Inicialização em projectos!

Responder
Cesar Moreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 mai 2008, 11:06

Inicialização em projectos!

Mensagem por Cesar Moreira »

Ora boas a todos!!

Como ja referi, e o fiz na secção onde me apresentei, sou finalista em eng. electrotecnica e computadores, e acontece que estou a estagiar num gabinete de eng. de projectos electricos!
Como o meu curso, com o processo de bolonha, "perdeu" a já pequena componente acerca de instalaçoes electricas, sinto me com enorme dificuldade no meu estagio/projecto!
Para agravar mais a situaçao, o acompanhamento é praticamente nulo, e tudo o que posso aprender é por iniciativa propria.
É que realmente,.. em jeito de desabafo, sinceramente,... devo mesmo andar com azar, pois todas as pessoas que procuro algum apoio, mas sinceramente, é mais orientaçao,.. nao podem, ou nao teem tempo... enfim!!!
Nao quero que me façam o trabalho ou algo do genero,.. o que queria era tipo uma orientaçao, do genero: "o primeiro passo é este!!" e "agora tens de fazer isto"!! so isso!!!!

Va.. isto ja vai aqui um grande texto,.. e basicamente, gostava que se alguem tivesse a amabilidade, me disse-se alguma coisa, de como iniciar, e coisas fundamentais a saber, para o "primeiro passo"!!!

Um GRANDE obrigado desde já em avanço, e tudo de bom!!!

César Moreira
"Não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem a ti!!!"
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Re: Inicialização em projectos!

Mensagem por Miguel Rocha »

1º passo : Ler as RTIEBT

Encontras por aqui no forum.
Cesar Moreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

sim, encontrei!!!
411 paginas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock: MEU DEUS!!! :?
Mas tipo, eu estou a ler aquilo,... eu tenho de enquadrar as normas mediante o tipo de instalaçao que vou fazer, certo??
É que ler assim aquilo tudo, assim vindo do nada, nem consigo contextualizar!!
Percebo e ja entendi que é fundamental aplicar as normas.. mas entao, qual seria o entao "2º passo", imaginando que estou a fazer uma instalaçao electrica, de por exemplo, um lar? Calculos?

Obrigadao!!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Apoio penso que aqui terás sempre algum, agora também vai depender de ti,
quanto melhor tu formulares as tuas questões, mais fácil será receberes apoio.

Vá deixando aqui algumas questões em concreto que quase de certeza alguém
te vai dando as orientações que precisas.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Cesar Moreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

amoreira:
por exemplo, vais fazer uma instalaçao electrica de um lar... qual é a primeira coisa que tu fazes???
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Cesar Moreira Escreveu:amoreira:
por exemplo, vais fazer uma instalaçao electrica de um lar... qual é a primeira coisa que tu fazes???

Esse tipo de projecto enquadra-se no ponto 801.2.4 das R.T.I.E.B.T.

Começa por ai, que já é uma boa ajuda.
Cesar Moreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Edificios do tipo hospitalar??!!
humm

Entao concordas comigo, se eu disser que o primeiro passo é mediante o tipo de projecto, o enquadrar nas RTIEBT a seguir...
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Cesar Moreira Escreveu:Edificios do tipo hospitalar??!!
humm

Entao concordas comigo, se eu disser que o primeiro passo é mediante o tipo de projecto, o enquadrar nas RTIEBT a seguir...
Pareces algo desconfiado, eu apenas coloquei a informação que retirei das RTIEBT vê o ponto c)

Vai acompanhando este tópico que acabei de abrir.

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=29&t=2371

Estabelecimentos recebendo público
Consideram-se como sendo estabelecimentos recebendo público os locais que não sejam
classificáveis como locais de habitação (veja-se 801.5), como estabelecimentos industriais
(veja-se 801.3) ou como estabelecimentos agrícolas ou pecuários (veja-se 705) e em que neles
seja exercida qualquer actividade destinada ao público em geral ou a determinados grupos de
pessoas.

Nota: São considerados como estabelecimentos recebendo público, nomeadamente, os seguintes:
a) os edifícios do tipo administrativo como, por exemplo, os escritórios, as repartições públicas e os bancos
(veja-se 801.2.2);

b) os estabelecimentos escolares (e similares), como, por exemplo, as escolas, os seminários, os quartéis, as
residências de estudantes, as colónias de férias, as salas de exposição, os museus, as bibliotecas, os
auditórios e as salas de conferências ou de reuniões (veja-se 801.2.3);

c) os edifícios do tipo hospitalar (e similares), como, por exemplo, os hospitais, as casas de saúde, os centros
de saúde, os sanatórios, os asilos, os lares, as creches e os infantários (veja-se 801.2.4);

d) os empreendimentos turísticos e estabelecimentos similares como, por exemplo, os estabelecimentos
hoteleiros, os meios complementares de alojamento e os estabelecimentos de restauração e bebidas (veja-se
801.2.5);

e) os estabelecimentos comerciais como, por exemplo, os hipermercados, os supermercados, os armazéns, os
centros comerciais e as lojas (veja-se 801.2.6);

f) os recintos de espectáculos e divertimentos públicos, fechados como, por exemplo, os cinemas, os teatros,
os cineteatros, os circos, os pavilhões desportivos, as piscinas cobertas, as “boites” e os “cabarés” (veja-se
801.2.7.1);

g) os recintos de espectáculos e divertimentos públicos, ao ar livre, como, por exemplo, as praças de touros, os
campos desportivos e as piscinas descobertas (veja-se 801.2.7.2);

h) os parques de estacionamento cobertos como, por exemplo, os silos-auto e os parques de estacionamento
no interior de edifícios (veja-se 801.2.8); os locais de manutenção e de verificação de veículos motorizados
estão incluídos nos estabelecimentos industriais (veja-se 801.3.1);

I) os estabelecimentos de culto como, por exemplo, as igrejas, os conventos e ou outros locais de culto (veja-se
801.2.9).

As regras relativas às instalações eléctricas dos estabelecimentos recebendo público são as indicadas na
secção 801.2.
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

Antes de começares a pensar em lares e hospitais devias, por exemplo, pegar na planta de uma pequena habitação, T1 ou T2, e elaborares o projecto.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Miguel Rocha Escreveu:Antes de começares a pensar em lares e hospitais devias, por exemplo, pegar na planta de uma pequena habitação, T1 ou T2, e elaborares o projecto.
Concordo contigo, mas parece-me que ele está a estagiar numa empresa e deve ter sido este o projecto
que lhe meteram á frente.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

amoreira Escreveu:
Miguel Rocha Escreveu:Antes de começares a pensar em lares e hospitais devias, por exemplo, pegar na planta de uma pequena habitação, T1 ou T2, e elaborares o projecto.
Concordo contigo, mas parece-me que ele está a estagiar numa empresa e deve ter sido este o projecto
que lhe meteram á frente.

Mas então de que é o estágio?

Ele vem para aqui achar que as RTEIBT têm muito que lêr, não estará a reinar com o pessoal?

Será que está à espera de governar a vida à custa do trabalho dos outros?

Os meus amigos não se sentem incomodados pela quantidade de "pedintes" que aparecem aqui a pedir que lhe façam o trabalho todo desde as bases!?

Porque será que não têm a ombridade de os mandar, em primeiro lugar, fazer aquilo que tinham a obrigação de ter feito à muito que é estudar.

Até anda aí um que diz que não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.

Por amor de Deus, Não compactuem com tanta ignorância, até porque pode-vos saír caro no futuro.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”