Olá amigos!
Tenho uma TV LCD já com muitos anos que nunca deu problema mas agora tem um interessante.
A porta HDMI não funciona muito bem. Quando se liga algo por essa porta ela ela demora uns segundos a detectar, e depois está 1 ou 2 minutos com imagem e som intermitentes, nunca estável. Passados esses poucos minutos, de um momento para o outro a ligação fica estável durante horas até desligar.
Não é do cabo (vários) nem mau contacto porque mexer no cabo nada ajuda. Parece quase que a ficha precisa de "aquecer" um bocado. Estou um bocado confuso porque não sei por onde começar aqui porque nunca troquei uma ficha HDMI e parece tudo normal lá.
Obrigado!
Problema electrico LCD
Re: Problema electrico LCD
Algum tempo à volta disto acho que dei com o problema. As ligações pareciam ok, e nada de soldas parecia mal. Achei que o problema podia estar no chip HDMI. Apontei-lhe o secador com ar quente, como se fosse "reballing" a um processador e em poucos segundos a imagem estabilizou logo! Portanto o problema está mesmo no chip. Parece-me é que daqui a algum tempo vai voltar ao mesmo.
O que é uma chatice porque 1-o chip não tenho como mudar em casa, 2- não deve ser fácil arranjar quem o faça, 3- não deve ser fácil arranjar só o chip!, 4- uma board nova também não é fácil de arranjar. Custa-me começar a pensar numa TV nova só por causa do chip HDMI
Alguém já solucionou algo do género?
EDITADO: O efeito só dura enquanto a TV está ligada. Se desligar e passar, por exemplo meia hora, volta ao estado inicial. Mas 5 segundos de ar quente e estabiliza durante toda a sessão.
O que é uma chatice porque 1-o chip não tenho como mudar em casa, 2- não deve ser fácil arranjar quem o faça, 3- não deve ser fácil arranjar só o chip!, 4- uma board nova também não é fácil de arranjar. Custa-me começar a pensar numa TV nova só por causa do chip HDMI

Alguém já solucionou algo do género?
EDITADO: O efeito só dura enquanto a TV está ligada. Se desligar e passar, por exemplo meia hora, volta ao estado inicial. Mas 5 segundos de ar quente e estabiliza durante toda a sessão.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Tenho um problema semelhante com um TV LCD de 1,4m..., mas neste caso é não ligar...
Não sei como solucionar.
Há 3 anos atrás apareceu-me um problema também da mesma natureza (esperar que aqueça...) numa câmara HD da Canon. Só ao fim de 10min a 15min ligada, é que podia começar a gravar para o SD. Se não esperasse, a câmara congelava e só reiniciava à bruta (tirando a bateria). Depois de aquecida, já funcionava normal. O que significava que nunca tinha a máquina disponível para começar a gravar quando queria, após um pausa grande e significava também que se tivesse a preocupação de ligar com antecedência, era 15min de bateria deitada fora..., numa bateria que durava 50min...
Segundo a canon, era motherboard nova... uns 250€+mão de obra, numa câmara que tinha custava 200€ usada no mercado Ebay e Olx...
Não sei como solucionar.
Há 3 anos atrás apareceu-me um problema também da mesma natureza (esperar que aqueça...) numa câmara HD da Canon. Só ao fim de 10min a 15min ligada, é que podia começar a gravar para o SD. Se não esperasse, a câmara congelava e só reiniciava à bruta (tirando a bateria). Depois de aquecida, já funcionava normal. O que significava que nunca tinha a máquina disponível para começar a gravar quando queria, após um pausa grande e significava também que se tivesse a preocupação de ligar com antecedência, era 15min de bateria deitada fora..., numa bateria que durava 50min...
Segundo a canon, era motherboard nova... uns 250€+mão de obra, numa câmara que tinha custava 200€ usada no mercado Ebay e Olx...
Nesse caso acho ainda mais bicudo porque trabalhar numa TV grande sempre é mais fácil que num aparelho pequeno. Já estive a pensar e vou tentar arranjar uma pistola de ar quente e tentar remediar o problema. Se conseguir que o chip ou qualquer ponta de solda "fria" nas ligações do chip fiquem boas, à partida, o problema resolve.nelmindo Escreveu:Tenho um problema semelhante com um TV LCD de 1,4m..., mas neste caso é não ligar...
Não sei como solucionar.
Se alguém já tiver feito algo do género agradeço dicas!
- MARCUS10001
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 set 2009, 21:11
Por vezes o problema é devido a soldas frias e uma boa tentativa é com pistola de ar quente só é preciso cuidado para não mexer o chip. Quando uma tv led ou lcd não liga um dos problemas comuns costuma ser a fonte de alimentação, a minha sugestão: retirar a tampa e verificar os condensadores se apresentam alguma alteração visível tipo inchado ou abaulado.