Quadro de socorro

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Quadro de socorro

Mensagem por Nelson Pinho »

Boas pessoal...
Imaginemos um local que tem tomadas normais e tomadas de socorro, que em casa de falha de energia são alimentadas por ups!
A ups estará ligada ao quadro e em caso de falha de energia continua a alimentar essas tomadas...
A minha questão é, se o quadro elétrico poderá estar dividido de forma a que apenas por exemplo um diferencial esteja alimentado pela ups ou se neste caso tem sempre de se fazer dois quadros diferentes, um para os circuitos ditos normais e outro para os circuitos de socorro?
daniel_gg91
Curioso
Curioso
Registado: 10 out 2013, 11:53
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Quadro de socorro

Mensagem por daniel_gg91 »

Boa noite, se a UPS já está a alimentar o quadro, neste caso ficará a alimentar todas os circuitos finais do Quadro.
Existe claro a possibilidade de fazer deslastre das cargas que não quer que fiquem ligadas.
Cump.
Daniel Guerreiro
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Mensagem por luisilva78 »

daniel_gg91 Escreveu:Boa noite, se a UPS já está a alimentar o quadro, neste caso ficará a alimentar todas os circuitos finais do Quadro.
Existe claro a possibilidade de fazer deslastre das cargas que não quer que fiquem ligadas.
Mas sendo assim, todo o quadro seria "quadro de socorro" e parece-me que não era essa a pergunta.
Não sei o que diz a lei (ou se há algum constrangimento legal) mas eu colocaria essa parte do quadro separada fisicamente do resto do quadro e com um inversor à entrada (para o caso da UPS falar, ou em caso de manutenção da mesma, essa secção do quadro continuar a funcionar).
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Mensagem por Nelson Pinho »

luisilva78 Escreveu:
daniel_gg91 Escreveu:Boa noite, se a UPS já está a alimentar o quadro, neste caso ficará a alimentar todas os circuitos finais do Quadro.
Mas sendo assim, todo o quadro seria "quadro de socorro" e parece-me que não era essa a pergunta.
Não sei o que diz a lei (ou se há algum constrangimento legal) mas eu colocaria essa parte do quadro separada fisicamente do resto do quadro e com um inversor à entrada (para o caso da UPS falar, ou em caso de manutenção da mesma, essa secção do quadro continuar a funcionar).
Pois Luís! Realmente não encontro nada na lei que proíba ou não... mas aqui parece me que o melhor é menos arriscado será instalar a parte este quadro, alimentado simplesmente pela ups!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

a concepção do quadro, a alimentar pela UPS , com a protecção do(s) circuitos de tomadas socorridas está relacionada com a envergadura da instalação.

Para uma UPS destinada a alimentar um grupo de tomadas, basta que se instale um pequeno quadro a jusante desta, sendo a UPS alimentada por circuito próprio no quadro de distribuição.

Ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”