Estava a ler um artigo da schneider e deparei-me com estes dois termos:
1-Controlo motor em malha fechada
2-Controlo motor em malha aberta
O que significa isto? Caso possam adicionar esquemas ou imagens, para melhor entender, agradecia

http://www.ebah.pt/content/ABAAAenKIAE/ ... s-controleedeluz Escreveu: 27 mar 2017, 13:29 Olá,
O que significa isto? Caso possam adicionar esquemas ou imagens, para melhor entender, agradecia![]()
Excelente. Entretanto pesquisei e acabei por encontrar esta definição:Mário Escreveu: 27 mar 2017, 17:36 Boashttp://www.ebah.pt/content/ABAAAenKIAE/ ... s-controleedeluz Escreveu: 27 mar 2017, 13:29 Olá,
O que significa isto? Caso possam adicionar esquemas ou imagens, para melhor entender, agradecia![]()
Cump.
Mário
Penso que também podemos fazer esta comparação:Um motor em malha fechada é mais conhecido por servomotor. Pois acoplado a ele tem um encoder que informa o sistema da posição actual do motor. Sendo possível assim reunir feedback, retorno do sinal, do sinal emitido.
Um motor em malha aberta é um simples motor. Que uma vez accionado não sabemos o estado nem o seu comportamento. Pelo menos de uma maneira atualizada e pormenorizada"
Estou certo?No caso da ventoinha com pwm, 3 fios, temos nestes componentes um exemplo de malha fechada. Pois o terceiro fio serve para recolher informação do estado actual da ventoinha. Como por exemplo, número de rotações!
Uma malha aberta com uma ventoinha seria o simples accionamento de uma ventoinha com apenas dois fios! Neste caso não existiria qualquer feedback!
edit: dínamo é geradornelmindo Escreveu: 09 abr 2017, 08:05 De uma forma simplista:
Malha fechada, eu mando o motor rodar a uma determinada velocidade (electronicamente). Se eu obtiver uma resposta do que quanto ele está a rodar, por via de um sensor (encoder, resolver, dínamo taquimétrico), posso compensar aumentando ou diminuindo.
Malha aberta, eu mando o motor rodar a uma determinada velocidade e vou acreditar que ele está rodar na velocidade pretendida...