Interligar o terra da concessionário com o neutro do gerador
Boa tarde! Eu posso interligar o neutro da concessionária com o terra de um gerador trifásico 220v?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Interligar o terra da concessionário com o neutro do gerador
Boas
interligar o neutro da concessionária com o terra de um gerador trifásico 220v
ou
Cump.
Mário
Explica o que queres fazer.sarara Escreveu:Boa tarde! Eu posso interligar o neutro da concessionária com o terra de um gerador trifásico 220v?
interligar o neutro da concessionária com o terra de um gerador trifásico 220v
ou
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Amigo Mário acho que pode ser respondido por essa.
Interligar o terra da concessionário com o neutro do gerador.
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 mar 2012, 11:40
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 16 times
Boa noite,
No caso da instalação (posto de transformação) o regime de terra for combinado ou seja o esquema de ligação TN-C (terra e neutro - comum)
No caso da instalação (posto de transformação) o regime de terra for combinado ou seja o esquema de ligação TN-C (terra e neutro - comum)
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Enquanto "sarara" não responder, é suposição.eder Escreveu:Amigo Mário acho que pode ser respondido por essa.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 30 out 2016, 15:48
Boa Tarde : vc não pode interligar o TERRA da Concessionária de Energia de sua Cidade pois eles não permitem esse tipo de união certo , mais vc pode fazer o seu pró pio Aterramento para o seu gerador ok...
Boa tarde.
Relacionado com o tema, mas fugindo à pergunta inicial, e num caso de um edificio antigo (daqueles que nunca mais se decidem a fazer uma coluna) onde não existe "terra", posso utilizar o sistema de terra TN-C-S? ou seja, vou-me servir do neutro como terra.
Obrigado desde já pela informação
Relacionado com o tema, mas fugindo à pergunta inicial, e num caso de um edificio antigo (daqueles que nunca mais se decidem a fazer uma coluna) onde não existe "terra", posso utilizar o sistema de terra TN-C-S? ou seja, vou-me servir do neutro como terra.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Não. Neutro é Neutro, assim como Terra é Terra, nada de misturas (neste caso).rmcs Escreveu:Boa tarde.
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Atenção que no 312.2 (edição anotada) diz o seguinte:
" 312.2 Tipos de esquemas das ligações à terra
Os esquemas das ligações à terra, no âmbito das presentes Regras Técnicas, são os indicados
nas secções 312.2.1 a 312.2.4(2)
Nota: Quando a instalação for alimentada directamente por uma rede de distribuição de baixa tensão, o esquema
utilizado é, em regra, o esquema TT. "
" 312.2 Tipos de esquemas das ligações à terra
Os esquemas das ligações à terra, no âmbito das presentes Regras Técnicas, são os indicados
nas secções 312.2.1 a 312.2.4(2)
Nota: Quando a instalação for alimentada directamente por uma rede de distribuição de baixa tensão, o esquema
utilizado é, em regra, o esquema TT. "
Ok obrigado.
Sou sincero, ainda não apliquei esse sistema de terra (Tn) mas a pesquisar e rever as regras, ocorreu-me a possibilidade de o utilizar à falta de terra em habitação e dei por mim a rever as implicações.
Nada como na dúvida, partilhá-las e "ouvir" opiniões.
Bem haja
Rui
Sou sincero, ainda não apliquei esse sistema de terra (Tn) mas a pesquisar e rever as regras, ocorreu-me a possibilidade de o utilizar à falta de terra em habitação e dei por mim a rever as implicações.
Nada como na dúvida, partilhá-las e "ouvir" opiniões.
Bem haja
Rui