intervenção em quadro antigo
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
Re: intervenção em quadro antigo
Julgo saber que a edp já a algum tempo deixou de instalar DCP diferencial.
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
Esse equipamento é propriedade da edp, podem mexer-lhe as vezes que quiserem
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
A EDP, actualmente não instala o diferencial, dado que as instalações eléctricas de acordo com o antigo regulamento de "74" todas têm que ter diferencial para protecção de pessoas e bens.
O antigo regulamento obriga (obrigava) a que os proprietário, após a publicação em D.R. a actualizarem em 1/10 e 1/15 das fracções em que fossem proprietários, para que no espaço de 15 anos todas as instalações do Pais cumprissem com o regulamento de "74". Já está em vigor o novo regulamento.
Cump.
Mário
Antigamente à uns anos (após 25 de Abril), na província a EDP instalava o disjuntor "unipolar" (que fazia de caixa de coluna), depois instalava o contador e de seguida o disjuntor-diferencial (regulado para a potencia contratada). Ao abrigo de que todos tinham direito a ter "luz".SBF Escreveu: 20 mar 2017, 11:08 e faz sentido tirar um disjuntor diferencial? onde fica a segurança da ligação à terra?
A EDP, actualmente não instala o diferencial, dado que as instalações eléctricas de acordo com o antigo regulamento de "74" todas têm que ter diferencial para protecção de pessoas e bens.
O antigo regulamento obriga (obrigava) a que os proprietário, após a publicação em D.R. a actualizarem em 1/10 e 1/15 das fracções em que fossem proprietários, para que no espaço de 15 anos todas as instalações do Pais cumprissem com o regulamento de "74". Já está em vigor o novo regulamento.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Além da explicação do Mário, havia gente que "gostava" de ludibriar a EDP e consumir energia sem pagar. Como era diferencial, o que entrava tinha que ser igual ao que saía, se isso não acontecesse, o diferencial disparava.SBF Escreveu: 19 mar 2017, 22:50 mas o 1º da foto estava lá desde 1981, a funcionar bem. Nunca percebi porque o retiraram.
De reparar que esse dispositivo não é para proteger a nossa instalação, mas sim para obrigar o cliente a cumprir o que foi contratado. Daí que esse dispositivo é da propriedade da EDP.
Com os contadores digitais a parte diferencial deixou se fazer sentido e agora com a nova geração, até esses disjuntores vão deixar também de fazer sentido.
-
- Curioso
- Registado: 14 nov 2011, 10:26
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 1 time
Mário e Nelmindo, obrigado pelos vossos esclarecimentos. Mas deixem-me colocar mais umas questões ou contra-argumentar um pouco, não que queira ter razão à força, mas para perceber melhor todo o filme.
nelmindo Escreveu: 20 mar 2017, 14:06
(...)
De reparar que esse dispositivo não é para proteger a nossa instalação, mas sim para obrigar o cliente a cumprir o que foi contratado. Daí que esse dispositivo é da propriedade da EDP.
Não é para proteger? Agora fiquei baralhado! Tenho lido aqui que os disjuntores diferenciais servem para isso mesmo e que a respectiva sensibilidade (neste caso 500mA) é função do valor de resistência da ligação à terra. Não sei (ainda) se este valor é adequado ou não, testarei isso mais à frente, mas agora só com um interruptor diferencial é que acho que estou pior.
Com os contadores digitais a parte diferencial deixou se fazer sentido e agora com a nova geração, até esses disjuntores vão deixar também de fazer sentido.
Deixar de fazer sentido é tecnicamente errado ou ilegal? Existe algum risco ou problema se o disjuntor diferencial for colocado a montante do contador?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
SBF Escreveu: 20 mar 2017, 16:11 Mário e Nelmindo, obrigado pelos vossos esclarecimentos. Mas deixem-me colocar mais umas questões ou contra-argumentar um pouco, não que queira ter razão à força, mas para perceber melhor todo o filme.
(...)
Não é para proteger? Agora fiquei baralhado! Tenho lido aqui que os disjuntores diferenciais servem para isso mesmo e que a respectiva sensibilidade (neste caso 500mA) é função do valor de resistência da ligação à terra. Não sei (ainda) se este valor é adequado ou não, testarei isso mais à frente, mas agora só com um interruptor diferencial é que acho que estou pior.
Acredite... 500mA só protege instalações que tenham um valor de terra de proteção abaixo de 100ohm, isto para evitar que tenha instalação na pior das hipóteses no máximo 50V nas massas. Nas instalações antigas, onde nem o condutor passavam, o diferencial não estava a fazer alguma coisa... Repare o diferencial é da EDP, logo a EDP mete o que lhe apetecer (por isso é que metem um alto para não entrar em conflito com o nossos que costuma ser de 300mA, mas depois entra o problema da seletividade cronométrica, mas isso é outro assunto...). Como o Mário diz e bem, antigamente o a EDP "fazia" o favor de meter um diferencial, que era melhor do que nada. Agora imputar responsabilidade ao fato de ele não funcionar em caso de acidente, já é bem mais difícil porque não era da responsabilidade da EDP proteger os clientes.
Deixar de fazer sentido é tecnicamente errado ou ilegal? Existe algum risco ou problema se o disjuntor diferencial for colocado a montante do contador? Problema não há. Nos digitais e com comunicação GSM não devem gostar muito serem desligados frequentemente. O cliente se lhe apetecer desliga o disjuntor as vezes que quiser, o faz com que para os contadores digitais e modems GSM não comunicam as leituras...
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A encarnadoSBF Escreveu: 20 mar 2017, 16:11 Mário e Nelmindo, obrigado pelos vossos esclarecimentos. Mas deixem-me colocar mais umas questões ou contra-argumentar um pouco, não que queira ter razão à força, mas para perceber melhor todo o filme.
(...)
Não é para proteger? Agora fiquei baralhado! Tenho lido aqui que os disjuntores diferenciais servem para isso mesmo e que a respectiva sensibilidade (neste caso 500mA) é função do valor de resistência da ligação à terra. Não sei (ainda) se este valor é adequado ou não, testarei isso mais à frente, mas agora só com um interruptor diferencial é que acho que estou pior.Antigamente o valor de terra tinha que ser inferior a 20 ohms ( o que era uma guerra para se conseguir este valor)
Atenção que não é diferencial, o diferencial é que não é instalado pela EDP
Deixar de fazer sentido é tecnicamente errado ou ilegal?
Não é ilegal. A Edp só fornece energia. O dono da instalação é que a tem que ter de acordo com as normas em vigor.
Existe algum risco ou problema se o disjuntor diferencial for colocado a montante do contador?
Risco não existe, mas a EDP queria proteger os curto-circuitos ao contador, por isso a protecção é a jusante do contador.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
A EDP já está a instalar os novos contadores sem DCP.
Com reclamação e um bocado de sorte, talvez lhe instalem um desses contadores, e aí já vai ter espaço para um quadro elétrico devidamente equipado.
A EDP já está a instalar os novos contadores sem DCP.
Com reclamação e um bocado de sorte, talvez lhe instalem um desses contadores, e aí já vai ter espaço para um quadro elétrico devidamente equipado.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 14 nov 2011, 10:26
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 1 time
ok, obrigado, a ideia do contador sem dcp é uma ideia a seguir. mas um contador desses tem a função de corte geral incluída ou isso só é feito por outro interruptor ou disjuntor aplicado por mim?
- Mário
- Team Apoio
Boas
O contador é que tem o limitador de potencia incorporado (sem acesso do exterior, rearma automático e temporizado)
Cump.
Mário
O corte geral é do quadro (do consumidor)SBF Escreveu: 21 mar 2017, 14:36 ok, obrigado, a ideia do contador sem dcp é uma ideia a seguir. mas um contador desses tem a função de corte geral incluída ou isso só é feito por outro interruptor ou disjuntor aplicado por mim?
O contador é que tem o limitador de potencia incorporado (sem acesso do exterior, rearma automático e temporizado)
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Adequado é ! de acordo com P. M .A. que tem requisitado na EDP., não vejo que tivesse 45A e colocassem só 20A!
Esta a colocar uma situação na EDP que ainda lhe vai custar caro!
Um técnico devidamente carenciado! pedia a desselagem do equipamento fazia o que queria, e pedia a selagem!
Possivelmente se pedir agora os 45A como diz que tinha ? vai ter a Certiel á pele!
e como diz que como está a instalação cuidado!
Pense no assunto! e boa sorte.
Esta a colocar uma situação na EDP que ainda lhe vai custar caro!
Um técnico devidamente carenciado! pedia a desselagem do equipamento fazia o que queria, e pedia a selagem!
Possivelmente se pedir agora os 45A como diz que tinha ? vai ter a Certiel á pele!
e como diz que como está a instalação cuidado!
Pense no assunto! e boa sorte.