Disjuntor nao diferencial

Responder
justaman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 abr 2017, 22:44

Disjuntor nao diferencial

Mensagem por justaman »

Boa noite,

peço desculpa se este não for o local indicado para este tipo de dúvida.
Há cerca de 3 meses a Edp trocou o meu contador luz antigo por um digital, e trocou também o disjuntor. Reparei há pouco tempo que o disjuntor instalado diz: "Atenção: disjuntor não diferencial".
Pelo que li em pesquisas feitas na internet, o mais seguro era terem instalado um disjuntor diferencial para prevenir choques electricos entre outras coisas.
Isto é normal, ou devo reclamar?

Desde já agradeço a todos os possam ajudar, pois não percebo nada de electricidade.

Cumprimentos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Disjuntor nao diferencial

Mensagem por Mário »

Boas
justaman Escreveu: 13 abr 2017, 22:55 Boa noite,
peço desculpa se este não for o local indicado para este tipo de dúvida.
Há cerca de 3 meses a Edp trocou o meu contador luz antigo por um digital, e trocou também o disjuntor. Reparei há pouco tempo que o disjuntor instalado diz: "Atenção: disjuntor não diferencial".
Pelo que li em pesquisas feitas na internet, o mais seguro era terem instalado um disjuntor diferencial para prevenir choques electricos entre outras coisas.
Isto é normal, ou devo reclamar?
Desde já agradeço a todos os possam ajudar, pois não percebo nada de electricidade.
Cumprimentos.
O proprietário é o responsável por ter a instalação de acordo com as normas em vigor.
A EDP só fornece a energia e o meio de contagem com o respectivo limitador de potencia.
Deve de contactar um electricista, para repor a instalação de acordo com a lei vigente.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
justaman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por justaman »

Mas a EDP é que trocou o disjuntor. Se não esta de acordo com as normas em vigor é por culpa deles, ou não?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

justaman Escreveu: 14 abr 2017, 00:13 Mas a EDP é que trocou o disjuntor. Se não esta de acordo com as normas em vigor é por culpa deles, ou não?
Não é responsabilidade deles, mas do proprietário.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
justaman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por justaman »

Peço desculpa, mas se foram eles que trocaram a responsabilidade é deles. Se eu tinha tudo de acordo com as normas e eles alteram, então a responsabilidade é deles.
Se o disjuntor instalado por eles não está de acordo com a lei, explique-me o porquê de eles o instalarem.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Mensagem por joao-pt »

Tal como já foi dito anteriormente, o proprietário é responsável pela instalação. O equipamento que eles instalam nem te pertence, o proprietário do mesmo é a EDP. A tua instalação deve estar de acordo com a lei, como se não existisse qualquer equipamento da EDP, os equipamentos da EDP são para fazer a contagem e limitar a potência.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

como já foi dito e para que se perceba, o disjuntor e o contador não fazem parte da sua instalação.
A sua instalação nasce a partir do quadro geral de distribuição e tem de estar conforme ao regulamento em vigor.
Não estando em conformidade com o referido é sua responsabilidade mandar proceder às alterações necessárias.
De qualquer modo veio aqui levantar a questão do disjuntor da EDP mas não disse nada em relação ao seu quadro que pode eventualmente já estar dotado dos diferenciais necessários.

Ohmico
justaman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por justaman »

Boa tarde,

tem razão, não disse nada sobre o meu quadro electrico porque não sei se já tem algum diferencial. Talvez me possa explicar como posso saber.
É fácil de identificar?
A minha questão inicial era exactamente sobre isso. Se era normal a EDP instalar disjuntores não diferenciais. Pois se o quadro já estiver dotado dos diferenciais necessários, então está tudo bem.

Cumprimentos
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Mensagem por macpat »

Boa tarde, o disjuntor da EDP mesmo quando era diferencial não era o mais recomendado porque tinha um valor limite mais elevado que o mínimo recomendado/exigido que é de 300mA.
Uma forma simplista de identificar o disjuntor diferencial é a seguinte:
- normalmente encontra-se nos limites do quadro, atenção, pode haver mais de um por quadro;
- normalmente é o único que tem um botão de teste além do botão/patilha para ligar e desligar;
- tem escrito uma característica com os seguintes valores, 500mA (não permitido nas atuais regras se não estou em erro), 300mA (o mais habitual) ou 30mA. Existem outros valores acima (mau) e abaixo (bom) destes mencionados.
Responder

Voltar para “Dúvidas”