O adeus às lâmpadas de halogéneo
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
O adeus às lâmpadas de halogéneo
Boas
A partir de amanhã, deixam de ser produzidas lâmpadas com classe energética C e todas as de halogéneo claras. Objetivo é tornar a iluminação mais eficiente e mais barata
As lâmpadas de halogéneo começam hoje a ser descontinuadas em Portugal, assim como nos restantes Estados-membros da União Europeia, uma medida que agrada às associações ambientalistas para as quais este é um importante passo para reduzir a fatura energética.
A data foi definida pela Comissão Europeia, em 2009, para terminar com a comercialização das lâmpadas de halogéneo direcionais de tensão de rede na Europa.
“Foram assim dados à indústria sete anos de preparação para eliminar gradualmente a utilização de lâmpadas de halogéneo em domicílios e esgotar os 'stocks' existentes”, apontou a associação ambientalista Zero, em comunicado.
Cump.
Mário
A partir de amanhã, deixam de ser produzidas lâmpadas com classe energética C e todas as de halogéneo claras. Objetivo é tornar a iluminação mais eficiente e mais barata
As lâmpadas de halogéneo começam hoje a ser descontinuadas em Portugal, assim como nos restantes Estados-membros da União Europeia, uma medida que agrada às associações ambientalistas para as quais este é um importante passo para reduzir a fatura energética.
A data foi definida pela Comissão Europeia, em 2009, para terminar com a comercialização das lâmpadas de halogéneo direcionais de tensão de rede na Europa.
“Foram assim dados à indústria sete anos de preparação para eliminar gradualmente a utilização de lâmpadas de halogéneo em domicílios e esgotar os 'stocks' existentes”, apontou a associação ambientalista Zero, em comunicado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 mai 2016, 12:18
- Has thanked: 7 times
Re: O adeus às lâmpadas de halogéneo
Já não era sem tempo!
É mais do que hora de acompanhar o que nos ajuda a ter uma melhor eficácia e uma custo inferior a longo prazo. "O Led"
Fala-se muito de quem inventou a Lâmpada, e quem inventou o Led, alguém sabe? Não é muito falado!
Cumps elétricos de bx tensão
É mais do que hora de acompanhar o que nos ajuda a ter uma melhor eficácia e uma custo inferior a longo prazo. "O Led"
Fala-se muito de quem inventou a Lâmpada, e quem inventou o Led, alguém sabe? Não é muito falado!
Cumps elétricos de bx tensão

Cumps Enérgicos
Boas
Gostaria de saber se existem lâmpadas led que possam substituir as lâmpada de halogêneo do tipo R7S. A não existirem, os candeeiros que tenham este tipo de lâmpada ficam automaticamente inoperacionais, caso deixem de existir estas lâmpadas no mercado,estou certo?
Muito obrigado
Gostaria de saber se existem lâmpadas led que possam substituir as lâmpada de halogêneo do tipo R7S. A não existirem, os candeeiros que tenham este tipo de lâmpada ficam automaticamente inoperacionais, caso deixem de existir estas lâmpadas no mercado,estou certo?
Muito obrigado
Boas
Tenho outra questão que gostaria de colocar neste fórum.
Pretendo substituir lâmpadas de halógeno do tipo GU5.3 por led. Posso simplesmente substituir a lâmpada ou tenho de substituir algo mais? Há pouco tempo comprei uma desta lâmpadas led, e quando ligava o interruptor a lâmpada acendia mas apagava de seguida, quando a anterior de halogeneo, funcionava e funciona.Será avaria na lâmpada led?
Obrigado
Tenho outra questão que gostaria de colocar neste fórum.
Pretendo substituir lâmpadas de halógeno do tipo GU5.3 por led. Posso simplesmente substituir a lâmpada ou tenho de substituir algo mais? Há pouco tempo comprei uma desta lâmpadas led, e quando ligava o interruptor a lâmpada acendia mas apagava de seguida, quando a anterior de halogeneo, funcionava e funciona.Será avaria na lâmpada led?
Obrigado
Respondendo por partes, lâmpadas LED R7S existem e de substituição directa, embora não seja lâmpada que encontrarás facilmente num hipermercado.
Relativamente às lâmpadas LED GU5.3 tens duas opções, a melhor seria tirares os transformadores e colocares suportes GU10 e respectivas lâmpadas LED GU10. Caso já tenhas comprado algumas lâmpadas LED GU5.3 aquilo que podes fazer é ligares 2/3 lâmpadas LED no mesmo transformador, isto pressupondo que tens outros pontos de luz iguais (GU5.3), próximos e comandados pelo mesmo interruptor.
Relativamente às lâmpadas LED GU5.3 tens duas opções, a melhor seria tirares os transformadores e colocares suportes GU10 e respectivas lâmpadas LED GU10. Caso já tenhas comprado algumas lâmpadas LED GU5.3 aquilo que podes fazer é ligares 2/3 lâmpadas LED no mesmo transformador, isto pressupondo que tens outros pontos de luz iguais (GU5.3), próximos e comandados pelo mesmo interruptor.
Muito obrigado Joãojoao.pt Escreveu:Respondendo por partes, lâmpadas LED R7S existem e de substituição directa, embora não seja lâmpada que encontrarás facilmente num hipermercado.
Um abraço
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
No caso das lâmpadas casquilho GU5.3 deve trocar o transformador existente por Drive de acordo com a potencia das lâmpadas de Leds a instalar.
Nas R7S existe no mercado Leds de substituição direta, e dependendo das potencias pode vir equipada a lâmpada com ventilador incorporado na lâmpada de Led.
No caso das lâmpadas casquilho GU5.3 deve trocar o transformador existente por Drive de acordo com a potencia das lâmpadas de Leds a instalar.
Nas R7S existe no mercado Leds de substituição direta, e dependendo das potencias pode vir equipada a lâmpada com ventilador incorporado na lâmpada de Led.
joao.pt Escreveu:Respondendo por partes, lâmpadas LED R7S existem e de substituição directa, embora não seja lâmpada que encontrarás facilmente num hipermercado.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 mar 2012, 11:40
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 16 times
Bom dia,
para substituição lâmpadas halógeneo R7S , caso seja projetor, o indicado seria mudar o projetor para LED (ver equivalências).
cps
para substituição lâmpadas halógeneo R7S , caso seja projetor, o indicado seria mudar o projetor para LED (ver equivalências).
cps
Boa tarde,
Estou com um problema iluminação/elétrico e conto com a vossa sabedoria e experiência para me ajudar!
Na cozinha, tinha lâmpadas de halogéneo MR16, ligadas ao respectivo transformador. Até aqui tudo funcionava na perfeição.
Agora substitui por lâmpadas LED e removi o respetivo transformador. E funciona tudo à excepção do interruptor. Ou seja as lâmpadas estão sempre ligadas, e eu nem mexi no interruptor. Decidi então desmontar o interruptor e colocar um novo, mas o problema mantém-se, não consigo desligar as lâmpadas.
O que poderá ser? Alguma sugestão? O que posso estar a fazer mal ou a esquecer?
Desde já agradeço a atenção
Abraço a todos.
Estou com um problema iluminação/elétrico e conto com a vossa sabedoria e experiência para me ajudar!

Na cozinha, tinha lâmpadas de halogéneo MR16, ligadas ao respectivo transformador. Até aqui tudo funcionava na perfeição.
Agora substitui por lâmpadas LED e removi o respetivo transformador. E funciona tudo à excepção do interruptor. Ou seja as lâmpadas estão sempre ligadas, e eu nem mexi no interruptor. Decidi então desmontar o interruptor e colocar um novo, mas o problema mantém-se, não consigo desligar as lâmpadas.
O que poderá ser? Alguma sugestão? O que posso estar a fazer mal ou a esquecer?
Desde já agradeço a atenção
Abraço a todos.
As lâmpadas com o interruptor desligado ficam acesas normalmente ou apenas com brilho residual? O controlo dessas lâmpadas é apenas feito num único interruptor? A instalação tinha alguma caixa de derivação onde possas ter mexido? Consegues identificar o condutor que vem do interruptor?
As lâmpadas ficam acesas normalmente. O controlo dessas lâmpadas é feito apenas num único interruptor. Apenas mexi nos fios fase e neutro, ligando directamente na lâmpada LED GU10.joao.pt Escreveu:As lâmpadas com o interruptor desligado ficam acesas normalmente ou apenas com brilho residual? O controlo dessas lâmpadas é apenas feito num único interruptor? A instalação tinha alguma caixa de derivação onde possas ter mexido? Consegues identificar o condutor que vem do interruptor?
Ao desmontar o interruptor e ficando com os 3 fios soltos (interruptor duplo) a lâmpada LED permanece ligada. Isto só por si não é estranho?
Com os condutores separados no interruptor as lâmpadas permanecem acesas, tens a certeza que é esse interruptor que controla as lâmpadas?
Era este interruptor que ligava e desligava as lâmpadas anteriores. Não encontro mais nenhum outro interruptor, ate porque antes das lâmpadas entra logo na parede. A verdade é que com estas lâmpadas não funciona o interruptor.joao.pt Escreveu:Com os condutores separados no interruptor as lâmpadas permanecem acesas, tens a certeza que é esse interruptor que controla as lâmpadas?
Reconheço que isto não faz qualquer sentido

Numa da lâmpadas, desliga-a e liga nesse mesmo ponto uma lâmpada de halogéneo (com o respectivo transformador), depois verifica se isso ainda acontece.