Boa tarde caros, trabalho em um laboratório de ensaios, e realizamos muitos ensaios dielétricos em luvas e tapetes para certificação do produto e tambem confirmação conforme NR 10, nos ultimos dias me peguei preocupado com a questão dos funcionários e seu modo de trabalhar.
A o realizarem o teste dielétrico em tapetes isolantes (aplicando tensões de 20 kV a 50 kV) eles logo em seguida retiram a amostra do ensaio.
Fiquei pensando há possibilidades desse tapete acabar guardando parte desta carga se como se fosse um capacitor? e então o técnico de laboratório ao retirar a amostra do local levar uma descarga?
Testes Dielétricos e seus riscos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 set 2016, 12:08
- Enviou: 3 vezes
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Testes Dielétricos e seus riscos
Sim, existe essa possibilidade, mas quantidade de carga necessária terá que ser enorme para sentir algum desconforto. São materiais que devido à sua característica física e configuração, não são favoráveis para se comportarem como condensador/capacitor, de forma a armazenar cargas eléctricas elevadas, ao ponto de criar algum problema. Não estamos a falar de nenhum Hindenburg...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Boas,
Fiquei pensando há possibilidades desse tapete acabar guardando parte desta carga se como se fosse um capacitor? e então o técnico de laboratório ao retirar a amostra do local levar uma descarga.
quando põe a possibilidade de funcionar como condensador está a imaginar que a caga ficaria armazenada entre o tapete e...?
Ohmico
Fiquei pensando há possibilidades desse tapete acabar guardando parte desta carga se como se fosse um capacitor? e então o técnico de laboratório ao retirar a amostra do local levar uma descarga.
quando põe a possibilidade de funcionar como condensador está a imaginar que a caga ficaria armazenada entre o tapete e...?
Ohmico
-
No caso ficar armazenada no tapete, como se ele se transformasse em um "Capacitor/condensador".ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
-
Obrigado!!nelmindo Escreveu:Sim, existe essa possibilidade, mas quantidade de carga necessária terá que ser enorme para sentir algum desconforto. São materiais que devido à sua característica física e configuração, não são favoráveis para se comportarem como condensador/capacitor, de forma a armazenar cargas eléctricas elevadas, ao ponto de criar algum problema. Não estamos a falar de nenhum Hindenburg...