entre em contacto com o departamento de vendas a ver se eles lhe enviam a cobrança ou assim um rele temporizado com trabalho à operaçao e que possa ser configurado para pulsos entre 100 milisegundos e 500 milisegundos com bobine alimentada a 230v. Depois compre um cabo de alimentaçao com ficha chuko numa ponta e na outra com os dois fios a mostra. compre tambem um pedaço de fio de dois condutores de secção 1,5 mm com comprimento suficiente para ligar os terminais de saida do relé temporizado aos terminais que fazem activar o trinco electrico da porta. depois se nao souber como ligar o cabo de alimentaçao e o fio de comando do trinco peça para o ajudarem a perceber essa parte na loja onde comprar o rele temporizado.
Verifique se na sua localidade existe alguma loja que venda material para electricistas ou para instalaçoes electricas. Normalmente nas lojas mais pequenas tambem se consegue encontrar estes relés.

nao vale a pena andar a comprar coisas destas no ebay ainda por cima quando sao dispositivos mais complexos em termos de configuraçoes.
basta chegar a uma loja que venda disjuntores, fios electricos, e quadros eletricos e pedir um rele temporizado com as caracteristicas que dei acima que se eles nao tiverem hao-de arranjar maneira de fornecer se forem bons vendedores. e tambem lhe explicarao como ligar isso tudo.
hugoferreira
Curioso
Curioso

Muito obrigado. Estou no Porto, creio que na rua do Almada haverá nas lojas de electricidade.
Sim, em 2014 abri tópico para conseguir abrir a porta à distância por controlo remoto e consegui, instalei um rele que veio com controlo remoto ligado ao cabo do intercomunicador que dispara o fecho da porta. Mas agora preciso de o conseguir via wifi para poder abrir a porta estando num qualquer lugar do mundo.
Vou seguir as dicas, muito obrigado.
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

hugoferreira Escreveu: 23 abr 2017, 00:47 Muito obrigado. Estou no Porto, creio que na rua do Almada haverá nas lojas de electricidade.
Sim, em 2014 abri tópico para conseguir abrir a porta à distância por controlo remoto e consegui, instalei um rele que veio com controlo remoto ligado ao cabo do intercomunicador que dispara o fecho da porta. Mas agora preciso de o conseguir via wifi para poder abrir a porta estando num qualquer lugar do mundo.
Vou seguir as dicas, muito obrigado.
nao é o wi-fi que lhe vai permitir activar isso em qualuqer parte do mundo. É a internet.
se o modulo wi-fi nao estiver ligado á sua rede domestica via wi-fi e se nao tiver o router configurado para deixar aceder ao modulo a partir do exterior nao vai conseguir resultados...
a rede wi-fi emitida por qualquer dispositivo é uma rede de curto alcançe na ordem de poucas dezenas de metros.
ja experimentou activar o modulo a partir de outro local a grande distancia? como por exemplo a partir do local de trabalho?
hugoferreira
Curioso
Curioso

Sim, certo. A rede funciona e acedo ás webcam por exemplo. E o módulo funciona, ligo-o à rede wifi e ligo o meu telemóvel à rede de dados e não wifi, e consigo ligar e desligar o módulo, se tiver um cadeeiro ligado por ex ao módulo, ele liga e desliga.
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

hugoferreira Escreveu: 23 abr 2017, 21:33 Sim, certo. A rede funciona e acedo ás webcam por exemplo. E o módulo funciona, ligo-o à rede wifi e ligo o meu telemóvel à rede de dados e não wifi, e consigo ligar e desligar o módulo, se tiver um cadeeiro ligado por ex ao módulo, ele liga e desliga.
continua a ligar as duas coisas atraves da internet...
wifi e rede de dados sao apenas duas das formas de ligaçao à internet.
o candeeiro liga e desliga com dois comandos diferentes ou com o mesmo comando?
se o desliga com um comando "Ligar" e o desliga com outro comando "Desligar" na aplicaçao movel, tambem conseguria fazer o mesmo com a placa do rele...
hugoferreira
Curioso
Curioso

Certo. Refere-se a não necessitar do temporizador, certo? A questão é que, sim, eu poderei ligar e desligar a electricidade via telemóvel cortando assim a energia. Acontece que, enquanto que o comando que eu tenho por ondas rádio e que usa o rele, esse rele corta a electricidade passados milésimos de segundo.
Enquanto que, via internet, a app que eu tenho, sou obrigado a pressionar o DESLIGAR para cortar a electricidade. Ora, se por acaso eu me esquecer ou alguém que usar a app esquecer ou algo falhar e a electricidade não desligar, a porta nunca irá fechar porque o fecho estará sempre a disparar.
Daí, por segurança, pretender colocar essa opção em que a electricidade corte mesmo que o módulo continue ligado com a electricidade ligada.
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

entao o problema esta na aplicaçao movel que usa e nao na placa de rele.
para resolver esse problema tera que ser mesmo o rele temporizado que ja falei antes.
e se é para activar o trinco da porta nao se trata aqui de cortar electricidade mas sim alimentar a bobine do trinco da porta durante um curto periodo de tempo para que a porta se abra.
parece que existe ai alguma confusao com a forma como trabalha o trinco da porta e esse telecomando radio com a placa de rele.

essa app movel e esse modulo alimentador via wi-fi, eventualmente terao sido concebidos para ligar e desligar uma carga a distancia com comandos distintos, por isso o rele da placa fica sempre activo ate receber um comando de desactivaçao...
mas ainda assim parece-me que essa placa de rele, ja devera estar a gerar apenas um pulso para activar o trinco da porta.

se puder indicar o fabricante e o modelo da placa talves consiga ver se ela realmente funciona de forma temporizada ou nao.
calculo que a placa ja tenha um transformador a alimenta-la ou esta ligada directamente aos 230V?
hugoferreira
Curioso
Curioso

Acabei de perceber que toda a ideia que eu fazia de como isto funcionava, estava errada.
Na minha ideia, a electricidade ao entrar em contacto com o cabo que ia ao intercomunicador, disparava o fecho.
Coloquei a minha ideia em prática e não funcionou (ainda sem tentar usar o temporizador que recomendou).
Percebi que afinal o fecho da porta dispara ao entrar um fio em contacto com o outro (que na minha ideia isso poderia causar curto circuito). Simplesmente pequei nas duas pontas dos 2 fios que tinha ligado ao intercomunicador e uma ponta na outra e o fecho disparou, sem que fosse necessário alimentar por electricidade com transformador.
Fiquei também a perceber que o rele serve para isso, colocar em contacto um fio com o outro, é como um interruptor mas não para deixar a electricidade ir aos dois fios individualmente mas sim para levar a electricidade mas também unir os dois fios, o que eu desconhecia.

Imagem

Encontrei essa imagem. É precisamente isto que eu preciso.
Portanto, no diagrama, esse rele que fala, pode ser o tal que recomendou, certo?
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 16:59
Has thanked: 133 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por edeluz »

Olá,

Após ler todos os posts e visto o seu empenho em explicar e tentar entender o que foi explicado concluo uma coisa (não querendo ofender ninguém e muito menos limitar): precisa de formação na área!

Dito isto, sugiro uma das duas opções:

1-Começa a aprender/estudar electricidade e matérias referentes ao âmbito de eletrificação;
2-Contacte um profissional credenciado para fazer o trabalho;

Não sei qual é a sua área, mas pelos posts presumo que não seja a de electricista. Por isso aconselho vivamente a segunda opção! Uma coisa é eu perceber umas coisas e ter uma ideia geral de como funciona um determinado produto outra é estar habilitado para o fazer. Ainda por cima com electricidade, que facilmente, para quem não tem formação, mas essencialmente para quem não sabe, pois formação não é sinônimo de saber, a mesma pode colocar o próprio e terceiro (bens incluídos) em perigo! Por vezes perigo de morte!

Boa sorte e bons estudos se for o caso! :D
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”