Desenhadores/Projectistas em vias de extinção

Responder
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Desenhadores/Projectistas em vias de extinção

Mensagem por amoreira »

Nos últimos anos tenho assistido a um fenómeno relativamente á contratação pelas empresas onde tenho passado em que estas deixaram de contactar os chamados desenhadores/projectistas e passaram a contratar preferencialmente engenheiros para 1º emprego e depois colocam-nos a fazer para além das suas funções também o trabalho do desenhador, ou seja faz tudo.

E o que a mim me parece estranho é que a aceitação destas funções para eles (Engenheiros) é bem aceite
o que leva cada vez mais as empresas a apostarem na contratação destes em detrimento dos projectistas, pois em alguns casos o salário entre ambos não difere muito.

Qual é a vossa opinião em relação a este assunto?
Algum de vocês convive com esta realidade?
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Narciso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 mai 2008, 18:48

Re: Desenhadores/Projectistas em vias de extinção

Mensagem por Narciso »

amoreira Escreveu:Nos últimos anos tenho assistido a um fenómeno relativamente á contratação pelas empresas onde tenho passado em que estas deixaram de contactar os chamados desenhadores/projectistas e passaram a contratar preferencialmente engenheiros para 1º emprego e depois colocam-nos a fazer para além das suas funções também o trabalho do desenhador, ou seja faz tudo.

E o que a mim me parece estranho é que a aceitação destas funções para eles (Engenheiros) é bem aceite
o que leva cada vez mais as empresas a apostarem na contratação destes em detrimento dos projectistas, pois em alguns casos o salário entre ambos não difere muito.

Qual é a vossa opinião em relação a este assunto?
Algum de vocês convive com esta realidade?
Boas.
Eu não lido com essa realidade, mas só demonstra o estado precário do emprego em Portugal. Aceita-se algumas coisas pq não está fácil achar trabalho. E de modo alguma profissão de Eng. Electrotécnico é das piores...
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Por acaso já tinha reparado nisso, sou Desenhador/Projectista a tirar a licenciatura em Eng. Elect. E trabalho num gabinete de projectos e em casa. Deparo que em muitos ateliers existem muitos eng. e muitos poucos Desenhador, parece que querem extinguir mais uma profissão.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

concordo
elektron21
Curioso
Curioso
Registado: 24 jan 2008, 15:05

Mensagem por elektron21 »

cada vez mais as pessoas têm de ser polivalentes e neste caso os eng. electrotecnicos têm de saber desenhar por isso é que se têm cadeiras de desenho em eng. electrotecnica.
ricc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jul 2008, 17:12

Mensagem por ricc »

Tenho um bacharelato em Eng.Electrotécnica e tive a trabalhar num gabinete de projectos como desenhador/projectista, acho que é óbvio que as empresas aproveitam a oferta em termos de trabalhadores com formação superior, sendo q esses trabalhadores constituem mais valias para as empresas, e é como diz o elektron21, nós bachareis, recebemos formação em termos de desenho precisamente para podermos "pegar" num projecto do principio ao fim. Se eu tivesse um gabinete de projectos também apostaria em Eng.Técnicos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”