Instalação trifásica, separação de fases???

Responder
pnuqui
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 ago 2016, 09:42

Instalação trifásica, separação de fases???

Mensagem por pnuqui »

Bom dia,
Espero que me possam ajudar.
Tenho uma vivenda com quadro eléctrico trifásico. tenho as fases as 3 fases ligadas aos Disjuntores todos através de um "pente".

A minha dúvida é, se não era preferível separar as fases para que não ocorresse sobrecarga e me dispare o disjuntor "principal" quando ligo várias máquinas??? Ou isso não vai ter influência porque a energia final vai ser sempre a mesma e a única solução é aumentar a potência deste disjuntor não diferencial da EDP???

Muito Obrigado

Pedro Martins
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Re: Instalação trifásica, separação de fases???

Mensagem por aureliocoimbra »

3 fases em shunt :?: :?: e o quadro não se queixa :?: :?:
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
pnuqui Escreveu:Bom dia,
Tenho uma vivenda com quadro eléctrico trifásico. tenho as fases as 3 fases ligadas aos Disjuntores todos através de um "pente".
A minha dúvida é, se não era preferível separar as fases para que não ocorresse sobrecarga e me dispare o disjuntor "principal" quando ligo várias máquinas??? Ou isso não vai ter influência porque a energia final vai ser sempre a mesma e a única solução é aumentar a potência deste disjuntor não diferencial da EDP???
Muito Obrigado
Pedro Martins
Chama um electricista para que ele meça a corrente em cada fase, verificar se estão equilibradas e a acção a ser tomada.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Só estás alimentado por uma fase embora a instalação seja trifásica é isso? Possivelmente terás de pedir um aumento de potência.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

Eu vou ter que começar a dar injecções. :)
pnuqui
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 ago 2016, 09:42

Mensagem por pnuqui »

Boas,

obrigado pela tentativa de ajuda,

tenho as 3 fases com energia, que saem do disjuntor não diferencial da EDP, cada uma delas vão para o disjuntor de 300mA, e saem respectivamente 3 fases, estas fases vão os disjuntores de 16, uma para o 1º a outra para o 2º e a terceira para o 3º, a unir estes disjuntores e os restantes tenho um pente que une os 13 disjuntores desta fila. Noutra fila tenho os de 10 com o mesmo sistema.

A questão é: Não deveria as fases estarem separadas para o consumo de cada fase estar equilibrado???

Luís não me parece que seja boa opção começares a dar injecções, mas posso-te dar umas luzes :D :D :D

Muito obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Quando existem instalações trifásicas, devemos deixar o máximo possível as fases equilibradas, nem sempre é possível, seja porque a instalação foi feita na construção e não se tinha conhecimento dos equipamentos ou porque o regime de trabalho dos equipamentos é demasiado inconstante e imprevisível.

Para o teu caso recomendo chamares alguém que perceba do assunto e que te faça uma análise à instalação de forma a deixar as fases mais equilibradas.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

A menos que tenhas a alimentar aos disjuntor mono lado a lado com pente monofásico haverá desequilibro, mas se o pente é trifásico, em termos de distribuição será igual à distribuição fio a fio.
bruno.r.maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mar 2013, 11:44
Been thanked: 1 time

Mensagem por bruno.r.maia »

Convém ter as 3 fases o mais distribuídas possivel. Assim, e caso pretendas acrescentar algum circuito corres menos risco da fase nao aguentar
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por aureliocoimbra »

Com uma fotografia entendia-se melhor
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade como diz o velho ditado " uma imagem vale mais do que mil palavras" talvez uma imagem, ou várias imagens desses Q.E ilustrem melhor o que vai descrevendo, ou o que está pensando fazer.
Cpts.
Energy
maut
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 fev 2017, 01:58

Mensagem por maut »

opa galera, sou novato aqui na comunidade, estou na area a 5 anos, fiz tecnico basico, como todos sabe, a cada dia, e um aprendizado, creio que nunca vamos saber de tudo, espero ajudar e ser ajudado, pelos colegas de profissao.

na minha opiniao, nao a necessidade de se fazer a troca, do pente por fiacao, o pente trifasico, vai fazer a mesma funcao da fiacao,
agora, o que pode desbalancear a rede e nos disjuntores que vai estar no KDC, se os disjuntores nao for todos trifasico, pode se fazer a distribuicao de carga entre os disjuntores trifasico, bifasico e monofasico, e claro que mesmo assim corre o risco de alguma fase esta com uma % de carga maior. alem disto, temos que ver a carga que se vai utilizar naquele circuito, seja trifasico, bifasico ou monofasico.
rmcs
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2007, 14:53
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por rmcs »

O melhor é chamar um electricista de forma a verificar a correcta distribuição das fases pelos circuitos de maior potência.
Com uma pinça amperimetrica irá medir fase a fase com o máximo de equipamento ligado, principalmente as máquinas de roupa, placa, forno, termoacomulador, ac,... E caso haja folga em alguma fase, fará a troca. Mesmo que o limitador de potência nunca tenha desligado, é aconselhável equilibrar o quadro eléctrico. E aproveite e peça para reapertar todo o quadro. (é algo que faço, independentemente se o cliente me pede ou não)
elecited
Curioso
Curioso
Registado: 09 out 2016, 15:57
Been thanked: 3 times

Mensagem por elecited »

caro Pedro,

são sintomas de mal dimensionamento de potência.
perante uma tipologia trifásica a distribuição das potências de consumo é importantíssimo.
quando falta o equilíbrio uma das fases entra sobrecarga e o limitador de potência dispara para proteger os condutores/instalação.

1º passo: com uma fase ligada de cada vez faz soma as potências de consumo associadas. percorre todas e anota qual está a funcionar.
2º passo: se encontrar discrepâncias nas somas tente passar algumas máquinas para as fases com menor valores.
3º passo: se a soma de potências ultrapassar o valor indicado no limitador de potência: é necessário aprender a gerir os consumos de forma a impedir que ultrapassem o calor indicado no limitador - aqui já tem o consumo de cada máquina.

talvez exista a possibilidade de juntar as potências das três fases numa só, ou seja, passar para uma tipologia monofásica.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

pnuqui Escreveu: 03 ago 2016, 10:01 Bom dia,

Muito Obrigado

Pedro Martins
Boas
Como a maioria do pessoal entendido deve saber, o pente referido, será um pente trifásico. :)
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”