Poder de Corte dos disjuntores

Responder
eetm
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2016, 15:43
Has thanked: 3 times

Poder de Corte dos disjuntores

Mensagem por eetm »

Boa tarde,

Antes de mais agradeço a vossa atenção e perdoem-me se disser alguma asneira :lol:

Tenho curiosidade em perceber com calcular o Icc máx e min, cálculo esse que serve para dimensionar o poder de corte dos disjuntores a colocar por exemplo num quadro eléctrico, certo?

Depois de ler vários textos, subentendo duas coisas (corrijam-me se estiver enganado)

Cálculo da resistência do conduto a montante do quadro eléctrico (da portinhola ao QE? ou desde o PT por exemplo? valor a ser fornecido pela EDP?)

Cálculo da resistência do conduto a jusante do quadro eléctrico (calcular situação mais e menos favorável e aí temos o Icc máx/min?)

R = (ρ x l) / s (a fórmula a utilizar é esta?)

2º Como calcular depois Icc máx e min? Obrigado pela ajuda.
Última edição por eetm em 01 nov 2016, 14:45, editado 1 vez no total.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Re: Poder de Corte dos disjuntores

Mensagem por luisilva78 »

eetm Escreveu:Boa tarde,

Antes de mais agradeço a vossa atenção e perdoem-me se disser alguma asneira :lol:

Tenho curiosidade em perceber com calcular o Icc máx e min, cálculo esse que serve para dimensionar o poder de corte dos disjuntores a colocar por exemplo num quadro eléctrico, certo?

Depois de ler vários textos, subentendo duas coisas (corrijam-me se estiver enganado)

Cálculo da resistência do conduto a jusante do quadro eléctrico (da portinhola ao QE? ou desde o PT por exemplo? valor a ser fornecido pela EDP?)

Cálculo da resistência do conduto a montante do quadro eléctrico (calcular situação mais e menos favorável e aí temos o Icc máx/min?)

R = (ρ x l) / s (a fórmula a utilizar é esta?)

2º Como calcular depois Icc máx e min? Obrigado pela ajuda.
O erro mais óbvio que vejo (para já) é que está a trocar os termos "montante" e "jusante". São termos "emprestados" da hidráulica e fáceis de entender, entendendo o contexto. Pense numa barragem, o lado montante é o que esta para o lado do monte (ou seja, da nascente do rio). Por outro lado, jusante é o que se dirige para a foz do rio. Pesquisando na net : "Oriundo do latim jusum, é um substantivo feminino que também significa "para o lado da foz".".
eetm
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2016, 15:43
Has thanked: 3 times

Re: Poder de Corte dos disjuntores

Mensagem por eetm »

Obrigado luissilva78. Já editei. O restante que indiquei está correcto?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”