Agradeço ajuda no seguinte:
Tenho uma MLL Siemens já com uns bons anos de trabalho, mas só agora apresenta um defeito que faz disparar o interruptor de protecção diferencial de 30 mA do quadro geral. Isto só acontece depois da máquina ter terminado o ciclo completo da lavagem da loiça, umas vezes no imediato, outras vezes alguns minutos depois de ela própria se ter desligado. Só consigo rearmar o int. dif. depois de desligar a MLL da tomada de corrente, pelo que agradeço a vossa ajuda. Cumprimentos.
Máquina lavar loiça dispara int. dif. 30mA
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Re: Máquina lavar loiça dispara int. dif. 30mA
Isso quer dizer que a máquina está velha e que algum isolamento está defeituoso. Não tenho experiência a reparar máquinas desse género, mas eu diria que o problema está relacionado com o fim o ciclo de lavagem, por exemplo, com a luz que indica essa situação (não sei que mais acontece no fim do ciclo de lavagem).
Acontece antes ou depois do ciclo de secagem? A máquina tem algum indicação (lâmpada) para fim de ciclo completo?
Acontece depois do ciclo de secagem ter terminado. Relativamente às lâmpadas, quando a máquina inicia a lavagem (quando eu a ligo), acendem duas lâmpadas: a que indica máquina ligada e a que indica máquina a lavar, a qual se mantém acesa até ao final da secagem, ficando depois acesa a outra que indica que a máquina está ligada e só se apaga pela abertura da porta ou no botão de arranque da máquina.
Já agora, imediatamente após terminar o ciclo e o diferencial disparar, depois de rearmar o diferencial dá para iniciar um novo ciclo de lavagem ou o diferencial dispara logo?
Efectivamente o diferencial dispara logo a seguir e só consigo rearmá-lo desligando a máquina da tomada de corrente.
Não tendo mais dados, arrisco-me a dizer que deverá existir uma fuga à terra pelos condutores. O disparo só acontece depois de algum aquecimento dos condutores que por problemas no isolamento fazem passagem à terra. Já agora, trocando o equipamento para outra tomada mantém-se o disparo? Se sim, o problema poderá ficar resolvido com a substituição do cabo de alimentação da máquina.
Penso que a sua dedução de fuga à terra poderá estar correcta, tanto que hoje a minha mulher fez uma coisa que normalmente não faz, ou seja, imediatamente no fim da secagem e fim de ciclo (luz respectiva apagada), abriu a porta da máquina e logo saiu todo vapor para o exterior e o int. diferencial já não disparou. Ora isto quer dizer que se o vapor e o respectivo calor permanecer mais alguns minutos dentro da máquina o disparo do diferencial iria acontecer.
O defeito poderá ser uma passagem à terra com a permanência de calor e ou vapor... mas onde? aqui reside a dúvida. Vou começar a investigar e começo pelo cabo conforme o joao.pt sugeriu.
O defeito poderá ser uma passagem à terra com a permanência de calor e ou vapor... mas onde? aqui reside a dúvida. Vou começar a investigar e começo pelo cabo conforme o joao.pt sugeriu.