Segundo a legislação existente( Decreto regulamentar n.º31/83 de 18 de Abril), "O técnico responsável pela exploração deverá inspeccionar a instalação eléctrica com a frequência exigida pelas características da exploração, no mínimo 2 vezes por ano, a fim de proceder às verificações , ensaios e medições regulamentares."
A quando do preenchimento do modelo e por ser novato fiquei com algumas incertezas, que passo a mencionar.
1- Subestações, posto de transformação e de corte:
1.1- Ensaios e medições:
1.1.1 e 1.1.2- Resistência de terra de protecção e terra de serviço - Uso uma pinça de medição de terra quando não tenho possibilidade de desligar a alimentação, quando faço estas medições em intervenções/manutenções que requerem o corte de energia efetuo a medição através do método voltamperimétrico.
1.1.3 - Resistência de isolamento da instalação de baixa tensão - efectuo esta medição com o medidor da resistência de isolamento entre o seccionador de entrada no QGBT e o secundário do transformador.
1.1.4 - Acidez e rigidez dos oleos ou outros dieletricos dos transformadores e aparelhos - Este valor é obtido dos resultados das analises de oleos.
1.1.5 - factor de potencia - Valor retirado do controlador da bateria de condensadores.
Alguém faz este processo de maneira diferente?
Para não alargar o tópico apenas faço referencia ao ponto 1, abrirei outro tópico para outros pontos em concreto.
Cumprimentos,
Preenchimento Modelo 937 Capitulo 1
-
- Curioso
- Registado: 14 set 2016, 09:23
Preenchimento Modelo 937 Capitulo 1
Última edição por ivosaraujo em 16 jan 2017, 17:34, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Re: Preenchimento Modelo 937.
ivosaraujo Escreveu: 11 jan 2017, 15:05 Bom dia,
Assumi à pouco tempo à responsabilidade pela exploração das instalações eléctricas.
Segundo a legislação existente( Decreto regulamentar n.º31/83 de 18 de Abril), "O técnico responsável pela exploração deverá inspeccionar a instalação eléctrica com a frequência exigida pelas características da exploração, no mínimo 2 vezes por ano, a fim de proceder às verificações , ensaios e medições regulamentares."
A quando do preenchimento do modelo e por ser novato fiquei com algumas incertezas, que passo a mencionar.
1- Subestações, posto de transformação e de corte:
1.1- Ensaios e medições:
1.1.1 e 1.1.2- Resistência de terra de protecção e terra de serviço - Uso uma pinça de medição de terra quando não tenho possibilidade de desligar a alimentação, quando faço estas medições em intervenções/manutenções que requerem o corte de energia efetuo a medição através do método voltamperimétrico.
1.1.3 - Resistência de isolamento da instalação de baixa tensão - efectuo esta medição com o medidor da resistência de isolamento entre o seccionador de entrada no QGBT e o secundário do transformador.
1.1.4 - Acidez e rigidez dos oleos ou outros dieletricos dos transformadores e aparelhos - Este valor é obtido dos resultados das analises de oleos.
1.1.5 - factor de potencia - Valor retirado do controlador da bateria de condensadores.
Alguém faz este processo de maneira diferente?
Para não alargar o tópico apenas faço referencia ao ponto 1, abrirei outro tópico para outros pontos em concreto.
Cumprimentos,
Penso que o método da pinça de medição de terras apenas mede corretamente quando temos várias malhas. O método mais correto é sempre o de queda de tensão mas nem sempre é possível colocar as estacas. A pinça pode dar resultados errados já que caso não exista malhas vai dar um valor muito baixinho mas errado. Confirmam?
-
- Curioso
- Registado: 12 mai 2008, 22:25
Re: Preenchimento Modelo 937 Capitulo 1
Alguém sabe se já entrou em vigor aquela legislação que obriga o Responsável Técnico em ter o seguro de responsabilidade civil?
Onde posso adquirir os cartões de registo de valores que normalmente estão localizados nos PTs?
Cumprimentos
Jorge Moreira
Onde posso adquirir os cartões de registo de valores que normalmente estão localizados nos PTs?
Cumprimentos
Jorge Moreira
Jorge Moreira