Problema elétrico na cozinha

Responder
Rodericus1975
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 out 2016, 11:13
Has thanked: 1 time

Problema elétrico na cozinha

Mensagem por Rodericus1975 »

Bom dia a todos.
É a primeira vez que utilizo o fórum e não trabalho na área da eletricidade (de que percebo pouco, confesso, para grande pena minha).
Estou em fase de mudança de casa e, na casa nova, celebrei recentemente o contrato para fornecimento de eletricidade.
O prédio foi construído em 2007 e fica na zona das Colinas do Cruzeiro em Odivelas (não sei se isto tem importância ou não :)).
Depois de ativar o serviço e de ter luz em casa, constatei que na cozinha, do lado da bancada, não há luz. Mas do outro lado da cozinha, experimentei ligar o carregador do telemóvel a uma tomada e funcionou.
Do lado em que não há luz, experimentei as tomadas, ligar as luzes da bancada e os próprios estores elétricos e nada funciona.
Gostava da vossa opinião sobre se há alguma coisa que eu possa fazer para tentar perceber qual é o problema, antes de optar pela solução de contratar alguém.
Grato pela vossa atenção e tempo.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Problema elétrico na cozinha

Mensagem por nelmindo »

Rodericus1975 Escreveu:Bom dia a todos.
É a primeira vez que utilizo o fórum e não trabalho na área da eletricidade (de que percebo pouco, confesso, para grande pena minha).
Estou em fase de mudança de casa e, na casa nova, celebrei recentemente o contrato para fornecimento de eletricidade.
O prédio foi construído em 2007 e fica na zona das Colinas do Cruzeiro em Odivelas (não sei se isto tem importância ou não :)).
Depois de ativar o serviço e de ter luz em casa, constatei que na cozinha, do lado da bancada, não há luz. Mas do outro lado da cozinha, experimentei ligar o carregador do telemóvel a uma tomada e funcionou.
Do lado em que não há luz, experimentei as tomadas, ligar as luzes da bancada e os próprios estores elétricos e nada funciona.
Gostava da vossa opinião sobre se há alguma coisa que eu possa fazer para tentar perceber qual é o problema, antes de optar pela solução de contratar alguém.
Grato pela vossa atenção e tempo.
Devido à configuração da sua cozinha e pelo facto de que as instalações não seguem um modelo pré-estabelecido, à distância é muito difícil propor algo. Mas antes, verifique se os disjuntores do quadro eléctrico estão todos ligados.
Terá mesmo que contratar alguém para lhe ajudar.
Rodericus1975
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 out 2016, 11:13
Has thanked: 1 time

Mensagem por Rodericus1975 »

Obrigado pela sua resposta.
Essa verificação eu fiz. Desliguei tudo e voltei a ligar para confirmar, mas o problema persistiu.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Has thanked: 11 times
Been thanked: 16 times

Mensagem por alucas »

Boas,
Pelo descrito poderá ser muito simples a resolução, mas para quem está nesta área, ás vezes é na saída do disjuntor de proteção no quadro elétrico, o contacto pode não se dar (ex: aperto mecânico no isolamento do cabo de saída no quadro elétrico ou mesmo avaria no disjuntor).
Desligue todos os disjuntores, e vá ligando um a um identificando no quadro elétrico se é de iluminação; tomadas respetivas , máquinas, fogão, etc (veja com um candeeiro de iluminação).
Assim vai verificar qual é o circuito com problemas que será o de tomadas de bancada cozinha 16A.
rj9675
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 set 2010, 23:38
Has thanked: 2 times

Mensagem por rj9675 »

pode faltar uma fase, sendo a instalação trifasica!!
Fácil para quem sabe e difícil para quem não sabe
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”