Cabos desligados no disjuntor

Responder
Zmoreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 mar 2017, 17:12

Cabos desligados no disjuntor

Mensagem por Zmoreira »

Boa tarde a todos. Antes de mais peço desculpa caso esta não seja a secção indicada para este tipo de tópico, mas estou numa situação de alguma urgência e encontrei este fórum numa pesquisa no Google.

Estive a mexer no disjuntor (o que obviamente foi um erro, mas adiante), e quando voltei a montar tudo da forma que eu achava que estava anteriormente a luz em minha casa deixou de funcionar.

Aqui podem ver algumas fotos, apesar da qualidade não ser a melhor: http://imgur.com/a/OK0Pt (na última foto há um cabo preto ligado no 3º parafuso a contar da esquerda.

Mexi principalmente na parte de baixo, tanto que neste momento o cabo azul está completamente desligado.

Acham que conseguem ajudar um leigo como eu a resolver o problema, ou será mesmo preciso chamar um electricista?

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Cabos desligados no disjuntor

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esse disjuntor (DCP) não é da EDP, se é não deveria ter mexido sem previamente pedir a descelagem, pois dá direito a coima por violar a selagem.
A ligação em baixo é igual à de cima, deve seguir a sequencia de cores que tem em cima que é aonde entra a corrente.

Zmoreira Escreveu: 10 mar 2017, 17:28 Boa tarde a todos. Antes de mais peço desculpa caso esta não seja a secção indicada para este tipo de tópico, mas estou numa situação de alguma urgência e encontrei este fórum numa pesquisa no Google.

Estive a mexer no disjuntor (o que obviamente foi um erro, mas adiante), e quando voltei a montar tudo da forma que eu achava que estava anteriormente a luz em minha casa deixou de funcionar.

Aqui podem ver algumas fotos, apesar da qualidade não ser a melhor: http://imgur.com/a/OK0Pt (na última foto há um cabo preto ligado no 3º parafuso a contar da esquerda.

Mexi principalmente na parte de baixo, tanto que neste momento o cabo azul está completamente desligado.

Acham que conseguem ajudar um leigo como eu a resolver o problema, ou será mesmo preciso chamar um electricista?

Obrigado.
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2014, 15:49

Re: Cabos desligados no disjuntor

Mensagem por tozedossantos1 »

Olá, quando vi as fotos fiquei um pouco preocupado, pois pensei que me estava a falar dos disjuntores de proteçao às saídas (distribuiçao) e nao à alimentaçao. Tal como ja disse Energy, correu um risco ao abrir o disjuntor, aliás e apenas por curiosidade, retirou as tampas de cima e de baixo com facilidade ou teve que cortar o selo !?

Bem mas o que interessa realmente agora é ter cuidado, desligue o disjuntor, se tiver à mao um busca-polos confira, em cima deve haver tensao no fio preto e em baixo nao !
Esse fio azul (neutro) devia levar um terminal ou uma ponteira, se tiver algum "faísca" (eletricista) conhecido ,parece-me bem dar-lhe um toque , ele em minutos trata do assunto. Se nao tiver ninguem , tente enrolar o fio azul o mais apertado possivel. Como vê o fio é multi-filar (é constituido por muitos pequenos fios) faça uma trança enrolando o mais apertado possivel, depois ligo-o ao mesmo borne onde estava e aperte bem o borne. Tenha em atençao para nenhum desses pequenos fios ficar de fora !!!!!
Ja agora como o disjuntor está desligado, aproveite para ver como está o fio preto, está OK, entao meta as tampas, ligue o disjuntor e reze para que nao tenha problemas no futuro, mas aconselho chamar um "faísca" amigo....
Bem haja e para a próxima tenha cuidado, aproveite este ou outro forum para perguntar antes de fazer qq coisa...LOL
Cump. e bom final de semana
Antonio dos Santos
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”