estou a tirar uma formação nesta area, gostaria de saber qual o vosso feedback neste tema ou experiencia?
o objectivo seria trocar ideias...e conceitos....
brevemente colocarei a minha concepção....
deixo aqui um link .....muito incompleto.... https://en.wikipedia.org/wiki/Reliabili ... aintenance
RCM - Reliability-Centered Maintenance
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: RCM - Reliability-Centered Maintenance
Boas
Tens o TPM é identico, ou melhor complementa-se.
É substituir um momento antes da falha (falha calculada e o risco tambem).
A manutenção no seu maior desempenho, correctivas é para não haver.
Vais usar muitos equipamentos de diagnóstico, análise de vibrações, ultrasons, termografia, análise de potencia, análise de caudal de fluidos, "olhómetro" e tacto de quem faz as medições.
Cump.
Mário
Tens o TPM é identico, ou melhor complementa-se.
É substituir um momento antes da falha (falha calculada e o risco tambem).
A manutenção no seu maior desempenho, correctivas é para não haver.
Vais usar muitos equipamentos de diagnóstico, análise de vibrações, ultrasons, termografia, análise de potencia, análise de caudal de fluidos, "olhómetro" e tacto de quem faz as medições.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: RCM - Reliability-Centered Maintenance
é....achei interessante o modelo...
criação de grupos RCM...onde envolve o dono, o operador, o técnico, e um facilitador RCM.....
a unica parte que penso que poderá ter ainda alguma resistencia na sua implementação é que até aplicação de um RCM poderá demorar 2 anos um estudo.....mas gostei muito do conceito
função ---> falha --> modo de falha --> efeito da falha --> consequência da falha --> aplicação da árvore de decisões.....
em muitos casos, a manutenção/reparação não tem qualquer aplicabilidade....é trabalhar até ao abate do activo....
criação de grupos RCM...onde envolve o dono, o operador, o técnico, e um facilitador RCM.....
a unica parte que penso que poderá ter ainda alguma resistencia na sua implementação é que até aplicação de um RCM poderá demorar 2 anos um estudo.....mas gostei muito do conceito
função ---> falha --> modo de falha --> efeito da falha --> consequência da falha --> aplicação da árvore de decisões.....
em muitos casos, a manutenção/reparação não tem qualquer aplicabilidade....é trabalhar até ao abate do activo....
Jaime Reis