Boa tarde a todos,
Venho aqui pedir a vossa opinião sobre um tranformador. Tenho um transformador antigo na qual pretendo fazer uma fonte de alimentação mas surgiu uma duvida, que foi saber ao certo qual a corrente máxima no secundário.
A entrada no primário é de 230V e a corrente medida foi de 130mA o que dá uma Potência de 30VA, no secundário tenho uma tensão de saída de 13,7V, fazendo as contas tenho no secundário 2,2A ou cerca de 2A contando com 10% de perdas.
O que acho estranho é que o enrolamento no secundário tem uma secção de 8mm2, o que acho exagerado para uma corrente de 2,2A. Gostaria de saber o vosso parecer.
Obrigado a todos..!
Saber a Corrente Máx. de saída Transformador
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 23 fev 2017, 15:42
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Re: Saber a Corrente Máx. de saída Transformador
Você está a medir a corrente com o transformador em vazio, veja lá se tem alguma etiqueta com mais alguns dados, se não vai ser difícil saber ao certo qual a corrente máxima do transformador no seu máximo de carga.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 23 fev 2017, 15:42
Boa tarde,
Pois o transformador parece ser de boa qualidade mas já deve ter uns 30anos e como tal se já teve as caracteristicas as mesmas já desapareceram com o tempo, daí ser didficil saber ao certo a corrente máxima de saida.
Pois o transformador parece ser de boa qualidade mas já deve ter uns 30anos e como tal se já teve as caracteristicas as mesmas já desapareceram com o tempo, daí ser didficil saber ao certo a corrente máxima de saida.
-
- Curioso
- Registado: 14 jan 2016, 20:15
- Been thanked: 1 time
Boa noite.
Há um ensaio que se faz nos transformadores trifásicos, ensaio em curto circuito que consiste em ligar ao primário uma tensão igual à de saída do transformador, isto é, o transformador é de 30 Kv no primário e sai no secundário 400 V então liga-se 400 V ao primário e une-se as três pontas de saída do secundário e mede-se a corrente eléctrica em cada saída o que nos dá a corrente de funcionamento do transformador se não for igual nas três saídas é porque esse enrolamento está com defeito. Neste caso é ligar 12 V alternos no primário e unir as duas pontas do secundário e medir a corrente talvez dê para ficar com uma ideia. Se isto não se poder fazer desculpem a minha ignorância.
Há um ensaio que se faz nos transformadores trifásicos, ensaio em curto circuito que consiste em ligar ao primário uma tensão igual à de saída do transformador, isto é, o transformador é de 30 Kv no primário e sai no secundário 400 V então liga-se 400 V ao primário e une-se as três pontas de saída do secundário e mede-se a corrente eléctrica em cada saída o que nos dá a corrente de funcionamento do transformador se não for igual nas três saídas é porque esse enrolamento está com defeito. Neste caso é ligar 12 V alternos no primário e unir as duas pontas do secundário e medir a corrente talvez dê para ficar com uma ideia. Se isto não se poder fazer desculpem a minha ignorância.
Manuel Simões
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O teste de curto circuito dos transformadores não é feito dessa forma. É aplicar uma tensão no primário, de forma que a corrente do secundário seja a nominal, quando as pontas do secundário apenas têm como carga um amperímetro... A regra de ser a tensão nominal do secundário, não acredito que seja assim linear.Manuel Simoes Escreveu: 09 mar 2017, 21:56 Boa noite.