BTE

Responder
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

BTE

Mensagem por luisilva78 »

Num projecto que recebi para orçamentar a execução das instalações eléctricas encontrei isto:
BTE.png
BTE.png (21.04 KiB) Visto 602 vezes
Isto representa uma BTE mas com algumas alterações ao que estou habituado a ver. Normalmente, pelo que tenho visto, a BTE é composta por 3 caixas (como mostra esta imagem), mas em que numa são instalados os fusíveis (P400), na outra estão o barramento e os TI's, e na outra é instalado o contador. No caso desta imagem, estariam previstas as 3 caixas, mas em que uma estariam os fusíveis e os TI's, noutra estaria o contador e haveria uma terceira onde era instalado um interruptor de corte geral de emergência, accionado à distância (com bobina MX).
Não me parece correcto, até porque este aparelho de corte geral estaria instalado uma zona em que supostamente ainda não estamos no interior da instalação, uma vez que está a montante dos fusíveis. Estarei certo? Não seria mais correcto instalar este dispositivo à entrada do quadro geral?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: BTE

Mensagem por ENERGY »

Boas
A ideia será cortar logo a energia no exterior do edifício, mas nunca vi nada igual, nunca vi uma portinhola P400 equipada dessa forma.
Mas estamos sempre a ver ideias novas, sendo que algumas têm razão de ser, outras apenas representam absurdos.
luisilva78 Escreveu:Num projecto que recebi para orçamentar a execução das instalações eléctricas encontrei isto:
BTE.png
Isto representa uma BTE mas com algumas alterações ao que estou habituado a ver. Normalmente, pelo que tenho visto, a BTE é composta por 3 caixas (como mostra esta imagem), mas em que numa são instalados os fusíveis (P400), na outra estão o barramento e os TI's, e na outra é instalado o contador. No caso desta imagem, estariam previstas as 3 caixas, mas em que uma estariam os fusíveis e os TI's, noutra estaria o contador e haveria uma terceira onde era instalado um interruptor de corte geral de emergência, accionado à distância (com bobina MX).
Não me parece correcto, até porque este aparelho de corte geral estaria instalado uma zona em que supostamente ainda não estamos no interior da instalação, uma vez que está a montante dos fusíveis. Estarei certo? Não seria mais correcto instalar este dispositivo à entrada do quadro geral?
Cpts.
Energy
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Mensagem por luisilva78 »

ENERGY Escreveu:Boas
A ideia será cortar logo a energia no exterior do edifício, mas nunca vi nada igual, nunca vi uma portinhola P400 equipada dessa forma.
Mas estamos sempre a ver ideias novas, sendo que algumas têm razão de ser, outras apenas representam absurdos.
A questão nem é essa ENERGY. A questão é saber se é possível instalar um equipamento na rede de distribuição. Se o esquema mostrasse o interruptor instalado a jusante dos fusíveis e do contador eu até diria que poderia ser possível, mas a montante dos fusíveis eu digo que é completamente impossível! Para além disso, se é utilizada uma bobina MX, terá que se recorrer também à dupla sinalização e, sendo assim, para ter sinalização quando o sistema está desligado terá que se ir buscar essa energia à rede de distribuição "de graça" (sem passar pelo contador) e, sendo assim, dentro da instalação vou ter "uma porta aberta" para a rede de distribuição.
Este projecto tem outras coisas menos bem conseguidas como:
Contactor.png
Contactor.png (8.4 KiB) Visto 588 vezes
Isto é o contactor e respectivas botoneiras para ligar e desligar um circuito de iluminação. Será que funciona? Eu penso que não.
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Mensagem por macpat »

Esse circuito para controlo da iluminação não funciona. Só liga enquanto o botão estiver pressionado. O problema está na autoalimentação que está feita ao contacto NC em vez do contacto NA.
rmcs
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2007, 14:53
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por rmcs »

Sinceramente tb não sei como isso passou. De montante para jusante deveria de ser Fusiveis...corte geral...TI´s...fusiveis...e Quadro Geral sendo a bobina MX, montada já no quadro geral.
Responder

Voltar para “Dúvidas”