Substituição de bomba , e que só funciona em Estrela

Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Substituição de bomba , e que só funciona em Estrela

Mensagem por Pedro Mihuel »

Boa tarde:

Tive que substituir uma bomba de circulação de ventiloconvectores, a bomba nova (Grundfos NB 32-200/176 A F A BAQ, não é exactamente a bomba instalada, mas só varia nos diâmetros) ainda estava dentro da caixa de cartão de origem á dois anos.Foi portanto, decidido substituir a velha pela nova, porque a velha parece que perdia agua por varios sitios.

Na primeira intervenção,
Tirei as 3 chapas dos shunts que vinham na caixa de ligações do motor e liguei o U V W á placa de bornes U1 V1 W1 respectivamente e X Y Z á placa de bornes U2 V2 W2 (como está na foto) e respectivo ensaio.
O arranque em Y correu bem mas quando entrava o Δ o motor fazia um ruído que parecia falta de fase, e eu desligava no comando do quadro.
Troquei mais algumas vezes os fios na bomba,mais uns ensaios e antes que queima-se algo decidi deixar ligado em Y.

Na segunda intervenção, já com a ajuda de um colega também com alguma experiência neste tipos de ligações.
Substituiu-se o relé temporizado por outro usado que estava em funcionamento.(não percebi o porquê dessa decisão), mais uns ensaios, mais umas trocas de fios no motor e tudo na mesma. Agora é que vem a parte interessante, levantamos todos os fios do motor e ligamos conforme tínhamos visto em um esquema da net, ao ensaiar-mos...BUM... :cry: uma faisca bem forte que até destemperou o estator na parte de cima do motor.Um dos enrolamentos deu uma descarga na massa? Depois do susto liga-mos o motor só em Δ e mais um ensaio, desta vez o motor funcionava quase impecavelmente,mas deitava muito fumo, consumia 90A (corrente nominal 12A) e desarmava o térmico regulado para 12A ao fim de 4 segundos, mas não fazia nenhum ruído fora do normal.
Sendo assim lá ficou ele outra vez a trabalhar em Y.

Na terceira intervenção, foram lá o meu chefe e o chefe do meu chefe.
Medimos a resistência do motor, entre fases e fases á massa e o valor das resistências eram todas próximas do infinito (achei estranho que depois do primeiro estoiro ainda dar medidas próximas de infinito).(tenho pouca experiência com o Mega)
Resumidamente, eles mudaram 2 fases á entrada do contactor de linha com o de Δ umas 3 vezes ...mas numa destas trocas de fases deixaram as pontas do x y z levantadas e ... BUM... :oops: ainda conseguiram fazer um estoiro maior que o anterior, ficando a cheirar a cablagem ou cobre queimado, mas nada de cheiro a bobinagem queimada(cheiro muito característico)

Perguntas:
Que se passa com o motor quando entra em Δ?
Fiz bem as medidas com o megaohmímetro?
Porquê 90A quando ligado em Δ?

Obrigado a todos
Anexos
POTENCIA.jpg
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Substituição de bomba , e que só funciona em Estrela

Mensagem por Mário »

Boas

De tudo o que descreveste digo que a bomba é de 400V em estrela, porque é que ligaste em triangulo?
A chapa diz triângulo?
Se é triângulo, a construção do triângulo está bem feita?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso

Sim é uma bomba Y Δ ,tanto na chapa de características como por dentro da tampa dos terminais do motor tenho essas informações.
3 x 220-240 D/380-415 Y V

Se o Δ está bem feito??? Bem, aquela instalação já passou por muitas mãos, já muitos curiosos passaram por lá. Nos últimos anos acho somos a 4 ª (SMP,Sistavac,Upk e agora nós)

Assumi que estava bem construído o Δ.
Acho que vou refazer aquilo tudo de novo, ou pelo menos confirmar.

E com o megaohmímetro , é normal dar medições próximas do infinito mesmo depois de um estoiro de uma fase á massa destemperando o estator?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Mensagem por luisilva78 »

Pedro Mihuel Escreveu:Sim é uma bomba Y Δ ,tanto na chapa de características como por dentro da tampa dos terminais do motor tenho essas informações.

Se o Δ está bem feito??? Bem, aquela instalação já passou por muitas mãos, já muitos curiosos passaram por lá. Nos últimos anos acho somos a 4 ª (SMP,Sistavac,Upk e agora nós)

E com o megaohmímetro , é normal dar medições próximas do infinito mesmo depois de um estoiro de uma fase á massa destemperando o estator?
Eu li o post original ontem à noite e achei tdo o que era descrito muito estranho. Por este ultimo post penso que percebi porquê.
Se a chapa de características diz "3 x 220-240 D", não quer dizer que para ligar este motor em triângulo a tensão composta deve ser entre 220V e 240V? Se é assim, respondendo à pergunta realizada pelo Mário:
Mário Escreveu: (...)
De tudo o que descreveste digo que a bomba é de 400V em estrela, porque é que ligaste em triangulo?
A chapa diz triângulo?
(...)
a resposta é: Não!
No nosso sistema de tensões, a tensão composta é de 400V (aproximadamente). Assim, para poder ligar esse motor em triângulo tinha que ter na chapa "3 x 380-415 D".
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Pelo que está escrito essa bomba só pode ser ligada em estrela!
Para ser ligada em triangulo SÓ com variador de velocidades monofásico à entrada e saída trifásica 230V; ou em trifásica 230V, o que nao é o caso em Portugal.
Qualquer técnico olharia para a chapa de caracteristicas do motor da bomba antes de a ligar e de certeza chegaria à mesma conclusão!
Quanto aos "estouros" que a bomba já sofreu, de certeza que a saúde dela já não será das melhores... bobinada para trifásico 230V injectam-lhe 400V ( em triangulo).
Cps
A. Castro
Pedro Mihuel Escreveu:Sim é uma bomba Y Δ ,tanto na chapa de características como por dentro da tampa dos terminais do motor tenho essas informações.

Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Pedro Mihuel"

Quando chegas a uma instalação, nunca a dês como boa! Mais ainda sendo a 3ª ou 4ª mão a fazer intervenção.
Neste caso, a substituição de uma bomba, tem haver com caudais e pressão. Se a bomba "nova dentro da embalagem" não é igual há que está avariada, pode não ser a indicada para o serviço.
Se tens as bombas a funcionar com estrela-triangulo, é normal (se houver muitas paragens) que as fugas de liquido comessem a aparecer pelo empanque.

Quando se instala um motor, Tem que se verificar sempre a chapa das características.

Com o mega, dizeres que está no infinito, não dizes aquase nada, porque é importante a tensão que usas no teste.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso

Mário Escreveu:Boas "Pedro Mihuel"

Quando chegas a uma instalação, nunca a dês como boa! Mais ainda sendo a 3ª ou 4ª mão a fazer intervenção.
Neste caso, a substituição de uma bomba, tem haver com caudais e pressão. Se a bomba "nova dentro da embalagem" não é igual há que está avariada, pode não ser a indicada para o serviço.
Se tens as bombas a funcionar com estrela-triangulo, é normal (se houver muitas paragens) que as fugas de liquido comessem a aparecer pelo empanque.

Quando se instala um motor, Tem que se verificar sempre a chapa das características.
Ok obrigado pelos conselhos.

Com o mega, dizeres que está no infinito, não dizes aquase nada, porque é importante a tensão que usas no teste.
A tensão de medida foi 1000V/color]
Ainda assim, segunda feira vou tentar tirar umas fotos da bomba que saiu e confirmar a chapa de características da instalada, já estou com duvidas do que escrevi anteriormente.
Vou confirmar isto.3 x 220-240 D/380-415 Y V

Cump.
Mário
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso

Confirma-se. :oops:

A bomba é para ser ligada em Y , 3 x 220-240 D/380-415 Y V.
"Para ser ligada em triângulo SÓ com variador de velocidades monofásico à entrada e saída trifásica 230V" Por CF,Lda.
Para pôr um variador de velocidades monofasico, tenho que ter em consideração:
Potencia.
Corrente nominal?
E mais o quê?
O MX2 da omron daria para esta situação?

"Com o mega, dizeres que está no infinito, não dizes aquase nada, porque é importante a tensão que usas no teste."Por Mario
Usei o megaohmimentro na escala de 1000V! Quando é que se usa a escala de 500V?

Quando ligo a bomba em estrela tenho uma pressão de 2,5 a 2 bar quando penso que deveria ter mais de 4bar.
Mas quando inverto o chiller para quente o mesmo manometro passa para os 8 bar! Estranho?
Anexos
IMG_20161122_190546.jpg
IMG_20161122_190519.jpg
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Tens que saber qual as características da que saiu, e a que está agora.

500V usa-se em motores antigos.

Cump.
Mário
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

porque será que esta bomba (1kW) tem de ter arranque estrela / triângulo?

Ohmico
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Mensagem por macpat »

Esta bomba é de 3kW e não 1kW, de todas as maneiras não é necessário o arranque Y/D para estas potências mas também não sabemos o que estava lá antes para tentar perceber a necessidade deste tipo de arranque.

A não ser, aqui posso estar a dizer uma grande barbaridade, corrijam-me se necessário, que tenham feito este tipo de arranque para que o cabo de alimentação do quadro da bomba pudesse ser de menor secção.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

macpat Escreveu:Esta bomba é de 3kW e não 1kW, de todas as maneiras não é necessário o arranque Y/D para estas potências mas também não sabemos o que estava lá antes para tentar perceber a necessidade deste tipo de arranque.

A não ser, aqui posso estar a dizer uma grande barbaridade, corrijam-me se necessário, que tenham feito este tipo de arranque para que o cabo de alimentação do quadro da bomba pudesse ser de menor secção.

Boas,

tem razão, trata-se de 3 e não de 1, vou mudar de óculos, obrigado pela correcção.

De qualquer modo a pergunta está na mesma válida.

Ohmico
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por Electro 99 »

Bom dia,

Julgo que até 5 CV (ou 5 kW, não estou certo), não é necessário arranque em estrela/triângulo.

Nesses casos o motor pode trabalhar sempre em estrela.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Electro 99 Escreveu:Bom dia,
Julgo que até 5 CV (ou 5 kW, não estou certo), não é necessário arranque em estrela/triângulo.
Nesses casos o motor pode trabalhar sempre em estrela.
Tenta explicar o que escreveste.

Cump.
Mário
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por Electro 99 »

Realmente não está certo que está escrito.

Até 5 CV (ou 5 kW, não estou certo), pode ter arranque directo, sem necessidade de estrela/triângulo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”