Calculo de Secção

Responder
lucn
Curioso
Curioso
Registado: 25 out 2015, 05:18
Has thanked: 2 times

Calculo de Secção

Mensagem por lucn »

Como posso calcular
S: secção do condutor em mm²
γ: conductividade do cobre
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Re: Calculo de Secção

Mensagem por luisilva78 »

A área de secção de qualquer superfície quadrada é calculada multiplicando o lado do quadrado por si próprio. Se a secção for circular basta multiplicar o raio por si próprio e multiplicar o resultado por 3,14.
A condutividade é o inverso da resistividade. Consegue obter em tabelas o valor da resistividade do cobre. Para calcular a condutividade basta dividir 1 pelo valor da resistividade.

Parece-me que não deve ser isto que queria saber, por isso o melhor é explicar melhor o que quer.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

luisilva78 Escreveu:A área de secção de qualquer superfície quadrada é calculada multiplicando o lado do quadrado por si próprio. Se a secção for circular basta multiplicar o raio por si próprio e multiplicar o resultado por 3,14.
A condutividade é o inverso da resistividade. Consegue obter em tabelas o valor da resistividade do cobre. Para calcular a condutividade basta dividir 1 pelo valor da resistividade.

Parece-me que não deve ser isto que queria saber, por isso o melhor é explicar melhor o que quer.
Cuidado com o cálculo das secções dos condutores a partir do seu diâmetro (ou outra forma, dependendo da figura geométrica da secção transversão da alma condutora).

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=2981
http://www.voltimum.pt/artigos/artigos- ... tes-porque
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

nelmindo Escreveu:
luisilva78 Escreveu:A área de secção de qualquer superfície quadrada é calculada multiplicando o lado do quadrado por si próprio. Se a secção for circular basta multiplicar o raio por si próprio e multiplicar o resultado por 3,14.

Cuidado com o cálculo das secções dos condutores a partir do seu diâmetro (ou outra forma, dependendo da figura geométrica da secção transversão da alma condutora).

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=2981
http://www.voltimum.pt/artigos/artigos- ... tes-porque
Não fazia ideia! Obrigado pela dica.
lucn
Curioso
Curioso

Mensagem por lucn »

Para calcular a secção nâo temos que saber distância e a queda de tensão ? Talvez mais alguma coisa que eu não sei ?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

lucn Escreveu:Para calcular a secção nâo temos que saber distância e a queda de tensão ? Talvez mais alguma coisa que eu não sei ?
Pois, isso não é calcular a secção, isso é dimensionar um cabo. Para isso precisa saber qual é o material do condutor, qual é o material do revestimento, saber qual é a forma com está instalado o cabo e precisa de saber qual vai ser a corrente que irá estar a percorrer o cabo. Também é importante saber qual será a temperatura ambiente. Sabendo estes valores consegue saber quais os caos que poderá utilizar. Posteriormente deve calcular as protecções a aplicar ao cabo.
A partir daqui deverá verificar qual a queda de tensão e se esse valor está de acordo com o estabelecido nos regulamentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

lucn Escreveu:Para calcular a secção nâo temos que saber distância e a queda de tensão ? Talvez mais alguma coisa que eu não sei ?
Várias coisas:
Por exemplo, a secção mínima depende do fim dado à instalação. Não adiantar dizer que 1,5mm2 serve, se a legislação obrigar a utilizar 2,5mm2.
Depende do tipo de instalação eléctrica (se à vista, se entubada, por ex.)
Depende do material usado nos condutores (se alumínio, se cobre, por ex.)
Depende do material utilizado para isolar os condutores (se PVC, se PEX, por ex.)
Depende do dispositivo de proteção escolhido (se disjuntor, se fusíveis, por ex.)
Assim de rajada, lembrei-me destas.
lucn
Curioso
Curioso

Mensagem por lucn »

Podem colocar a formula?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

lucn Escreveu:Podem colocar a formula?
Para o dimensionamento do condutor não há fórmulas, mas sim tabelas (o valores retirados das tabelas podem ser corrigidos utilizando fórmulas, mas não me parece que seja isso que esteja a ser pedido). Para a queda de tensão, há uma fórmula e pode ser vista por exemplo aqui:
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100

Penso que era bastante mais fácil (para todos) se colocasse a pergunta de forma clara em vez de andar com rodeios.
lucn
Curioso
Curioso

Mensagem por lucn »

Imagem

S: secção do condutor em mm²
I: intensidade de corrente de cada lâmpada --> Ilâmpada = Plâmpada/U = 150/230 = 0,65 A cosφ = 1 (salvo outra indicação do fabricante)
n: número de receptores --> 20
L: longitude da linha até ao último receptor --> 14 + 19 x 6 = 128 m
L1: longitude da linha até ao primeiro receptor --> 14 m
γ: conductividade de Cu a 90 ºC --> 45,5 m/(Ω∙mm²)
ΔU: queda de tensão máxima admissível em V --> 3% de 230 V --> 0,03 x 230 = 6,9 V

Imagem

Então podes me explicar este calculo por favor
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Esse cálculo "tenta" dimensionar a secção de um condutor através do método da queda de tensão. Digo "tenta" porque o faz considerando a corrente máxima no ponto médio do circuito e deveria estar a considerar o ponto mais afastado.
Basicamente é utilizada é a mesma fórmula que é indicada no link que forneci, mas não é considerada a reactância do cabo (sendo assim, lambda é zero e produto de lambda por L e por sen(phi) também é zero). Outra alteração que tem a fórmula é que em vez de o cálculo ser feito com IB é feito com o número de receptores multiplicado pela corrente que cada um consome. Também é utilizado o valor da condutividade em vez do da resistividade. Esta fórmula utiliza o valor da queda de tensão em valor absoluto em vez de utilizar o valor em percentagem. Como disse no início utiliza o comprimento médio do circuito em vez de utilizar o comprimento total.
Duvido que isto forneça um valor adequado, o entanto, mesmo assim deve ser feita no final a verificação da corrente admissível e o dimensionamento das protecções.
Tenho dúvidas que a fórmula tenha sido retirada de bibliografia portuguesa, uma vez que a fórmula aceite em Portugal (publicada nos documentos oficiais da Certiel e da DGEG) é a que consta no link que forneci.
lucn
Curioso
Curioso

Mensagem por lucn »

Desde já muito obrigado pelo esclarecimento.
Na citação que fiz não é comprimento medio porque diz o seguinte:
L: longitude da linha até ao último receptor --> 14 + 19 x 6 = 128 m
Sendo que 128 m é o ponto mais afastado.
Peço desculpa não me explicar da melhor maneira, mas de alguma forma estava com rodeios.

Obrigado
Cumps
bruno.r.maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mar 2013, 11:44
Been thanked: 1 time

Mensagem por bruno.r.maia »

Usa o ficheiro anexo. Pode ser útil
Anexos
cc.xls