Caros Colegas,
após pesquisa no fórum não consegui encontrar resposta esclarecedora à minha dúvida. É o Seguinte:
Estou a fazer um projecto de IEE constituído por 10 casas e um edifício comunitário. Existe apenas um ramal.
A lógica é a seguinte:
-Alimentação em BTE a um ARMÁRIO DE CONTAGEM INDIRECTA PARA BAIXA TENSÃO ESPECIAL (P400), que alimenta o QGE que irá alimentar 4 ADs em série, sendo que em média cada AD alimenta 4 entradas (sem contagem nem portinhola)
-Sendo as distâncias consideráveis é relevante perceber até onde posso ir em quedas de tensão.
Diria que desde a Portinhola até ao QGE 1,5%
5% da portinhola até ao circuito de uso geral (excepto iluminação).
Segue um print dos cálculos que fiz. Sendo AD, os armários, e os QG e Entradas os quadros a alimentar ao longo da instalação.
Quedas de Tensão
-
- Curioso
- Registado: 11 jun 2015, 10:59
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 4 times
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Re: Quedas de Tensão
Se onde diz "5% da portinhola até ao circuito de uso geral" é incluindo a canalização do circuito de tomadas, eu faço a mesma leitura.jtsilvamoura Escreveu:Caros Colegas,
após pesquisa no fórum não consegui encontrar resposta esclarecedora à minha dúvida. É o Seguinte:
Estou a fazer um projecto de IEE constituído por 10 casas e um edifício comunitário. Existe apenas um ramal.
A lógica é a seguinte:
-Alimentação em BTE a um ARMÁRIO DE CONTAGEM INDIRECTA PARA BAIXA TENSÃO ESPECIAL (P400), que alimenta o QGE que irá alimentar 4 ADs em série, sendo que em média cada AD alimenta 4 entradas (sem contagem nem portinhola)
-Sendo as distâncias consideráveis é relevante perceber até onde posso ir em quedas de tensão.
Segue um print dos cálculos que fiz. Sendo AD, os armários, e os QG e Entradas os quadros a alimentar ao longo da instalação.
-
- Curioso
- Registado: 11 jun 2015, 10:59
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 4 times
Re: Quedas de Tensão
Obrigado Luis,luisilva78 Escreveu:Se onde diz "5% da portinhola até ao circuito de uso geral" é incluindo a canalização do circuito de tomadas, eu faço a mesma leitura.jtsilvamoura Escreveu:Caros Colegas,
A lógica é a seguinte:
alguém tem uma leitura diferente ou informação adicional/complementar?
Com um abraço,
Cumprimentos,
JM