Ramal e contagem para instalação em quadro de passeio

Responder
torrado
Curioso
Curioso
Registado: 09 ago 2009, 01:47
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Ramal e contagem para instalação em quadro de passeio

Mensagem por torrado »

Caros,

Estou a projetar algumas elevatórias cuja instalação se resume a um quadro de passeio (2 portas) e um poço de bombagem, alimentadas em BT.
A portinhola sendo obrigatória poderá ficar dentro deste quadro de passeio?
O contador ficará tb dentro do QPasseio que contará com um visor...

Tendo em conta a altura do Quadro de Passeio (750mm) há algumas distâncias mínimas que não se conseguem respeitar.

Alguem tem experiência neste tipo de instalações?

Cps
Nuno Torrado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal e contagem para instalação em quadro de passeio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O que já tenho feito é um murete para embutir as diversas caixas, com dimensão para alojar a caixa de portinhola, caixa de contador e caixa de Quadro Elétrico, tudo isto com os devidos IP/IK e não há problemas com a Inspeção.

Um dos problemas ao utilizar o armário, poe-se na altura do contador, em que tal altura mínima do visor do contador deve estar no mínimo a 1 metro de altura, logo se o armário só tem 750mm, começa logo aqui uma não conformidade, que pode tentar contornar junto da EDP.

De resto dentro do armário utilizava uma das portas para a portinhola e a outra para o Q.E da bombagem.
Pode colocar esta questão do contador no armário à EDP e ver o que lhe dizem, e fazer o mesmo em relação ao Q.E na Certiel, e assim ficará seguro de que depois não vai ter problemas com a fiscalização,

torrado Escreveu: 21 jan 2017, 19:30 Caros,

Estou a projetar algumas elevatórias cuja instalação se resume a um quadro de passeio (2 portas) e um poço de bombagem, alimentadas em BT.
A portinhola sendo obrigatória poderá ficar dentro deste quadro de passeio?
O contador ficará tb dentro do QPasseio que contará com um visor...

Tendo em conta a altura do Quadro de Passeio (750mm) há algumas distâncias mínimas que não se conseguem respeitar.

Alguem tem experiência neste tipo de instalações?

Cps
Nuno Torrado
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”