Corte geral energia

Responder
Mike26
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 out 2016, 11:54

Corte geral energia

Mensagem por Mike26 »

Boa tarde,

Neste momento o quadro geral vai abaixo sempre que tenho a máquina de lavar loiça e a caldeira passar a ferro ligadas ao mesmo tempo...

A potência contratada é de 10.35kva e é de baixa tensão trifasica... Os dijuntores destas maquinas não disparam, mas o dijuntor geral vai abaixo.

Será que tenho que trocar o dijuntor geral?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Corte geral energia

Mensagem por joao-pt »

O que está a disparar é o disjuntor ou o diferencial?
Mike26
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mike26 »

Julgo que é o diferencial
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Se é o diferencial, tens uma corrente de fuga num ou em ambos os equipamentos. De quantos mA é o diferencial?
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Mensagem por alucas »

Boas,

Solicite a alteração da potência contratada para mófasico 10,35 KVA = 45 A em vez do atual trifásico 10,35 = 3X15 A

Ou seja está limitado por circuito 15 A .
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Agradecimento recebido: 30 vezes

Mensagem por dsrsantos »

Eu diria que o que dispara é o diferencial por defeito de isolamento em algum deles.

Ou então é um problema de má distribuição de fases, estando os 2 equipamentos na mesma. Se for isso, é chamar um electricista e trocar um dos circuitos para outra fase. Eu tenho 3,45kVA em casa e dá para lavar louça, passar a ferro, ver TV e ter o PC e luzes ligadas, sem o DLP disparar...
Mike26
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Mike26 »

IMG_20160717_143309.jpg
Isto é o que vai abaixo (não sei se ajuda na resposta às vossas perguntas)
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Então é o limitador de potência que está a disparar, não vendo o resto do quadro, vou arriscar que poderás ter uma fase mais sobrecarregada, com isto tens várias alternativas, não sei se estás à vontade na electricidade, poderá não ser fácil fazeres muito mais do que chamar alguém da área.

Caso seja uma fase sobrecarregada, poderás resolver isso trocando um dos equipamentos de fase, outra alternativa é tentares pedir um aumento de potência (13,8 kVA) trifásico na mesma, outra ainda é passares de contrato trifásico para monofásico (partindo do princípio que não fazes uso do sistema trifásico).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
O problema destes 10.35Kvas contratados, é que nunca se tem uma rotina definida, e cada dia que se chega a casa se liga equipamentos diferentes, portanto apesar de se colocar um dos equipamentos de maior consumo em cada fase, por vezes acontece que o frigorifico liga em simultâneo com a maquina de lavar/secar, por vezes liga-se o micro-ondas que vai estar numa das fases em simultâneo com outro equipamento ligado ao mesmo tempo, e lá se vai o DCP abaixo.
Para esta solução e não querendo aumentar a potência, ou não sendo possível o aumento de potência, só passar a monofásico como já foi dito, ou instalar um deslastrador no Q.E, que vai dar prioridade a diversos equipamentos em detrimento de outros.
Cpts.
Energy
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Agradecimento recebido: 30 vezes

Mensagem por dsrsantos »

Mike26 Escreveu:Isto é o que vai abaixo (não sei se ajuda na resposta às vossas perguntas)
Para mim, só isso não ajuda e até complica, porque confirme que o disparo pode ser por dois motivos..
Esse DLP é também diferencial, logo pode disparar por defeitos de isolamento. Se for esse o caso, pode acontecer por 2 razõoes:
- Não há mais diferenciais a jusante desse (caso muito comum em instalações de moradias antigas);
- Havendo outros diferenciais, o tempo de disparo é mais lento do que esse (que se bem me recordo em casa dos meus pais esse disparava normalmente primeiro).

Chame um técnico...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”