aquecedor de agua eletrico

Responder
zito123
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2015, 20:42

aquecedor de agua eletrico

Mensagem por zito123 »

Boas amigos.
A minha duvida é a seguinte, um (aquecedor de agua eletrico) tipo a que vou deixar em imagem, dará para duches??
Seria para usar em um WC, já que este se encontra um tanto afastado do esquentador a GÁS.
Sem mais o meu obrigado.
Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: aquecedor de agua eletrico

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tem que ver de quantos litros é, no entanto não me parece ser grande coisa.
Existem no mercado coisas idênticas, mas funcionam em trifásico, e tem altos consumos.
Pode ser mais económico comprar um termoacumulador numa grande superfície comercial de 30/50L etc. tudo vai depender do seu uso, etc.

zito123 Escreveu: 20 fev 2017, 20:08 Boas amigos.
A minha duvida é a seguinte, um (aquecedor de agua eletrico) tipo a que vou deixar em imagem, dará para duches??
Seria para usar em um WC, já que este se encontra um tanto afastado do esquentador a GÁS.
Sem mais o meu obrigado.
Imagem
Cpts.
Energy
zito123
Curioso
Curioso

Mensagem por zito123 »

O meu obrigado pela rapida resposta...
Um abraço
zito123
Curioso
Curioso

Mensagem por zito123 »

Ele até pode ter um alto consumo, mas tambem só gastará ao seu uso.
Tenho um á experiencia, de um amigo, vou testar e ai sim tirarei as minhas duvidas, até onde ele será capas.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Normalmente o caudal é muito baixo (se for mais alto, a água sai fria).

Um de 2.2kW dá pouco caudal, para lavar mãos serve, mas para banhos esquece.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rmcs
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2007, 14:53
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por rmcs »

Já instalei este tipo de equipamento mas em trifásico. Em mono não sei exactamente se dará temperatura vs caudal suficiente para um duche.
Pelo que conheço, o Consumo é alto e não me refiro apenas ao valor gasto mas na necessidade de amperagem pois não vá acontecer quando alguém for tomar banho, na casa ninguém poderá ligar o micro-ondas ou mesmo uma lâmpada.

Veja se tem folga na amperagem instalada antes de optar.
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Has thanked: 83 times
Been thanked: 49 times
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

esse tipo de aparelhos para aquecer a agua do banho será seguro?
Nao havera a hipotese de com um usso excessivo para o qual nao foi pensado começar a dar passagem de corrente à massa rapidamente?

Usar o aparelho para aquecer a agua duma torneira para lavar as maos é um uso muito curto de um ou dois minutos e apenas meia duzia de vezes ao dia se tanto.

Para tomar banho a utilizaçao é bastante maior em termos de minutos ao dia. Logo a vida util do isolamento das resistencias tambem vai reduzir-se.
~Penso que nao será por acaso que pelo menos por cá se usa mais outro tipo de aparelhos ate mais baseados em gás ou caldeiras electricas concebidas precisamente para estarem ligadas bastante mais tempo sendo instaladas em locais mais secos.

Porque esse aparelho para ser util num banho tera que estar instalado perto do chuveiro, senao a agua arrefece pelo caminho. Numa casa de banho e durante um banho o ambiente está super humido. Daí ja ha muito tempo ser obrigatorio tomadas e interruptores bastante mais protegidos nas casas de banho...

;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

LVirtual Escreveu: 27 fev 2017, 09:14 esse tipo de aparelhos para aquecer a agua do banho será seguro? Sim, são seguros desde que sejam homolgados/certificados para isso e o instalador cumpra a legislação em vigor, para a instalação deste tipo de equipamentos. Um milímetro fora destas recomendações, estamos a falar de máquinas de assar porcos na vertical...
Nao havera a hipotese de com um usso excessivo para o qual nao foi pensado começar a dar passagem de corrente à massa rapidamente?

Usar o aparelho para aquecer a agua duma torneira para lavar as maos é um uso muito curto de um ou dois minutos e apenas meia duzia de vezes ao dia se tanto.

Para tomar banho a utilizaçao é bastante maior em termos de minutos ao dia. Logo a vida util do isolamento das resistencias tambem vai reduzir-se.
~Penso que nao será por acaso que pelo menos por cá se usa mais outro tipo de aparelhos ate mais baseados em gás ou caldeiras electricas concebidas precisamente para estarem ligadas bastante mais tempo sendo instaladas em locais mais secos.

Porque esse aparelho para ser util num banho tera que estar instalado perto do chuveiro, senao a agua arrefece pelo caminho. Numa casa de banho e durante um banho o ambiente está super humido. Daí ja ha muito tempo ser obrigatorio tomadas e interruptores bastante mais protegidos nas casas de banho...

;)
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

nelmindo, neste caso em concreto que achas?

as utilizaçoes sao diferentes e as homologaçoes tambem devem ter alguma diferença ou nao?

pois, é por causa do receio da maquina de assar é que eu fiz a pergunta anterior... ;)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

LVirtual Escreveu: 27 fev 2017, 10:44 nelmindo, neste caso em concreto que achas?

as utilizaçoes sao diferentes e as homologaçoes tambem devem ter alguma diferença ou nao?

pois, é por causa do receio da maquina de assar é que eu fiz a pergunta anterior... ;)
Este tipo de equipamentos são muito utilizados em climas quentes (por várias razões: esquentadores são caros, o gás canalizado não existe, engarrafado limitado à confecção de alimentos, medo de utilização de equipamentos que usam chama, etc, etc). Mas uma das razões que prolifera é de que o delta t é mais baixo do que no clima europeu, logo a energia a fornecer é mais baixa. Mas já vi instalado numa pensão na Irlanda do norte...
O Brasil por ser um clima tropical, este tipo de equipamentos são bastante utilizados, principalmente quando a energia eléctrica em alguns casos é gratuita (AKA gatos...)...
No Brasil em 2014 morreram 23 pessoas em chuveiros e cercas eléctricas...
É pensar agora e reflectir. Não é mais perigoso do que um termo-acumulador. E se os conhecer (o principio de funcionamento), repara que em alguns casos o perigo é "gritante"...
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

pois, isso eu sei.
eu nunca gostei muito de misturar "agua em uso" com circuitos electricos acima de 48 volts...
com 48 volts sera mais dificil morrer num lençol de agua.

sempre me fez impressao ver o terra de instalaçoes electricas residencias ligado a canalizaçao de agua...
e antigamente isso era feito pelos profissionais da EDP daquela epoca...
quando começei a minha carreira profissional apanhei um choque de 380V duma maquina com que trabalhava e ainda nao me esqueci da sensaçao passadas varias decadas. e foi so na ponta do dedo, agora sendo em todo o corpo ao mesmo tempo, pois...
ainda assim prefiro gastar um pouco mais do que correr riscos desnecessarios.
como disseste antes, se o instalador escorregar 1 milimetro para fora das normas la se arranja um "penteado novo" como se dizia antigamente.

parece-me ser uma especie de roleta russa, ha muito bons profissionais como tambem ha outros que deixam demasiado a desejar...

no meu trabalho com domotica e controlo de acessos tenho visto tanta coisa e muitas vezes de pessoal "encartado"...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

LVirtual Escreveu: 27 fev 2017, 12:37 pois, isso eu sei.
eu nunca gostei muito de misturar "agua em uso" com circuitos electricos acima de 48 volts...
com 48 volts sera mais dificil morrer num lençol de agua.

sempre me fez impressao ver o terra de instalaçoes electricas residencias ligado a canalizaçao de agua...
e antigamente isso era feito pelos profissionais da EDP daquela epoca...
quando começei a minha carreira profissional apanhei um choque de 380V duma maquina com que trabalhava e ainda nao me esqueci da sensaçao passadas varias decadas. e foi so na ponta do dedo, agora sendo em todo o corpo ao mesmo tempo, pois...
ainda assim prefiro gastar um pouco mais do que correr riscos desnecessarios.
como disseste antes, se o instalador escorregar 1 milimetro para fora das normas la se arranja um "penteado novo" como se dizia antigamente.

parece-me ser uma especie de roleta russa, ha muito bons profissionais como tambem ha outros que deixam demasiado a desejar...

no meu trabalho com domotica e controlo de acessos tenho visto tanta coisa e muitas vezes de pessoal "encartado"...
Se antigamente faziam isso para criar uma rede terra, usando a canalização de água como eletrodo de terra, hoje ainda se faz isso mas para criar ligações equipotenciais. Aliás, até se faz o mesmo a outras canalizações, tais como a de gás que são feitas em cobre:
canalização equipotencializada.jpg
Ver:
Ficha tecnica 20.pdf
(694.08 KiB) Transferido 143 vezes
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Uma curiosidade quanto à segurança e à proximidade dos aparelhos de aquecimento de águas com o ponto de utilização: no Japão praticamente não se vê centralização do aquecimento de águas. São os próprios aparelhos de utilização que a aquecem, eléctricamente. Isto aplica-se tanto às cabines de duche, que geralmente têm um termostato regulável para controlarmos a temperatura a que queremos tomar banho, como aos próprios lavatórios, onde a água é aquecida por trás do espelho, por exemplo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”