ligação equipotencial

Responder
land
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

ligação equipotencial

Mensagem por land »

Boa noite e boas festas e um excelente 2017 a todos.

Tenho uma duvida a qual passo a explicar.
Numa casa de banho com janelas de alumínio ,a ligação equipotencial (ligação do condutor de proteção ao corpo da janela) poderá ser retirada da alimentação de estores 1,5mm.(pelo que percebi não ,mas tb não percebo pq não!)
E sendo feita esta mesma ligação em condutor de 4mm, este pode ser fixado na própria argamassa debaixo dos azulejos e sairá de onde?? Da Tomada do wc por ex , 2,5mm? .

E que na ficha tecnica certiel 20, e na secçaõ 701 do R.T.i.E.B.T diz : devem ser ligados entre outros :

aros metalicos das portas e janelas por se encontrarem em contato com elementos metalicos da construção .(isto no meus caso não é verdade, a aplicação da janela e sobre argamassa e não tem qualquer contacto metalico com a construção.

Opiniões são bem vindas.

Obrigado
josé :V
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: ligação equipotencial

Mensagem por joao-pt »

A CERTIEL diz que a ligação equipotencial destina-se a interligar todos os elementos condutores situados nos volumes 1, 2 e 3:
-Canalizações metálicas (água fria e quente, saneamento, aquecimento ambiente, gás, etc.)
-Corpos dos equipamentos sanitários metálicos
-Caixilharias metálicas
-Condutores de protecção

A ligação do conjunto equipotencial à terra de protecção é efectuada a partir de um ponto disponível dos condutores de protecção já existentes nos volumes atrás referidos. Nesta situação, evita-se a instalação de um condutor de protecção suplementar para ligação do conjunto equipotencial ao barramento de terra do quadro de entrada.

Condutores:
-Cor: verde–amarelo
-Tipos de condutores: H07V-U, H07V-R, H07V-K
-Secções mínimas: 2,5 mm2 com protecção mecânica (tubos, perfis, calhas) / 4 mm2 sem protecção mecânica (fixação directa nas paredes)

Ligação equipotencial:
-Deve ser ligada a um condutor de protecção, em regra no interior da casa de banho
-Não é necessário que seja visível em todo o percurso, mas as ligações devem ser acessíveis

Deixo ainda uma nota, se no caixilho não for garantida continuidade entre ele (soldadura, por exemplo) então é necessário fazer o shunt entre cada ponto do caixilho de forma a isto ser garantido.
land
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por land »

Boas joão

obrigado pela resposta , contudo a minha opinião é que pelo menos no caso que falo , vou ligar uma janela de estrutura metalica colocada na argamassa sem qualquer ligação a estruturas metalicas da casa, vai passar a ter uma ligação ao condutor de terra que não esta livre de receber uma descarga de um equipamento qualquer em qualquer altura ou outro tipo de fenomeno e passar a momentaniamente a ter tensão, mas isto é a minha opinião.

ps: eu faço terras independentes das estruturas das casas novas não ligo as fundaçoes da mesma.

Obrigado
josé
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

land Escreveu:Boas joão

obrigado pela resposta , contudo a minha opinião é que pelo menos no caso que falo , vou ligar uma janela de estrutura metalica colocada na argamassa sem qualquer ligação a estruturas metalicas da casa, vai passar a ter uma ligação ao condutor de terra que não esta livre de receber uma descarga de um equipamento qualquer em qualquer altura ou outro tipo de fenomeno e passar a momentaniamente a ter tensão, mas isto é a minha opinião.

ps: eu faço terras independentes das estruturas das casas novas não ligo as fundaçoes da mesma.

Obrigado
josé
A ideia é exactamente essa, evitar que existam massas que momentaneamente possam estar sob um tensão perigosa. Se uma terra estiver devidamente executada, a tensão máxima que irá aparecer nesse defeito está relacionado com o valor da terra!!! Quando mais baixa, menor o valor da tensão passível de provocar problemas ao nível da electrocussão. Sinto-me mais seguro quando essas massas estão ligadas à terra, do que não estar.
Por exemplo, nas unidades fabris é comum existirem varandas e escadas metálicas. Imagine o perigo que é não estarem equipotencializadas com a rede de terras!!!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”