Remodelação

Responder
pc76
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 mar 2016, 23:57

Remodelação

Mensagem por pc76 »

Boa tarde,
Pretendo fazer uma mini remodelação na casa e gostaria de pedir uma ajuda da vossa parte.
Pretendia acrescentar 4 circuitos ( 2 circuitos com fio de 6mm2 + 2 circuitos com fios de 2,5mm2) ao quadro electrico que se encontra na sala.
Para isso estou a considerar passar os fios/cabos abrindo um roço do QE até a um caixote de pladur com focos que tenho à volta da sala (+/- 1 metro de comprimento), prosseguir pelo interior do caixote de pladur até à entrada nas outras divisões (+/- 15 metros com dois cantos de 90 graus) e daqui por calha técnica até ao local final.
Ora as minhas dúvidas são:
1 – Tentar colocar tubos anelados desde o QE até às outras divisões, ficando estes “soltos” no interior do caixote e enfiar fios e qual o diâmetro dos tubos, ou;
2 – colocar os tubos anelados apenas do QE até ao início do caixote de pladur (+/- 1 metro) e usar cabos pelo interior do caixote.
No caso dos cabos, qual a melhor solução? Utilizar cabo XV ou cabo flexível FVV? Ou outro?
Penso que com um cabo flexível seria mais fácil mas não sei se será mais apropriado.
Sei que com cabos ou tubos soltos não é a solução mais profissional, mas queria evitar de abrir roços pela casa toda mas tentando cumprir com normas técnicas e sobretudo segurança.
Agradeço desde já a vossa ajuda.
pc76
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Remodelação

Mensagem por pc76 »

Boa noite
Em relação a este assunto será que alguém me podia informar qual o melhor cabo a usar?
XV, fvv ou outro?
Agradecia a vossa ajuda.
Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode usar qualquer um dos cabos, uma vez que os vai entubar, e calhas técnicas.

pc76 Escreveu: 21 fev 2017, 22:17 Boa noite
Em relação a este assunto será que alguém me podia informar qual o melhor cabo a usar?
XV, fvv ou outro?
Agradecia a vossa ajuda.
Obrigado
Cpts.
Energy
pc76
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por pc76 »

Muito obrigado pela ajuda.