Quadro elétrico e componentes - PDC
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 ago 2016, 18:11
- Has thanked: 1 time
Quadro elétrico e componentes - PDC
Boa noite,
Quero desenhar um quadro eletrico para alimentar 2 extratores de fumo trifasicos, cada um deles de 3,5 amperes.
Precisarei de 2 relógios/temporizadores, 2 disjuntores, 2 diferenciais e um corte geral.
Queria desenvolver o projeto na ferramenta PDC (Panel Design Configurator) mas não consigo encontrar quadros e componentes apropriados para este caso.
Alguém me pode dar umas luzes de como começar a desenvolver uma coisa destas no PDC em relação ao material a usar, ao tipo de disjuntor e diferencial apropriado?
Obrigado desde já.
Quero desenhar um quadro eletrico para alimentar 2 extratores de fumo trifasicos, cada um deles de 3,5 amperes.
Precisarei de 2 relógios/temporizadores, 2 disjuntores, 2 diferenciais e um corte geral.
Queria desenvolver o projeto na ferramenta PDC (Panel Design Configurator) mas não consigo encontrar quadros e componentes apropriados para este caso.
Alguém me pode dar umas luzes de como começar a desenvolver uma coisa destas no PDC em relação ao material a usar, ao tipo de disjuntor e diferencial apropriado?
Obrigado desde já.
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 mar 2012, 11:40
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 16 times
Re: Quadro elétrico e componentes - PDC
Boas,
- um interruptor horário com 2 canais.
- dois contactores trifásicos (bobine 230 V)
- dois disjuntores motores
- um interruptor diferencial
- um interruptor geral (opacional) poderá ser feito o corte geral pelo interruptor diferencial
Software para estudo de quadros de distribuição - legrand XL Pro³
Cps
- um interruptor geral (opacional) poderá ser feito o corte geral pelo interruptor diferencial
Cps
-
Obrigado pela resposta,alucas Escreveu:Boas,
Cps
Os extractores são independentes por isso nao será melhor ter um disjuntor e um relógio para cada um?
Os contactores são imprescindíveis?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
alucas Escreveu:Boas,
Cps
Boas,
parece só estar a faltar a protecção para o circuito de comando.
Já agora, os contactores não são trifásicos, mas sim tripolares.
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Na minha humilde opinião, falta, nesta lista, um interruptor de comando por cada ventilador do tipo 0 - desligado,1- automático, 2 - manual, para garantir o funcionamento dos ventiladores fora das horas programadas ou em caso de avaria dos interruptores horarios.
Também acho que deveria separar a protecção dos relógios da restante linha de comando, utilizando não um mas dois disjuntores de comando
Cps
A. Castro
Na minha humilde opinião, falta, nesta lista, um interruptor de comando por cada ventilador do tipo 0 - desligado,1- automático, 2 - manual, para garantir o funcionamento dos ventiladores fora das horas programadas ou em caso de avaria dos interruptores horarios.
Também acho que deveria separar a protecção dos relógios da restante linha de comando, utilizando não um mas dois disjuntores de comando
Cps
A. Castro
littlejonny17 Escreveu:Boa noite,
Obrigado desde já.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
https://youtu.be/wkPXz9jSAG0 talvez este link possa dar uma ajuda a iniciar o seu projecto...
Cps
A. Castro
https://youtu.be/wkPXz9jSAG0 talvez este link possa dar uma ajuda a iniciar o seu projecto...
Cps
A. Castro
littlejonny17 Escreveu:Boa noite,
Obrigado desde já.
-
Vamos por partes, para ver se eu entendo o que estou a fazer.
Temos a entrada do quadro, trifásica. Partindo daí, coloca um interruptor geral de 4 polos, certo?
A partir desse interruptor derivo para 2 disjuntores diferenciais. (Ou posso colocar o disjuntor diferencial a com função de corte geral?)
Depois dos diferenciais tenho que colocar interruptores horários e só depois é que é feita a ligação aos extratores.
Estou errado?
Temos a entrada do quadro, trifásica. Partindo daí, coloca um interruptor geral de 4 polos, certo?
A partir desse interruptor derivo para 2 disjuntores diferenciais. (Ou posso colocar o disjuntor diferencial a com função de corte geral?)
Depois dos diferenciais tenho que colocar interruptores horários e só depois é que é feita a ligação aos extratores.
Estou errado?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
O corte geral do Q.E deve ser um interruptor tetrapolar
Desse interruptor liga num barramento
Do barramento alimenta o disjuntor do ventilador
Do disjuntor alimenta o contator do ventilador
Do contator sai a alimentação para ventilador
Do IH ataca a bobine do contator
Proteção térmica no contator
etc
etc
O corte geral do Q.E deve ser um interruptor tetrapolar
Desse interruptor liga num barramento
Do barramento alimenta o disjuntor do ventilador
Do disjuntor alimenta o contator do ventilador
Do contator sai a alimentação para ventilador
Do IH ataca a bobine do contator
Proteção térmica no contator
etc
etc
littlejonny17 Escreveu:Vamos por partes, para ver se eu entendo o que estou a fazer.
Estou errado?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Olá,
O software que estão a falar é este:
http://www.export.legrand.com/EN/xl-pro3_77.html
http://www.abb.pt/cawp/seitp202/e4ddd26 ... 7cd96.aspx
Este software é gratuito, totalmente? Ou as versões que realizo download são gratuitas apenas até certo ponto?
Para o efeito são as melhores ferramentas? Ou softwares como o Eplan, já fazem o que estes fazem?
Nota: Ainda sou novo nestes softwares. Estou a ver se compensa utilizar estes softwares todos ou se consigo ter tudo apenas num!
Obrigado
O software que estão a falar é este:
http://www.export.legrand.com/EN/xl-pro3_77.html
http://www.abb.pt/cawp/seitp202/e4ddd26 ... 7cd96.aspx
Este software é gratuito, totalmente? Ou as versões que realizo download são gratuitas apenas até certo ponto?
Para o efeito são as melhores ferramentas? Ou softwares como o Eplan, já fazem o que estes fazem?
Nota: Ainda sou novo nestes softwares. Estou a ver se compensa utilizar estes softwares todos ou se consigo ter tudo apenas num!
Obrigado