Diferencial não desarma no botão teste
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Diferencial não desarma no botão teste
Diferencial trapolar 63 A não desarma no botão teste.
O mesmo está alimentado.
Que medições faço para ter a certeza que o diferencial não está avariado ou que tenho algum problema com neutro ou terras?
O mesmo está alimentado.
Que medições faço para ter a certeza que o diferencial não está avariado ou que tenho algum problema com neutro ou terras?
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Re: Diferencial não desarma no botão teste
Tem algum fio de terra ligado ao diferencial? Alguma vez ligou algum fio de terra a algum diferencial? Já viu algum fio de terra ligado a algum diferencial?Pedro Mihuel Escreveu:Diferencial trapolar 63 A não desarma no botão teste.
O mesmo está alimentado.
Que medições faço para ter a certeza que o diferencial não está avariado ou que tenho algum problema com neutro ou terras?
Veja como funciona o botão de teste do diferencial:

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Re: Diferencial não desarma no botão teste
Muito obrigado pela atenção
Tem algum fio de terra ligado ao diferencial? não
Alguma vez ligou algum fio de terra a algum diferencial? não.
Já viu algum fio de terra ligado a algum diferencial? não.
Mas o diferencial desarma quando temos uma passagem á massa!
Ora, os motores por exemplo estão ligados á terra, e se uma das fases faz uma descarga á terra por baixo isolamento o diferencial desarma!
Porquê???
Não consigo interpretar ao certo as imagens que colocou.
Se o botão de teste não funciona o problema deve ser do aparelho. Pois deve ser, mas gostava de ter a certeza para não correr o risco de fazer o cliente pagar por um diferencial e a avaria persistir!
Tem algum fio de terra ligado ao diferencial? não
Alguma vez ligou algum fio de terra a algum diferencial? não.
Já viu algum fio de terra ligado a algum diferencial? não.
Mas o diferencial desarma quando temos uma passagem á massa!
Ora, os motores por exemplo estão ligados á terra, e se uma das fases faz uma descarga á terra por baixo isolamento o diferencial desarma!
Porquê???
Não consigo interpretar ao certo as imagens que colocou.
Se o botão de teste não funciona o problema deve ser do aparelho. Pois deve ser, mas gostava de ter a certeza para não correr o risco de fazer o cliente pagar por um diferencial e a avaria persistir!
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Re: Diferencial não desarma no botão teste
Boas
Se o ID desarmar quando existe uma passagem à terra, é porque está a cumprir a sua função, caso assim não fosse não serviria para nada a sua instalação, e o utente da instalação poderia levantar os pés do chão ao tocar nas partes metálicas do motor.
Se o ID não desarma ao pressionar o botão de teste, e estiver bem ligado de acordo com o esquema, não faltando nenhuma das fases no mesmo, tudo indica que o ID já se foi, e precisa substituir por novo.
Se o ID desarmar quando existe uma passagem à terra, é porque está a cumprir a sua função, caso assim não fosse não serviria para nada a sua instalação, e o utente da instalação poderia levantar os pés do chão ao tocar nas partes metálicas do motor.
Se o ID não desarma ao pressionar o botão de teste, e estiver bem ligado de acordo com o esquema, não faltando nenhuma das fases no mesmo, tudo indica que o ID já se foi, e precisa substituir por novo.
Pedro Mihuel Escreveu:Muito obrigado pela atenção
Tem algum fio de terra ligado ao diferencial? não
Alguma vez ligou algum fio de terra a algum diferencial? não.
Já viu algum fio de terra ligado a algum diferencial? não.
Mas o diferencial desarma quando temos uma passagem á massa!
Ora, os motores por exemplo estão ligados á terra, e se uma das fases faz uma descarga á terra por baixo isolamento o diferencial desarma!
Porquê???
Não consigo interpretar ao certo as imagens que colocou.
Se o botão de teste não funciona o problema deve ser do aparelho. Pois deve ser, mas gostava de ter a certeza para não correr o risco de fazer o cliente pagar por um diferencial e a avaria persistir!
Cpts.
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Re: Diferencial não desarma no botão teste
O Dispositivo Diferencial (pode ser interruptor ou disjuntor) funciona medindo as correntes que o atravessam e desarmando no caso da sua soma não ser nula. Se considerar-mos um dispositivo com dois pólos (monofásico) a corrente da fase segue num sentido e a corrente do neutro segue no sentido contrário, sendo assim a sua soma é zero. Quando há um defeito numa instalação, por exemplo num motor, como a carcaça está ligada à terra, há uma passagem de corrente para a carcaça, que possua vez conduz para o condutor de terra e este envia-a para fora da instalação. Como esse condutor não passa no toro de medição do dispositivo diferencial, este dispositivo "vê" a corrente de fase maior que a corrente do neutro (porque parte da corrente que entra pela fase está a sair pelo condutor de protecção que não atravessa o dispositivo diferencial) e desta forma provoca o desarme do dispositivo diferencial.
Quando se carrega no botão de teste do dispositivo diferencial, a corrente passa também apenas num sentido no toro de medição, conforme mostra a imagem seguinte:
Sendo assim quando o botão de teste não funciona, das duas uma. Ou o botão não está fisicamente a fechar o circuito de teste (e o aparelho está estragado), ou qualquer coisa mal ligada (que provoque que a corrente não circule como mostra a figura anterior). Se os fios estão bem ligados, se tem corrente à entrada do aparelho (e portanto se os circuito a jusante funcionam) e o botão de teste não funciona, isso quer dizer que o botão não está a fechar o circuito e por isso o aparelho está danificado.
Quando se carrega no botão de teste do dispositivo diferencial, a corrente passa também apenas num sentido no toro de medição, conforme mostra a imagem seguinte:
A corrente (ou melhor parte dela) que entra no toro de medição passa pela resistência e pelo botão de teste e regressa ao neutro, mas esse retorno não passa pelo toro de medição. Como a corrente que entra no toro não é igual à que sai, o disjuntor dispara.
Sendo assim quando o botão de teste não funciona, das duas uma. Ou o botão não está fisicamente a fechar o circuito de teste (e o aparelho está estragado), ou qualquer coisa mal ligada (que provoque que a corrente não circule como mostra a figura anterior). Se os fios estão bem ligados, se tem corrente à entrada do aparelho (e portanto se os circuito a jusante funcionam) e o botão de teste não funciona, isso quer dizer que o botão não está a fechar o circuito e por isso o aparelho está danificado.
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Re: Diferencial não desarma no botão teste
luisilva78
Muito obrigado pela explicação.
...a corrente da fase segue num sentido e a corrente do neutro segue no sentido contrário,...
Ou seja,
Posso medir com a pinça amperimetrica os dois condutores de cada vez e comparar correntes? A escala seria em mA? Seria uma medição conclusiva?
Ou usar uma lâmpada incandescente fazendo o mesmo que o botão de teste? Ligando um dos fios da lâmpada á saida da fase e o outro fio á entrada do neutro? Fazendo no fundo o que está na imagem a verde.
Muito obrigado pela explicação.
...a corrente da fase segue num sentido e a corrente do neutro segue no sentido contrário,...
Ou seja,
Posso medir com a pinça amperimetrica os dois condutores de cada vez e comparar correntes? A escala seria em mA? Seria uma medição conclusiva?
Ou usar uma lâmpada incandescente fazendo o mesmo que o botão de teste? Ligando um dos fios da lâmpada á saida da fase e o outro fio á entrada do neutro? Fazendo no fundo o que está na imagem a verde.
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Re: Diferencial não desarma no botão teste
Não sei se estou a entender a pergunta. Se o que está a perguntar é medir enquanto carrega no botão de teste, está-me a parecer difícil (principalmente se o interruptor desarmar). Se no circuito não tiver mais nada ligado, a escala será "mA", por outro lado, se tiver equipamentos ligados na instalação a escala terá que ser "A", mas haverá uma diferença entre a corrente da fase e do neutro (essa sim na ordem dos "mA"). O que deveria fazer é o que faz o próprio aparelho diferencial, ou seja, medir ao mesmo tempo a corrente no condutor de fase e do condutor de neutro abraçando com a pinça os dois condutores ao mesmo tempo. Aí sim pode usar a escala "mA".Pedro Mihuel Escreveu: (...)
Posso medir com a pinça amperimetrica os dois condutores de cada vez e comparar correntes? A escala seria em mA? Seria uma medição conclusiva?
(...)
Gostei desta! Pode fazer essa experiência e aí sabe logo se o diferencial trabalha ou não. Apenas precisa de tomar atenção à lâmpada que escolhe (tem que consumir o suficiente para activar o dispositivo diferencial).Pedro Mihuel Escreveu: (...)
Ou usar uma lâmpada incandescente fazendo o mesmo que o botão de teste? Ligando um dos fios da lâmpada á saida da fase e o outro fio á entrada do neutro? Fazendo no fundo o que está na imagem a verde.
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Re: Diferencial não desarma no botão teste
Boas,
Para testar o referido também pode usar uma lâmpada de incandescência, 60 ou 100W, ligando-a entre uma das fases, a jusante do ID, e a terra.
Ohmico
Para testar o referido também pode usar uma lâmpada de incandescência, 60 ou 100W, ligando-a entre uma das fases, a jusante do ID, e a terra.
Ohmico
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Re: Diferencial não desarma no botão teste
Pode funcionar mas é preciso ter atenção à sensibilidade do Dispositivo Diferencial. Se o Dispositivo Diferencial for de 500mA nenhuma das duas lâmpadas funciona. Se for de 300mA só funciona com a de 100W. Se for de 30mA aí sim, pode utilizar qualquer uma das duas.ohmico Escreveu:Boas,
Para testar o referido também pode usar uma lâmpada de incandescência, 60 ou 100W, ligando-a entre uma das fases, a jusante do ID, e a terra.
Ohmico
P = V x I <=> I = P / V
para P = 100W => I = 100 / 230 = 435 mA
para P = 60W => I = 60 / 230 = 261 mA
Re: Diferencial não desarma no botão teste
Antes de substituíres, desliga todas as saídas desse diferencial e faz novamente o teste, este desligar é mesmo desligar, se possível até desligas na saída do diferencial.