Boa tarde, tenho uma dúvida que é muito simples de tirar, mas que me faz uma confusão enorme.
Conheço apenas a potencia que um inversor trifásco injeta num quadro elétrico de uma rede trifásica.
Preciso de determinar a secção de um cabo de cobre que liga o inversor e o quadro.
Como calculo a corrente? Através desta formula? P=1.73*U*I*cos(fi)?? Qual o valor de U a usar? 400 ou 230?
Isto para muitos é básico, mas sempre tive esta duvida...
Obrigado desde já.
Determinar corrente através da potencia?!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 ago 2016, 18:11
- Has thanked: 1 time
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Re: Determinar corrente através da potencia?!
Se o sistema é trifásico, o U deve ser 400V. Se precisar de saber o porquê, o que lhe posso dizer é que a fórmula não está completa. O que deveria estar escrito era:littlejonny17 Escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida que é muito simples de tirar, mas que me faz uma confusão enorme.
Conheço apenas a potencia que um inversor trifásco injeta num quadro elétrico de uma rede trifásica.
Preciso de determinar a secção de um cabo de cobre que liga o inversor e o quadro.
Como calculo a corrente? Através desta formula? P=1.73*U*I*cos(fi)?? Qual o valor de U a usar? 400 ou 230?
Obrigado desde já.
P=1.73*U_L*I_L*cos(fi)
onde:
I_L é a corrente na linha
U_L é a tensão na linha
consegue provar-se que a tensão na linha é, para qualquer sistema trifásio (seja qual seja a forma de ligação) a tensão na linha é 400V (ou melhor 398,37V).
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 ago 2016, 18:11
- Has thanked: 1 time
Alguém mais me confirma que é a tensão a usar para os calculos da corrente é 400V?
Obrigado!
Obrigado!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
se o circuito é trifasico...no calculo usa-se a tensão composta...neste caso se é em Portugal e na rede publica será 400V
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 mar 2012, 11:40
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 16 times
Boas, quando temos raíz três na fórmula = 1,73 logo estamos a falar no sistema trifásico = 400 Voltslittlejonny17 Escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida que é muito simples de tirar, mas que me faz uma confusão enorme.
Obrigado desde já.
pela formula tiramos para a corrente I = Potência a dividir / 1,73 X Uc x I x cos (fi)
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Não estou a ver de onde vem essa lógica!alucas Escreveu: Boas, quando temos raíz três na fórmula = 1,73 logo estamos a falar no sistema trifásico = 400 Volts
pela formula tiramos para a corrente I = Potência a dividir / 1,73 X Uc x I x cos (fi)
"quando temos na fórmula 1,73 LOGO estamos a falar no sistema trifásico"?
Porquê?
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 mar 2012, 11:40
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 16 times
Lembre-se que P=U.I.cos fi - Se for circuito trifásico multiplique por (raiz de 3 = 1,73) e UC (tensão composta) =400 Voltsluisilva78 Escreveu:Não estou a ver de onde vem essa lógica!alucas Escreveu: Boas, quando temos raíz três na fórmula = 1,73 logo estamos a falar no sistema trifásico = 400 Volts
"quando temos na fórmula 1,73 LOGO estamos a falar no sistema trifásico"?
Porquê?
ou seja: P = raíz de 3 .U.I.cos fi (não consigo inserir o simbolo de raíz 3)