A mim não me parece que seja esta 2º hipótese a forma como a Certiel analisa. Penso que usa a mesma expressão independentemente de a fase ser igual ou diferente do neutro. Pelo menos nos meus projetos assim tem acontecido, mas deixa ver se mais alguém se pronuncia sobre esta situação...luisilva78 Escreveu:É verdade. Peço desculpa. Como se estava a "falar" de cabo de alumínio fiz as contas com alumínio e não reparei na indicação que o cabo era de cobre.Nelson Pinho Escreveu: mas o cabo é XAV, ou seja, de cobre...
Usando cobre em vez de alumínio dá-me também 1,11%.
Sim, mas pode fazer-se esse 2 de várias formas. Ou seja, 2x1=2, mas também se obtém o mesmo resultado fazendo 1+1=2.Nelson Pinho Escreveu: Sendo cabo de entrada não temos de ter um b=2?
Sendo assim, o que eu estou a dizer é fazer uma parte do cálculo com os valores:
b = 1
Uo = 230V
rho1 = 0,0225 Ohm mm²/m
L = 47m
S = 120mm²
IB = 145A
Neste caso a queda de tensão dá 0,556%.
Fazer outro cálculo com os valores:
b = 1
Uo = 230V
rho1 = 0,0225 Ohm mm²/m
L = 47m
S = 70mm²
IB = 145A
Neste caso a queda de tensão dá 0,952%.
O valor da queda de tensão será a soma dos dois valores obtidos, ou seja, 0,556% + 0,952% = 1,508%. Aqui está a prova que a diferença é significativa!
Queda de tensão ramal de entrada
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 5 times
Re: Queda de tensão ramal de entrada
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Para esclarecer este tema e corrigir a conclusão:
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100
Na página 7 (e seguintes) pode-se encontrar o artigo "Dimensionamento de entradas considerando a queda de tensão admissível". Neste artigo, na página 8 aparece o seguinte:
Isto quer dizer que quando as secções de neutro e fase sejam diferentes, aquela fórmula já não pode ser utilizada (pela simples razão de a fórmula entrar em linha de conta com a secção e se as secções de neutro e fase forem diferente fornecer valores errados). Sendo assim, uma maneira de calcular aquela queda de tensão é a que indico nos posts anteriores.
PS.: A fórmula que é mostrada depois do texto, como é lógico, é idêntica à que foi abordada neste tópico.
vou partilhar a newsletter da Certiel do mês de Setembro de 2016 (curiosamente o mês em que este assunto estava aqui a ser discutido), que encontrei por acaso hoje e onde se fala sobre este assunto também:Pimenta Escreveu: A mim não me parece que seja esta 2º hipótese a forma como a Certiel analisa. Penso que usa a mesma expressão independentemente de a fase ser igual ou diferente do neutro. Pelo menos nos meus projetos assim tem acontecido, mas deixa ver se mais alguém se pronuncia sobre esta situação...
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100
Na página 7 (e seguintes) pode-se encontrar o artigo "Dimensionamento de entradas considerando a queda de tensão admissível". Neste artigo, na página 8 aparece o seguinte:
Chamo a atenção para a parte onde diz: "Para canalizações em que a secção do condutor de fase seja igual à do condutor neutro".Nota: Para canalizações em que a secção do condutor de fase seja igual à do condutor neutro, as quedas de tensão podem ser determinadas a partir da expressão seguinte:
Isto quer dizer que quando as secções de neutro e fase sejam diferentes, aquela fórmula já não pode ser utilizada (pela simples razão de a fórmula entrar em linha de conta com a secção e se as secções de neutro e fase forem diferente fornecer valores errados). Sendo assim, uma maneira de calcular aquela queda de tensão é a que indico nos posts anteriores.
PS.: A fórmula que é mostrada depois do texto, como é lógico, é idêntica à que foi abordada neste tópico.
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
Que tipo de caixas são estas? Normalmente colocam as caixas junto à portinhola e ao quadro elétrico????
Alguém tem alguma gama de caixas que costume utilizar?
-
- Velha Guarda
ninguém me sabe ajudar nesta pergunta???Nelson Pinho Escreveu:Que tipo de caixas são estas? Normalmente colocam as caixas junto à portinhola e ao quadro elétrico????
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Nelson Pinho Escreveu:ninguém me sabe ajudar nesta pergunta???Nelson Pinho Escreveu:Que tipo de caixas são estas? Normalmente colocam as caixas junto à portinhola e ao quadro elétrico????
Procura por caixas de transição no catalogo da quitérios eles tem isso.
Sim tens de instalar uma junto a portinhola e contador e outra a entrada do QE.
Quanto aos cálculos da queda de tensão deixo aqui um exemplo do meu ultimo projecto que fiz, mas ainda não está aprovado!!!!
Basicamente o que fiz foi calcular a queda para o caso mais desfavorável ou seja considerei a secção do neutro, neste caso é um quadro parcial.
Estes são os cálculos que apresento na certiel e não tenho tido problemas:
exemplo
S=75kVA (trifásico)
Ib=75000/1.73x400=106A
Secção (803.5.3) (RTIEBT), pelo quadro 52-C14 método B2 (RTIEBT), encontramos o nosso Iz> Ib que vai ser Iz=233A
Uso de condutores 95 mm², se temos 3 condutores carregados o uso de, no mínimo, tubo de 110mm.
Como Ib=106A um valor acima é de In=125A, vamos ver se esta secção protege a nossa canalização:
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz
Então temos 1.45x233=338A
Na tabela de disjuntores obtemos o seguinte valor de I2=1.3x125=163A, que corresponde a um In=125A verificando as condições acima referidas:
163 ≤ 338
106 ≤ 125 ≤ 233
Vamos usar então um Disjuntor regulável com In= 125A para proteger o Q.P
A Canalização será XZ1 (frt,zh) 4x95+G50mm2/PET 110 mm
Queda de tensão
• Queda de tensão: u=3.39V, ∆u=1.27%(queda de tensão do ramal de entrada)+1.45%= 2.72%, o que verifica queda de tensão <5%, de acordo com secção 803.2.4.4.2 da R.T.I.E.B.T.
Neste caso a Queda de tensão será calculada para a secção inferior do cabo utilizado para garantirmos a situação menos favorável.
u = (2x0.0225x35x106) / 50 = 3.39 V
∆u (%) = 3.39x100 / 230 = 1.45 %
ρ – é a resistividade dos condutores á temperatura em serviço normal, isto é, 1,25 vezes a resistividade a 20 graus centigrados (0.0225W.mm²/m para o cobre e 0.036W.mm²/m para o alumínio);
∆u – é a queda de tensão relativa, expressa em percentagem;
Uo – é a queda entre fase e neutro, expressa em volts.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Técnico Dedicado
Não me parece mal para cumprir o requisito legal do 1,5%, no entanto como disse antes:eng_jersilva Escreveu: (...)
Quanto aos cálculos da queda de tensão deixo aqui um exemplo do meu ultimo projecto que fiz, mas ainda não está aprovado!!!!
Basicamente o que fiz foi calcular a queda para o caso mais desfavorável ou seja considerei a secção do neutro, neste caso é um quadro parcial.
(...)
O cabo vai ficar sobredimensionado uma vez que se está a considerar como resistência do condutor de fase, o valor de resistência do condutor do neutro (e estes valores não são iguais). No caso que o "eng_jersilva" apresenta, até correu bem porque a queda de tensão está abaixo do limite legal, no entanto se estivesse acima, teria que escolher outro cabo quando esse serve perfeitamente. Estou certo?luisilva78 Escreveu:(...) Pode fazer uma coisa intermédia (onde vai sobredimensionar muito o cabo) que é fazer o cálculo como está indicado nas folhas da Certiel mas utilizando a secção do neutro.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
Não considero que esteja sobre-dimensionado uma vez que a secção de fase, neste caso 95mm2, tem de passar primeiro pela "peneira" das condições
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz
mais concretamente a escolha do Iz que irá influenciar a secção do cabo usado na fase, só depois disto passamos para a queda de tensão e ai depois de o cabo estar escolhido podemos ou não calcular a queda para o pior caso, neste caso para o neutro. feitos os cálculos da queda para o neutro e esses não passarem, podemos sempre fazer subir a secção do neutro para a secção de fase e refazer os cálculos.
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz
mais concretamente a escolha do Iz que irá influenciar a secção do cabo usado na fase, só depois disto passamos para a queda de tensão e ai depois de o cabo estar escolhido podemos ou não calcular a queda para o pior caso, neste caso para o neutro. feitos os cálculos da queda para o neutro e esses não passarem, podemos sempre fazer subir a secção do neutro para a secção de fase e refazer os cálculos.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Técnico Dedicado
Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?eng_jersilva Escreveu:Não considero que esteja sobre-dimensionado uma vez que a secção de fase, neste caso 95mm2, tem de passar primeiro pela "peneira" das condições
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz
- eng_jersilva
- Velha Guarda
qual o método de referência que quer considerar, enterrado?luisilva78 Escreveu:Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?eng_jersilva Escreveu:Não considero que esteja sobre-dimensionado uma vez que a secção de fase, neste caso 95mm2, tem de passar primeiro pela "peneira" das condições
I2≤ 1.45 Iz
Ib ≤ In ≤ Iz
qual o tipo de isolamento do condutor, XLPE ou PVC?!
metros de cabo/condutor a usar?
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Técnico Dedicado
Conforme é dito no post, a ideia é ser tudo igual ao que está no seu exemplo, excepto a corrente, que deverão ser 112A em vez dos 106A do seu exemplo (penso que se percebia bem):eng_jersilva Escreveu:qual o método de referência que quer considerar, enterrado?luisilva78 Escreveu: Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?
metros de cabo/condutor a usar?
Sendo assim:luisilva78 Escreveu: (...) para uma situação igual à constante no seu exemplo (...)
quadro 52-C14 método B2
XZ1 (frt,zh)
L = 35 m
- eng_jersilva
- Velha Guarda
1º é importante esclarecer que os cálculos apresentados pressupõem o uso efectivo de cabo de 95mm2(pedido pela fiscalização tendo em conta um possivel aumento de potência no futuro), portanto tentou-se apenas comprovar que o cabo cumpre também os requisitos. não tendo dito isto efectivamente pode pressupor que o cabo está sobredimensionado pois para a corrente em causa podia efectivamente ter uma secção inferior!!luisilva78 Escreveu:Conforme é dito no post, a ideia é ser tudo igual ao que está no seu exemplo, excepto a corrente, que deverão ser 112A em vez dos 106A do seu exemplo (penso que se percebia bem):eng_jersilva Escreveu:qual o método de referência que quer considerar, enterrado?luisilva78 Escreveu: Sendo assim, qual seria a queda de tensão e o cabo escolhido para uma situação igual à constante no seu exemplo mas em que Ib=112A?
metros de cabo/condutor a usar?Sendo assim:luisilva78 Escreveu: (...) para uma situação igual à constante no seu exemplo (...)
quadro 52-C14 método B2
XZ1 (frt,zh)
L = 35 m
posto isto e tendo em conta o que amigo luisilva solicita
Ib=112 A
L=35 m
Iz=128
In=125
I2= 1.3x125=163
I2≤ 1.45 Iz --> 163 ≤ 187
Ib ≤ In ≤ Iz --> 112≤ 125≤ 128
logo pode ser usado Disjuntor regulável com In= 125A.
A Canalização será XZ1 (frt,zh) 4x35mm2
Queda de tensão
• Queda de tensão: u=5.04V, ∆u=1.27%(queda de tensão do ramal de entrada)+2.19%= 3.46%, o que verifica queda de tensão <5%, de acordo com secção 803.2.4.4.2 da R.T.I.E.B.T.
u = (2x0.0225x35x112) / 35 = 5.04 V
∆u (%) = 5.04x100 / 230 = 2.19 %
No caso se usássemos um cabo 3x35+16 e a queda de tensão calculada para a secção inferior do cabo utilizado para garantirmos a situação menos favorável, dava uma queda superior a 5%. logo subimos o valor de neutro chegado ao 4x35mm2.
u = (2x0.0225x35x112) / 16 = 11.025 V
∆u (%) = 11.025x100 / 230 = 4.79 %
4.79%+1.27% = 6.06%
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
boas tardes!!!
vendo este tópico, aproveito para colocar um problema que estou a ter...
tenho um ramal que entre o BTE e o QE tenho 97 metros.
a potência a alimentar são 185kVA!
Fazendo os cálculos só com um parelelo de cobre de 185mm2, enterrado diretamente no solo, que daria:
Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6
I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16
até aqui tudo bem!!! mas na queda de tensão, está o problema porque:
u = (2x0.0225x97x267,02) / 370 = 3.15 V
u(%) = 1,37%
estou a enganar-me em alguma coisa ou só mesmo com este paralelo é que consigo verificar???
Fazendo os cálculos só com um parelelo de cobre de 185mm2, enterrado diretamente no solo, que daria:
Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6
I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16
u(%) = 1,37%
estou a enganar-me em alguma coisa ou só mesmo com este paralelo é que consigo verificar???
-
- Velha Guarda
ninguém me consegue ajudar???Nelson Pinho Escreveu:boas tardes!!!
Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6
I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16
u(%) = 1,37%
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá Nelson.Nelson Pinho Escreveu:Nelson Pinho Escreveu:boas tardes!!!
Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6
I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16
u(%) = 1,37%
1) 185 kVA em BTE não ficará mais caro ao cliente do que colocar um PT de 200 kVA?
2) Se colocares PT a regra dos 1,5% desaparece, pois a canalização entre o QGBT (PT) e o Q.E. não está abrangida pelas RTIEBT, mas sim pelo RSRDEE, ou seja, 5% de qdt.
3) Para uma corrente de 267,02A vais colocar fusíveis de 400A?
4) Cabo de 185 mm2 em paralelo? Não sei como conseguiste, mas a mim, só com 240 mm2.
5) 2 vias de cabo de cobre (XAV) em paralelo com 97 m??? Faz as contas do preço do cabo x 97 m e assusta-te com o preço...
6) Tais secções de cabo e ainda por cima armado, tem de levar uma caixa de transição para conseguires ligar na caixa de TI's esses cabos.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- eng_jersilva
- Velha Guarda
Nelson Pinho Escreveu:ninguém me consegue ajudar???Nelson Pinho Escreveu:boas tardes!!!
Ib ≤ In ≤ Iz
267,02 ≤ 400 ≤ 801,6
I2≤ 1.45 Iz
580 ≤ 581,16
u(%) = 1,37%
Boas,
tendo em conta a potência em causa e a distancia existente penso não haver grande alternativa se não essa secção de cabo em paralelo.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com