Armário de distribuição dentro do prédio

Responder
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Armário de distribuição dentro do prédio

Mensagem por dsrsantos »

Deparei-me com a seguinte situação:

Um prédio em zona urbana tem no hall de entrada uma caixa tipo portinhola que faz parte da rede pública de distribuição. A caixa é metálica, entram/saem de lá 3 cabos da rede de distribuição, sem qualquer protecção e, o ramal para o "quadro de colunas" do prédio, protegida com fusíveis.

Devido à criação de uma nova fração é necessário projecto e vai ser necessário criar uma nova instalação colectiva já que o quadro de colunas não existe (os contadores e limitadores estão ficados numa placa de madeira no vão de escada).

A minha dúvida é, neste caso de que em a responsabilidade por este armário? No projecto deverei indica-lo como sendo uma portinhola ou, dimensiono só a partir do quadro de colunas? É que se for portinhola, não pode estar ali. E se for armário de distribuição, tb não...

Alguém já teve casos semelhantes?

Imagem
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Re: Armário de distribuição dentro do prédio

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Com toda a legislação existente, é lamentável verificarmos trabalhos como o que nos mostra, na minha opinião deve colocar a situação à EDP Distribuição que perante o perigo que esse tipo de ligação representa, penso que apresentará solução com a instalação de armário de distribuição no exterior que alimentará um quadro de colunas a instalar dentro do Edifício e a partir deste desenvolverá o seu projeto.

Cumprs,
Responder

Voltar para “Dúvidas”