Criar 2 pontos de luz apenas com um interruptor

rsil20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mar 2017, 22:42

Criar 2 pontos de luz apenas com um interruptor

Mensagem por rsil20 »

Boa noite,

Tentei pesquisar na internet, mas estou com algumas dificuldades em encontrar ajuda.
Precisava de uma ajuda para fazer algo.
Tenho um interruptor simples que liga um ponto de luz, preciso de criar mais um ponto de luz, até aqui tudo bem, faço uma derivação. A dificuldade está em conseguir ter os 2 pontos de luz mas a ligar em separado com um interruptor simples, sei que desta forma não é possível, mas existe algo que não seja um interruptor no próprio candeeiro que me permita comandar em separado os 2 pontos de luz?
Por exemplo: Ligar o interruptor activa o circuito, mas depois queria conseguir ligar um ou outro ponto de luz de forma independente.

Obrigado.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Criar 2 pontos de luz apenas com um interruptor

Mensagem por joao-pt »

Com um interruptor duplo vais conseguir fazer aquilo que pretendes, tens apenas de garantir 3 condutores (fase, neutro e protecção) no novo ponto de luz.
JoaoAntunes
Curioso
Curioso
Registado: 22 mai 2013, 10:08
Been thanked: 2 times

Mensagem por JoaoAntunes »

Olá,
Não sei como estão dispostas as luminárias (se em parede ou em tecto), mas tens algumas opções. Nenhuma ideal, mas tens algumas.

1º - Fazer como disseste: Colocar um interruptor entre o 1º ponto de luz e o 2º, para comandar o 2º. Mas desta forma, só vais conseguir acender o 2º Ponto de luz, se o primeiro também estiver aceso no interruptor geral.

2º - Para contornar o problema anterior: Colocar 2 interruptores (1 para cada ponto de luz). Desta forma, o interruptor geral fica a alimentar os outros dois interruptores, e podes controlar individualmente cada lâmpada. (Conforme foto em anexo).

3º - Fazer como o joao.pt disse: colocar um interruptor duplo e passar um cabo para o 2º ponto de luz. (Opção mais cara, mas mais correcta).

(Só um aparte, quando digo interruptor geral, refiro-me ao interruptor que tens agora a acender o ponto de luz, e não ao de protecção no quadro eléctrico!!) ;)
IMG_20170322_0858580.jpg
Última edição por JoaoAntunes em 24 mar 2017, 14:13, editado 1 vez no total.
Se tens uma série de problemas, mete-lhe um paralelo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
rsil20 Escreveu: 21 mar 2017, 22:56 Boa noite,
Tentei pesquisar na internet, mas estou com algumas dificuldades em encontrar ajuda.
Tenho um interruptor simples que liga um ponto de luz, preciso de criar mais um ponto de luz, até aqui tudo bem, faço uma derivação. A dificuldade está em conseguir ter os 2 pontos de luz mas a ligar em separado com um interruptor simples, sei que desta forma não é possível, mas existe algo que não seja um interruptor no próprio candeeiro que me permita comandar em separado os 2 pontos de luz?
Por exemplo: Ligar o interruptor activa o circuito, mas depois queria conseguir ligar um ou outro ponto de luz de forma independente.
Obrigado.
Tens que utilizar um comutador de lustre

Alterado, estava errado
Cump.
Mário
Última edição por Mário em 23 mar 2017, 00:34, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Mário Escreveu: 22 mar 2017, 09:56 Boas
Obrigado.
Tens que utilizar uma comutação de escada duplo.

Cump.
Mário
Boas Mario, penso que ele esta a pedir comutação lustre. Dois pontos de luz independentes mas com comando do mesmo lugar
Cump.

Rochinha
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Mestreclima Escreveu: 22 mar 2017, 23:43
Mário Escreveu: 22 mar 2017, 09:56 Boas
Obrigado.
Tens que utilizar uma comutação de escada duplo.

Cump.
Mário
Boas Mario, penso que ele esta a pedir comutação lustre. Dois pontos de luz independentes mas com comando do mesmo lugar
Pois é, estava errado. já editei.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rsil20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rsil20 »

Boa noite,
Obrigado pelas várias dicas.

A questão é que tenho um interruptor simples para um ponto de luz e não tenho forma de criar um interruptor duplo, seria o ideal mas não tenho forma de passar os fios até ao 1 ponto de luz para criar o 2 ponto de luz.

Queria perceber que material é que podia usar para controlar a passagem de corrente entre os 2 pontos de luz.
Basicamente o interruptor simples activa o circuito mas quero conseguir controlar o ponto 1 e o ponto 2 de forma independente, seja algo com fios ou sem fios.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Vamos ver se consigo perceber agora.
rsil20 Escreveu: 23 mar 2017, 01:35 Boa noite,

A questão é que tenho um interruptor simples para um ponto de luz e não tenho forma de criar um interruptor duplo,
onde está um simples passa a duplo
seria o ideal mas não tenho forma de passar os fios até ao 1 ponto de luz para criar o 2 ponto de luz.
Aqui é complicado, se não é possivel passar os "fios" para o 2º ponto de luz, então não é possivel, não funciona.

Queria perceber que material é que podia usar para controlar a passagem de corrente entre os 2 pontos de luz.
Basicamente o interruptor simples activa o circuito mas quero conseguir controlar o ponto 1 e o ponto 2 de forma independente, seja algo com fios ou sem fios.
Como levas a tensão ao ponto 2?
A azul
Cump.
Mário
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por aureliocoimbra »

Nem o Tesla conseguiu o transporte de potência eléctrica sem fios.
rsil20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rsil20 »

Mário Escreveu: 23 mar 2017, 09:24 Boas

Vamos ver se consigo perceber agora.
rsil20 Escreveu: 23 mar 2017, 01:35 Boa noite,

A questão é que tenho um interruptor simples para um ponto de luz e não tenho forma de criar um interruptor duplo,
onde está um simples passa a duplo
seria o ideal mas não tenho forma de passar os fios até ao 1 ponto de luz para criar o 2 ponto de luz.
Aqui é complicado, se não é possivel passar os "fios" para o 2º ponto de luz, então não é possivel, não funciona.

A azul
Cump.
Mário

onde está um simples passa a duplo,
Esta é a minha dificuldade, queria tentar perceber se existe algo que não seja outro interruptor no meio da ligação para cortar a ligação para o 2 ponto.

Eu vou fazer uma puxada do ponto 1 para o ponto 2, só que ao ligar o interruptor simples ele liga-me os 2 pontos, eu queria perceber se consigo colocar algo que me permita controlar o 2 ponto de luz.
rsil20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rsil20 »

aureliocoimbra Escreveu: 27 mar 2017, 21:16 Nem o Tesla conseguiu o transporte de potência eléctrica sem fios.
Se calhar não me estou a explicar bem. Mas eu não quero passar corrente sem fios (era óptimo que já tivessem inventado isso)
O que queria perceber é se sabem de algum aparelho que me permitar controlar as lampadas colocadas no 2 ponto.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não pode passar condutores? veja se com este sistema resolve:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 43764.aspx

Ohmico
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Has thanked: 36 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Pedro Barradas »

rsil20 Escreveu: 29 mar 2017, 15:48 Se calhar não me estou a explicar bem. Mas eu não quero passar corrente sem fios (era óptimo que já tivessem inventado isso)
O que queria perceber é se sabem de algum aparelho que me permitar controlar as lampadas colocadas no 2 ponto.
Isso é simples. compras um controle remoto que intercalas entre o casquilho e a lampada... tipo este.. há mais soluções. muitas...
http://www.interdata.pt/iluminacao/4497 ... ancia.html
Imagem

Com um comando para 4 casquilhos
http://www.interdata.pt/iluminacao/7067 ... ancia.html
Imagem
Quem cria renasce todos os dias...
rsil20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rsil20 »

Obrigado pela ajuda! entretanto em pesquisa também encontrei esse sistema, mas é um pouco caro. E só por causa de um ponto de luz provavelmente não compensa.

ohmico Escreveu: 29 mar 2017, 16:41 Boas,

não pode passar condutores? veja se com este sistema resolve:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 43764.aspx

Ohmico
rsil20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rsil20 »

Este sistema parece-me mais prático! Ainda não tinha encontrado com este sistema nos casquilhos. Obrigado pela ajuda.

Pedro Barradas Escreveu: 29 mar 2017, 17:49
rsil20 Escreveu: 29 mar 2017, 15:48 Se calhar não me estou a explicar bem. Mas eu não quero passar corrente sem fios (era óptimo que já tivessem inventado isso)
Isso é simples. compras um controle remoto que intercalas entre o casquilho e a lampada... tipo este.. há mais soluções. muitas...
http://www.interdata.pt/iluminacao/4497 ... ancia.html
Imagem

Com um comando para 4 casquilhos
http://www.interdata.pt/iluminacao/7067 ... ancia.html
Imagem
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”