Corrente de neutro
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Corrente de neutro
Bom dia a todos,
Alguém me sabe explicar e/ou dar razões para ter uma corrente de neutro elevada?
Trata se de uma instalação em que tenho 350A por fase e uma corrente de neutro de 108A, a instalação é composta essencialmente por iluminação Led e avac.
Alguém sabe o porquê desta corrente de neutro??
Obrigado.
Alguém me sabe explicar e/ou dar razões para ter uma corrente de neutro elevada?
Trata se de uma instalação em que tenho 350A por fase e uma corrente de neutro de 108A, a instalação é composta essencialmente por iluminação Led e avac.
Alguém sabe o porquê desta corrente de neutro??
Obrigado.
Re: Corrente de neutro
Sistema trifásico desequilibrado (não equilibrado), a soma vectorial das correntes de cada fase origina esse valor no neutro.
- pet
- Velha Guarda
Mas eu tenho a L1, L2 e L3 com respetivamente 351A, 357A e 350A, podemos considerar que está equilibrado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Vê as harmónicas.pet Escreveu: 14 abr 2017, 10:12 Mas eu tenho a L1, L2 e L3 com respetivamente 351A, 357A e 350A, podemos considerar que está equilibrado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
A esses valores de corrente, correspondem também valores de tensão mas dado serem valores tão próximos, não me acredito muito que seja por aí. Recomendo que faças uma análise aos harmónicos na instalação, situação mais provável.
Tudo o que sejam equipamentos de cargas não lineares, basicamente tudo o que tenha alguma electrónica como díodos, transistores, tiristores, etc.
Equipamentos que sejam alimentados por tensão da rede mas cujo funcionamento interno seja a uma tensão DC (habitualmente reduzida) são causadores de harmónicos, por exemplo fonte de alimentação do computador, algumas lâmpadas/balastros, UPS, etc.
Equipamentos que sejam alimentados por tensão da rede mas cujo funcionamento interno seja a uma tensão DC (habitualmente reduzida) são causadores de harmónicos, por exemplo fonte de alimentação do computador, algumas lâmpadas/balastros, UPS, etc.
- pet
- Velha Guarda
Ok. Os transformadores dos led' s são os que estão a causar estes harmónicos. Sabem o que posso fazer para reduzir os harmónicos?
Obrigado.
Obrigado.
Com filtros de harmónicas, basicamente aquilo que os filtros fazem é "criar" uma frequência que anula a frequência do harmónico.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
ABB tem, mas há mais
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Schneider, ABB, Siemens (Sinamics), Eaton, Emerson, Schaffner são alguns exemplos.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Há mais no forum
Cump.
Mário
Vai ver viewtopic.php?f=21&t=19876#p113952pet Escreveu: 14 abr 2017, 15:23 Ok. Os transformadores dos led' s são os que estão a causar estes harmónicos. Sabem o que posso fazer para reduzir os harmónicos?
Obrigado.
Há mais no forum
Cump.
Mário
-
- Curioso
- Registado: 09 ago 2009, 01:47
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Os LEDs com fontes de má qualidade serão porventura os causadores de harmónicos que por sua vez originam essa corrente de neutro. A forma de onda dos LEDs é um pico, tem todos os harmónicos e mais alguns. Para além da corrente de neutro esses harmónicos trarão outros problemas à instalação. É necessário compensá-los instalando filtros por zonas. No futuro pode também escolher fontes de alimentação que provoquem menos harmónicos.
Tema interessante e muito importante. Requer alguma análise e partilha de experiências neste forum.
Tema interessante e muito importante. Requer alguma análise e partilha de experiências neste forum.