Motor de balão em arranques sucessivos
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- Velha Guarda
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Motor de balão em arranques sucessivos
Bom dia a todos
Tenho um motor de balão, daqueles em que o motor está por cima do depósito,
funcionou sem problemas durante largos meses.
Recentemente sempre que abro uma torneira, ele imediatamente começa em arranques
de curta duração e sucessivos até ao ponto de desarmar a protecção térmica.
Se alguém tiver conhecimento desta avaria, agradecia ajuda, pois se tiver que o retirar
para reparação, já sei que vão ser meses de espera.
Obrigado
Tenho um motor de balão, daqueles em que o motor está por cima do depósito,
funcionou sem problemas durante largos meses.
Recentemente sempre que abro uma torneira, ele imediatamente começa em arranques
de curta duração e sucessivos até ao ponto de desarmar a protecção térmica.
Se alguém tiver conhecimento desta avaria, agradecia ajuda, pois se tiver que o retirar
para reparação, já sei que vão ser meses de espera.
Obrigado
- Mário
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Boas
Antes de fazerem post`s a perguntar sobre um determinado assunto, devem em primeiro lugar utilizar a pesquisa.
Cump.
Mário
Antes de fazerem post`s a perguntar sobre um determinado assunto, devem em primeiro lugar utilizar a pesquisa.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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- Velha Guarda
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Viva Mário
Da pesquisa que fiz, o tópico mais parecido com o meu foi o seguinte:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A3o#p78240
Com a diferença em que no meu caso, o problema só apareceu agora e o outro user diz que sempre fez.
No entanto parece-me que me posso inclinar para que seja falta de pressão de ar dentro do depósito ??!!
A minha questão agora, é qual o melhor processo para pressurizar o mesmo?
Obrigado
Da pesquisa que fiz, o tópico mais parecido com o meu foi o seguinte:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A3o#p78240
Com a diferença em que no meu caso, o problema só apareceu agora e o outro user diz que sempre fez.
No entanto parece-me que me posso inclinar para que seja falta de pressão de ar dentro do depósito ??!!
A minha questão agora, é qual o melhor processo para pressurizar o mesmo?
Obrigado
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Vivam.
Aurélio, pode não ser; pode ser a membrana furada e a zona do balão onde deveria ter o ar, estar cheia de água.
De qualquer das formas, os balões têm um pipo como os pneus dos carros. Se pressionar o seu interior com uma
chave de estrela fina ou não sai nada ou sai água.
Se for o 1º caso pode meter o ar por esse pipo, e pressuriza com a pressão mínima de trabalho da instalação
Se for o 2º caso ou substitui a membrana ou o balão.
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
Aurélio, pode não ser; pode ser a membrana furada e a zona do balão onde deveria ter o ar, estar cheia de água.
De qualquer das formas, os balões têm um pipo como os pneus dos carros. Se pressionar o seu interior com uma
chave de estrela fina ou não sai nada ou sai água.
Se for o 1º caso pode meter o ar por esse pipo, e pressuriza com a pressão mínima de trabalho da instalação
Se for o 2º caso ou substitui a membrana ou o balão.
Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
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- Velha Guarda
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Ajudou, porque já sei o que hei-de fazer, quando for ao local. 

- projclvm
- Velha Guarda
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Também já tive uma situação semelhante e a resolução foi encher a membrana de ar, pois com o tempo esta tende a perde-lo, o que também influi na pressão da àgua.
- tozedossantos1
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Olá , tenho umas questoes para as quais necessito do vosso apoio. A questao refere-se à alimentaçao de agua para uma casa ja antiga e entre a casa das bomba e a casa existe um piso pelo qual passa o tubo que vai para casa, eu desconfio que existe alguma ruptura/fuga nesse troço, pois à saída do balao tenho uma valvula M.esferico + val. nao retorno + regulado pressao + filtro e manometro. O manometro indica por exemplo 2,5 bar e mantem-se assim desde que este tudo aberto ate ao balao. Só quando fecho a valvula à saída do balao no circuito que vai para casa, a pressao desce em 15 segundo, portanto no balao e do balao para tráz nao ha problemas , so do balao ate à casa. Na tubagem que está à vista desde o balao , passando pela Val. nao retorno, regulador, filtro.... ate manometro e ate ao troço da tubagem para casa que entra no subsolo, nao vejo qq fuga e o propriatário nao quer partir o piso entre a casa da bomba e a casa por se tratar de uma piso ceramico XPTO (!?), mas enfim. Logico que se ele pretende nao procurar pela fuga , a responsabilidade é dele, mas fico encomodado em nao poder deixar resolvida a fuga no que se refere aos arranques da bomba, pois a bomba arranca aproximadamente de 5 em 5 minutos e trabalha 12 segundos para repôr a pressao. Ora se eu montasse uma valvula de nao retorno tipo europa logo a seguir ao manómetro antes do troço do tubo que vai para casa, será pelo menos consigo diminuir a periodicidade dos arranques da bomba ?
Esta valvula apenas seria para isolar o balao do circuito quando as torneiras estivessem fechadas, se esta valvula isolasse esse troço com eventual fuga do balao, eu nao resolveria o problema mas podia ser que atenuasse a quantidade de arranques da bomba.
Ainda pensei em montar à saída da tubagem logo após o manometro e antes da tubagem entrar no subsolo para a casa, uma valvula solenoide que abre quando a bomba arranca e fecha quando a bomba pára, sei que nao é soluçao mas ja que nao tenho outra opçao, desejava apenas arranjar uma maneira da bomba nao arrancar tantas vezes ou entao de preferencia deixar de arranca devido à fuga.
- qq soluçao por mais arcaica que seja , é melhor do que a bomba estar a arrancar de 5 em 5 minutos para repôr a pressao, sei que a resp. é do propriatário mas queria fazer algo mais por mais carricato que possa parecer.
Obrigado por qq dica que possa receber
Bem hajam
Esta valvula apenas seria para isolar o balao do circuito quando as torneiras estivessem fechadas, se esta valvula isolasse esse troço com eventual fuga do balao, eu nao resolveria o problema mas podia ser que atenuasse a quantidade de arranques da bomba.
Ainda pensei em montar à saída da tubagem logo após o manometro e antes da tubagem entrar no subsolo para a casa, uma valvula solenoide que abre quando a bomba arranca e fecha quando a bomba pára, sei que nao é soluçao mas ja que nao tenho outra opçao, desejava apenas arranjar uma maneira da bomba nao arrancar tantas vezes ou entao de preferencia deixar de arranca devido à fuga.
- qq soluçao por mais arcaica que seja , é melhor do que a bomba estar a arrancar de 5 em 5 minutos para repôr a pressao, sei que a resp. é do propriatário mas queria fazer algo mais por mais carricato que possa parecer.
Obrigado por qq dica que possa receber
Bem hajam
Antonio dos Santos
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Vivam.
Talvez um desenho em esquema com a sequencia dos componentes para ajudar a perceber o que se passa...
Cps
A. Castro
Talvez um desenho em esquema com a sequencia dos componentes para ajudar a perceber o que se passa...
Cps
A. Castro
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Aconselho vivamente a resolver o problema da fuga mas se tiver de “viver” com ela para o resto da vida (atenção que ela vai engrossando todos os anos) só vejo uma solução: arranjar forma do motor manter uma preção de manutenção talvez de 0.5 BAR e através de um fluxostato detetar a abertura de uma torneira e manter o motor a funcionar com o presostato deferencial enquanto existir caudal, ou seja:
- enquanto houver caudal – pressão de trabalho
- não havendo caudal - pressão de manutenção
- enquanto houver caudal – pressão de trabalho
- não havendo caudal - pressão de manutenção
- tozedossantos1
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Olá, antes de mais obrigado às dicas. Vou tentar anexar esboço
Antonio dos Santos
Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Aurélio,
Então o que era afinal. Tembem estou com este problema neste momento.
Cump,
nfduarte
Então o que era afinal. Tembem estou com este problema neste momento.
Cump,
nfduarte
- tozedossantos1
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Re: Motor de balão em arranques sucessivos
Olá,infelizmente era uma acumulaçaode dois problemas,1º havia uma ruptura na tubagem e respetiva perda de pressao, tive que abrir a parede à saida da casa da bomba e descobri a fuga(felizmente),2º depois foi só meter mais ar no balao e fazer um ligeiro ajuste no pressostato.
Mas se tiver uma valvula de corte antes e depois do balao,pode mais facilmente descobrir pois se fechar a valvula depois do balao na linha que vai para casa, é porque a perda de pressao é no balao ou daí para trás, caso contrário se a fuga ou arranques constantes da bomba continuarem,entao é porque deve ser uma ruptura ou uma fuga numa das saídas (torneiras),tudo depende agora do esquemas de tubagens que possui. No meu caso foi mais rapido pois tenho as duas valvulas e dois manómetros, um antes e outro depois do balao.
Mas se quiser e nao tiver outos meios,esclareça-me do problema que eu tentarei ajudar no que estiver aomeu alcance.
A nao ser que resida na margem sul e aí haveria a possibilidade de ver o problema pessoalmente.
Cumprimentos
Mas se tiver uma valvula de corte antes e depois do balao,pode mais facilmente descobrir pois se fechar a valvula depois do balao na linha que vai para casa, é porque a perda de pressao é no balao ou daí para trás, caso contrário se a fuga ou arranques constantes da bomba continuarem,entao é porque deve ser uma ruptura ou uma fuga numa das saídas (torneiras),tudo depende agora do esquemas de tubagens que possui. No meu caso foi mais rapido pois tenho as duas valvulas e dois manómetros, um antes e outro depois do balao.
Mas se quiser e nao tiver outos meios,esclareça-me do problema que eu tentarei ajudar no que estiver aomeu alcance.
A nao ser que resida na margem sul e aí haveria a possibilidade de ver o problema pessoalmente.
Cumprimentos
Antonio dos Santos