Quedas de Tensão

Responder
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Has thanked: 15 times
Been thanked: 4 times

Quedas de Tensão

Mensagem por jtsilvamoura »

Caros Colegas,

após pesquisa no fórum não consegui encontrar resposta esclarecedora à minha dúvida. É o Seguinte:

Estou a fazer um projecto de IEE constituído por 10 casas e um edifício comunitário. Existe apenas um ramal.

A lógica é a seguinte:

-Alimentação em BTE a um ARMÁRIO DE CONTAGEM INDIRECTA PARA BAIXA TENSÃO ESPECIAL (P400), que alimenta o QGE que irá alimentar 4 ADs em série, sendo que em média cada AD alimenta 4 entradas (sem contagem nem portinhola)

-Sendo as distâncias consideráveis é relevante perceber até onde posso ir em quedas de tensão.

Diria que desde a Portinhola até ao QGE 1,5%
5% da portinhola até ao circuito de uso geral (excepto iluminação).

Segue um print dos cálculos que fiz. Sendo AD, os armários, e os QG e Entradas os quadros a alimentar ao longo da instalação.
Anexos
QT.PNG

Cumprimentos,
JM
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Re: Quedas de Tensão

Mensagem por luisilva78 »

jtsilvamoura Escreveu:Caros Colegas,

após pesquisa no fórum não consegui encontrar resposta esclarecedora à minha dúvida. É o Seguinte:

Estou a fazer um projecto de IEE constituído por 10 casas e um edifício comunitário. Existe apenas um ramal.

A lógica é a seguinte:

-Alimentação em BTE a um ARMÁRIO DE CONTAGEM INDIRECTA PARA BAIXA TENSÃO ESPECIAL (P400), que alimenta o QGE que irá alimentar 4 ADs em série, sendo que em média cada AD alimenta 4 entradas (sem contagem nem portinhola)

-Sendo as distâncias consideráveis é relevante perceber até onde posso ir em quedas de tensão.

Segue um print dos cálculos que fiz. Sendo AD, os armários, e os QG e Entradas os quadros a alimentar ao longo da instalação.
Se onde diz "5% da portinhola até ao circuito de uso geral" é incluindo a canalização do circuito de tomadas, eu faço a mesma leitura.
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Has thanked: 15 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por jtsilvamoura »

luisilva78 Escreveu:
jtsilvamoura Escreveu:Caros Colegas,

A lógica é a seguinte:

Se onde diz "5% da portinhola até ao circuito de uso geral" é incluindo a canalização do circuito de tomadas, eu faço a mesma leitura.
Obrigado Luis,

alguém tem uma leitura diferente ou informação adicional/complementar?

Com um abraço,

Cumprimentos,
JM
Adam
Curioso
Curioso
Registado: 21 dez 2014, 18:15
Has thanked: 6 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Adam »

Relembro que se o fornecimento vier de PT os valores são outros.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”