A minha duvida é a seguinte, um (aquecedor de agua eletrico) tipo a que vou deixar em imagem, dará para duches??
Seria para usar em um WC, já que este se encontra um tanto afastado do esquentador a GÁS.
Sem mais o meu obrigado.

zito123 Escreveu: 20 fev 2017, 20:08 Boas amigos.
A minha duvida é a seguinte, um (aquecedor de agua eletrico) tipo a que vou deixar em imagem, dará para duches??
Seria para usar em um WC, já que este se encontra um tanto afastado do esquentador a GÁS.
Sem mais o meu obrigado.
![]()
LVirtual Escreveu: 27 fev 2017, 09:14 esse tipo de aparelhos para aquecer a agua do banho será seguro? Sim, são seguros desde que sejam homolgados/certificados para isso e o instalador cumpra a legislação em vigor, para a instalação deste tipo de equipamentos. Um milímetro fora destas recomendações, estamos a falar de máquinas de assar porcos na vertical...
Nao havera a hipotese de com um usso excessivo para o qual nao foi pensado começar a dar passagem de corrente à massa rapidamente?
Usar o aparelho para aquecer a agua duma torneira para lavar as maos é um uso muito curto de um ou dois minutos e apenas meia duzia de vezes ao dia se tanto.
Para tomar banho a utilizaçao é bastante maior em termos de minutos ao dia. Logo a vida util do isolamento das resistencias tambem vai reduzir-se.
~Penso que nao será por acaso que pelo menos por cá se usa mais outro tipo de aparelhos ate mais baseados em gás ou caldeiras electricas concebidas precisamente para estarem ligadas bastante mais tempo sendo instaladas em locais mais secos.
Porque esse aparelho para ser util num banho tera que estar instalado perto do chuveiro, senao a agua arrefece pelo caminho. Numa casa de banho e durante um banho o ambiente está super humido. Daí ja ha muito tempo ser obrigatorio tomadas e interruptores bastante mais protegidos nas casas de banho...
![]()
Este tipo de equipamentos são muito utilizados em climas quentes (por várias razões: esquentadores são caros, o gás canalizado não existe, engarrafado limitado à confecção de alimentos, medo de utilização de equipamentos que usam chama, etc, etc). Mas uma das razões que prolifera é de que o delta t é mais baixo do que no clima europeu, logo a energia a fornecer é mais baixa. Mas já vi instalado numa pensão na Irlanda do norte...LVirtual Escreveu: 27 fev 2017, 10:44 nelmindo, neste caso em concreto que achas?
as utilizaçoes sao diferentes e as homologaçoes tambem devem ter alguma diferença ou nao?
pois, é por causa do receio da maquina de assar é que eu fiz a pergunta anterior...![]()
Se antigamente faziam isso para criar uma rede terra, usando a canalização de água como eletrodo de terra, hoje ainda se faz isso mas para criar ligações equipotenciais. Aliás, até se faz o mesmo a outras canalizações, tais como a de gás que são feitas em cobre:LVirtual Escreveu: 27 fev 2017, 12:37 pois, isso eu sei.
eu nunca gostei muito de misturar "agua em uso" com circuitos electricos acima de 48 volts...
com 48 volts sera mais dificil morrer num lençol de agua.
sempre me fez impressao ver o terra de instalaçoes electricas residencias ligado a canalizaçao de agua...
e antigamente isso era feito pelos profissionais da EDP daquela epoca...
quando começei a minha carreira profissional apanhei um choque de 380V duma maquina com que trabalhava e ainda nao me esqueci da sensaçao passadas varias decadas. e foi so na ponta do dedo, agora sendo em todo o corpo ao mesmo tempo, pois...
ainda assim prefiro gastar um pouco mais do que correr riscos desnecessarios.
como disseste antes, se o instalador escorregar 1 milimetro para fora das normas la se arranja um "penteado novo" como se dizia antigamente.
parece-me ser uma especie de roleta russa, ha muito bons profissionais como tambem ha outros que deixam demasiado a desejar...
no meu trabalho com domotica e controlo de acessos tenho visto tanta coisa e muitas vezes de pessoal "encartado"...