Passagem da tubagem: Iluminação Vs Interruptores

morango
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2008, 14:08

Passagem da tubagem: Iluminação Vs Interruptores

Mensagem por morango »

Bom dia,

gostava de colocar uma questão / dúvida relativamente passagem de tubos: Iluminação Vs Interruptores. Também se a alteração causa algum problema em termos de CERTIEL.

Passo a explicar e agradecia que me confirmassem a veracidade:
Vivenda
a) Normalmente cada interruptor tem um tubo que vai directo ao quadro eléctrico, por piso, certo?
b) Normalmente do interruptor sai a tubagem para a iluminação desse circuito, certo?

c) Posso manter a opção a) e passar tubagem de cada circuito de iluminação (individual) para o quadro eléctrico, por piso?
d) Quais as implicações desta alteração para a CERTIEL (aprovação)?

Alguem me consegue arranjar em Autocad alguma projecto electricidade de uma vivenda e de um apartamento? Onde posso encontrar esta informação?

Muito Obrigado

MMz
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Passagem da tubagem: Iluminação Vs Interruptores

Mensagem por amoreira »

morango Escreveu:Bom dia,

gostava de colocar uma questão / dúvida relativamente passagem de tubos: Iluminação Vs Interruptores. Também se a alteração causa algum problema em termos de CERTIEL.

Vivenda
a) Normalmente cada interruptor tem um tubo que vai directo ao quadro eléctrico, por piso, certo?
b) Normalmente do interruptor sai a tubagem para a iluminação desse circuito, certo?

c) Posso manter a opção a) e passar tubagem de cada circuito de iluminação (individual) para o quadro eléctrico, por piso?

Alguem me consegue arranjar em Autocad alguma projecto electricidade de uma vivenda e de um apartamento? Onde posso encontrar esta informação?

Muito Obrigado

MMz

A questão tal como foi colocada deixou-me algumas duvidas, mas se percebi, o que pretendes é de um circuito passares a ter vários correcto?
Se assim for acho que não tens problemas pois podes ter quantos circuitos quiseres.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
morango
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por morango »

O que pretendo é que os interruptores cheguem ao quadro eléctrico através de tubagem individual e o mesmo aconteça desde a iluminação, i.e. não efectuar a ligação directa desde o interruptor até as lampadas.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

morango Escreveu:Bom dia,

Vivenda

Muito Obrigado

MMz
Boas

Ponto a) podes passa um circuito por interruptor, mas atenção ao custo desse tipo de instalação.
Ponto b) pode sair ou não depende de como for entubada a obra;
Ponto c) atenção ao custo;
Ponto d) se a instalação for bem executada não existe qualquer problema com a certiel.

deixo um exemplo de uma vivenda, mas atenção que é do antigo regulamento.
Anexos
Vivenda.rar
(91.46 KiB) Transferido 322 vezes
Cpt

Rebelo Cruz
morango
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por morango »

Boa tarde,

obrigado pelas dicas. Quando falamos em custos estamos a falar de que percentagem.... é possível prever?

Os custos que falamos é em termos de tubos e cabos ou há mais qq coisa?

Obrigado

MMz
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

percentagem não sei tudo depende da quantidade de circuito.
Para alem dos tubos e cabos há os quadros electricos e a respectiva aparelhagem de protecção e mão de obra.
Cpt

Rebelo Cruz
morango
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por morango »

Não podemos colocar o mesmo quadro eléctrico? No fundo o que vamos duplicar são as fases, certo? Os bornos é que vão ficar mais cheios, não?

Em termos de mão de obra, se calhar é melhor agora em obra do que depois da obra estar terminada.

Desculpa as perguntas, se calhar para vcs são obvias mas para mim ...

Obrigado
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Boa noite! em resposta ao amigo MORANGO informo que no que diz que! isso era instalações que se faziam para arrasar a concorrência! quadro-int-p.luz e dai para Int-p.luz não havia caixas derivação,perdi orçamentos á custa disso com conivência na altura a fiscalização pela EDP zona Sul, cheguei a informar a DGE por que razão no Algarve era consentido que se fizesse este tipo de trabalho e em Lisboa não? no fundo (nem sequer estava contra pois era uma boa opção) só estava contra de em Lisboa não ser permitido essa situação! as tomadas continua-se a fazer repicagem entrada saida em caixas fundas e tudo bem! por isso actualmente so á CERTIEL a certificar e cuidado! do quadro a caixa derivação e dai derivar para Int. ponto de luz e para a proxima caixa, (oito pontos de luz)maximo!
Agora amigo MORANGO faça como entender!
comprimentos.
morango
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por morango »

Obrigado pelas vossas ajudas

Podem esclarecer-me como é feita a tubagem de um modo tradicional, i.e., pelo que sei para as vivendas não é necessário qualquer projecto. E isso é o que complica a minha percepção do assunto e da minha casa em particular.

Hoje em dia, em moradias, já não existe caixa de derivação, cada interruptor vai directamente ao quadro ou estou enganado?

Obrigado
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

Na realidade existem caixas de derivação só que estão estão por baixo dos interruptores, são chamadas caixas fundas.
Normalmente não vai um circuito de cada interruptor ao quadro, mas um circuito pode fazer até oito pontos de luz e diversos interruptores que comandam os oito pontos de luz.
caixa baixa.jpg
caixa baixa.jpg (5.1 KiB) Visto 2815 vezes
caixa baixa
caixa funda.jpg
caixa funda.jpg (4.92 KiB) Visto 2815 vezes
caixa funda
Cpt

Rebelo Cruz
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

é verdade
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Amigo "morango" até 50KVA não é preciso projecto a partir dai nem que seja moradia é preciso projecto! parece que não entendeu o que disse, não é permitido
sair da caixa funda do interruptor para o ponto de luz tem de meter caixa derivação
agora repare se só é permitido ent.e saida portanto dois tubos como faz a saida para o ponto de luz? nem que seja em caixa funda! se tem duvidas é melhor ir a CERTIEL e está lá um Eng a dar informação depois não se arrependa, do que lhe disseram e o Inspector reprovar a instalação, se tivesse já contador então podia fazer o que quise-se mas para aprovar não!
Cump
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

CAOR Escreveu:Amigo "morango" até 50KVA não é preciso projecto a partir dai nem que seja moradia é preciso projecto! parece que não entendeu o que disse, não é permitido
sair da caixa funda do interruptor para o ponto de luz tem de meter caixa derivação
agora repare se só é permitido ent.e saida portanto dois tubos como faz a saida para o ponto de luz? nem que seja em caixa funda! se tem duvidas é melhor ir a CERTIEL e está lá um Eng a dar informação depois não se arrependa, do que lhe disseram e o Inspector reprovar a instalação, se tivesse já contador então podia fazer o que quise-se mas para aprovar não!
Cump
Boas

Gostaria de saber onde é que está escrito que não é possivel efectuar derivação nas caixas fundas?
Cpt

Rebelo Cruz
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

nem mais.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva

Sempre fiz derivação da caixa de aparelhagem funda para o ponto de luz e a CERTIEL nunca reprovou. No entanto pode ser que o colega CAOR possa fundamentar a sua opinião.

Em relação aos "(oito pontos de luz) máximo!" deixo o seguinte:

801.5.3 Circuitos finais
Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito
pontos de utilização
.

- Comentário da CERTIEL

P: Também numa habitação, qual o número máximo de pontos de iluminação por circuito?

R: Tal como o circuito de tomadas, não existe um número máximo de pontos de iluminação por circuito, recomendam-se 8.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”