Ligar bomba de agua a um painel solar

zeto
Curioso
Curioso
Registado: 06 mar 2010, 10:45
Has thanked: 13 times

Ligar bomba de agua a um painel solar

Mensagem por zeto »

Boas caros amigos
Podem-me dar uma dica?
estou a construir uma pequena cascata no jardim, e queria ligar uma mini bomba de agua de 12v 1.6A direto a um painel solar sem ter de o circuito passar por uma bateria, tenho comigo 1 painel solar de 100w e um regulador de tensão,, já exprimentei em ligar a bomba direto ao painel não funciona, já exprimentei ligar a bomba ao regulador tb não funciona,,
o que é que raio faço de mal?? medi a voltagem do painel e dá-me sempre 20/21V
Obrigado
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Re: Ligar bomba de agua a um painel solar

Mensagem por fabio2gaspar »

Boas..
Mede também a corrente (de preferência em serie com a bomba), por algum motivo poderá não ser suficiente. Por vezes ter tensão não significa que tenhas a corrente necessária. Abraço
FGaspar
zeto
Curioso
Curioso

Mensagem por zeto »

Boa noite Fabio obrigado pelo comentário, é estranho porque o painel é de 100W 6.10A
Se a bomba só consome 1.6A, não chega a 20W,, porque é que a corrente não é suficiente??
Se dizes para medir a corrente em serie com a bomba, podes explicar melhor como o fazer??
Obrigado e um abraço
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Zeto, tenha em atenção que a bomba é de 12 volts e o painel foto voltaico, e não solar, fornece-lhe quase o dobro!

Cps
A. Castro
zeto
Curioso
Curioso

Mensagem por zeto »

Boas CF, sim eu sei que fornece quase o dobro, mais uma razão e por isso mesmo a bomba era para funcionar e até tendência em a bomba queimar, mas o problema é que a bomba não quer girar além de ser nova e exprimentei numa bateria e aqui funciona lindamente,
Qual será o problema
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Talvez a polaridade...
E os 20/21 Volts que o painel lhe dá é em vazio ou quando alimenta um receptor, por exemplo, essa bomba?
Cps
A. Castro
zeto
Curioso
Curioso

Mensagem por zeto »

Sim è em vazio, ou seja tenho o painel exposto ao sol meço o mesmo o + e - dos dois fios que veêm do painel, da-me sempre entre 19/20/21V
Ligo ai a bomba a esses fios aonde medi e nepias
é esquesito não é??
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

O painel não tem intensidade (amperes) suficiente para a bomba.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zeto
Curioso
Curioso

Mensagem por zeto »

Boas mário
Tenho 6.1A, por norma era para ter amperes suficientes visto que a bomba consome 1.6A
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Has thanked: 83 times
Been thanked: 49 times
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

essas indiçaoes do painel solar sao nos melhores momentos de sol, nunca sao constantes. nem a tensao nem os amperes.
e os valores sao sempre em vazio. o que mede é apenas a queda de tensao entre os pinos do painel fotovoltaico. por isso esses paineis precisam sempre de ter uma bateria e um regulador/carregador de bateria.
A potencia real so estará usavel tendo a bateria ligada no circuito.
pelo que sei, quem vende os paineis fotovoltaicos tambem vende os reguladores/carregadores dos paineis. convem que o regulador seja compativel com o painel.
Um painel fotovoltaico nao é propriamente igual a uma pilha comum, por isso nunca é ligado directo á carga.

Os reguladores tem la a indicaçao nos terminais onde deve ligar a bateria e o painel e a carga a alimentar.

tem aqui um exemplo duma instalaçao dessas:
http://www.marla.pt/imagens/12v10A.pdf
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por fabio2gaspar »

O melhor é investires numa bateria de 12V7Ah tipo as usadas nas UPS (15€) + regulador de carga e ficas com o problema resolvido. Segues o esquema dado pelo LVirtual e de certeza que vai funcionar.
FGaspar
zeto
Curioso
Curioso

Mensagem por zeto »

Boas, o problema não é o caso de investir numa bateria que por a caso já tenho uma de encomenda de 70Ah para este efeito, o que me dá cabo do cerébro e o que me errita mais é que um gajo compra um painel de 100W/ 6A dá por esta porcaria 200€, por norma era para funcionar direto com uma mini bomba de 12-24V 1.6A.
oviamente que a bomba ligado a uma bateria e regulador funciona lindamente, o problema é que a vida de uma bateria não é assim por ai além, e não queria comprar bateria de 2/3 em 2/3 anos,
o meu objetivo seria mesmo ligar a bomba direta ao painel quando houve-se sol ou claridade
a bomba funcionava, ao por do sol a bomba oviamente que desligava,,
exprimentei com outra bomba de 12v 800ma nem assim esta merda do painel tem capacidade,,,, um painel que mede 1.40m por 0.60m
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Os painéis têm curvas relativas à tensão-corrente e à potência-tensão, depois de analisares esses 2 gráficos vais chegar à conclusão do porquê de a bomba não funcionar ligada directamente ao painel.
zeto
Curioso
Curioso

Mensagem por zeto »

Sim certo até ai tudo bem, explique-me então por favor, aqueles sets que compramos por exemplo no ebay por 100/200€ dependendo do tamanho, que veêm completos prontos a funcionar e não trazem bateria nem regulador apenas trazem um painel de 25/50/W/ bomba e um repuxo e fucionam lindamente durante todo o dia,, sei porque já tive um....???????
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Pelo motivo que já referi, curvas tensão-corrente e potência-tensão. Podes ligar um conjunto de lâmpadas ao painel e conseguires que as mesmas acendam, ainda que com uma luminosidade variável, ou que nem sequer acendam como é o caso da bomba que ligas.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”