Automação de ponte rolante antiga

Responder
EndrigoDeronzi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 abr 2017, 14:40

Automação de ponte rolante antiga

Mensagem por EndrigoDeronzi »

Boa tarde. Estou com alguns problemas em um projeto. Fiquei responsável por automatizar uma ponte rolante de 2 ganchos, um de 5 e outro de 10 toneladas. Porem, a chefia quer apenas contatores e uma botoeira com 8 botoes para controle, sem controlador de velocidade. Alguem poderia me ajudar ou se conhecerem algum esquema, me repassar para eu ter uma noção, pois não sei nem como começar. Obrigado.
Ponte 220v trifásica.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Automação de ponte rolante antiga

Mensagem por ohmico »

Boas,

pontes rolantes às vezes dão acidentes graves, é necessário vêr o que diz a lei quanto a este assunto, é provável que necessite de certificação.

Ohmico
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

EndrigoDeronzi Escreveu: 20 abr 2017, 14:49 Boa tarde. Estou com alguns problemas em um projeto. Fiquei responsável por automatizar uma ponte rolante de 2 ganchos, um de 5 e outro de 10 toneladas. Porem, a chefia quer apenas contatores e uma botoeira com 8 botoes para controle, sem controlador de velocidade. Alguem poderia me ajudar ou se conhecerem algum esquema, me repassar para eu ter uma noção, pois não sei nem como começar. Obrigado.
Ponte 220v trifásica.

se não tem controle de velocidade...não automatize.....

como é que controla o portico??

como faz a aproximação de cargas????

vai ficar um trabalho mal feito....

de qualquer maneira, como diz o ohmico, existe legislação para isso...seja em que país for!!!
Jaime Reis
Nataniel
Curioso
Curioso
Registado: 23 set 2016, 09:42
Has thanked: 8 times
Been thanked: 6 times
Contacto:

Mensagem por Nataniel »

EndrigoDeronzi Escreveu: 20 abr 2017, 14:49 Boa tarde. Estou com alguns problemas em um projeto. Fiquei responsável por automatizar uma ponte rolante de 2 ganchos, um de 5 e outro de 10 toneladas. Porem, a chefia quer apenas contatores e uma botoeira com 8 botoes para controle, sem controlador de velocidade. Alguem poderia me ajudar ou se conhecerem algum esquema, me repassar para eu ter uma noção, pois não sei nem como começar. Obrigado.
Ponte 220v trifásica.
Bom dia

Eu aconselho-te a ver bem esta questão de controle de velocidade do motor pois a rotação do motor está directamente relacionada com a carga mecânica que vai accionar, outro é consumo constante de energia além do que colega jaimereis já disse.

Deixo aqui algumas imagem que podem ser util...
Anexos
Ponte Rolante 10t.PNG
Controle para ponte rolante.PNG
Controle para ponte rolante.PNG (593.79 KiB) Visto 734 vezes
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 16:59
Has thanked: 133 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por edeluz »

Também vais precisar de implementar o sistema sobre o conceito de PID.

Nota: ainda estou a estudar e por acaso na aula dei um exemplo de uma ponte rolante quando o professor solicitou uma aplicação do PID. Mas é um projecto interessante que gostava de acompanhar e de saber/ler documentação sobre o mesmo!
Que legislação devo ler sobre o projecto em questão?
Responder

Voltar para “Dúvidas”