Explicação sobre fusível

hugoferreira
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2014, 00:41
Has thanked: 1 time

Explicação sobre fusível

Mensagem por hugoferreira »

Caros,
Envio imagem anexo. Tenho uma parte da casa sem electricidade e tendo descobrir o porquê.
Com busca polos fiquei a saber que: cabo 1 NÃO tem electricidade. Cabo 2 TEM electricidade. Cabo 3 NÃO tem electricidade.
Uma vez que o cabo 1 não tem fusível (não faço ideia para que é esse cabo), presumo que seja o fusível do cabo 2 que esteja avariado (com o busca polos confirmei que no cabo 3 do lado esquerdo do fusível n existe electricidade mas que o cabo verde tem electricidade.

Questões:
1- Posso tirar o fusível, verificar se tem conserto, voltar a colocar (sem morrer esturricado :) ) Presumo que desde que não toque em nenhum cabo com as mãos, nada de mal me acontece.
2- Se o fusível não tiver conserto, posso colocar o cabo 3 no cabo 2? Portanto, unir os dois.

Obrigado.
Anexos
20160917_181856.jpg
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Explicação sobre fusível

Mensagem por Mário »

Boas
hugoferreira Escreveu:Caros,
Envio imagem anexo. Tenho uma parte da casa sem electricidade e tendo descobrir o porquê.
Com busca polos fiquei a saber que: cabo 1 NÃO tem electricidade. Cabo 2 TEM electricidade. Cabo 3 NÃO tem electricidade.
Uma vez que o cabo 1 não tem fusível (não faço ideia para que é esse cabo), presumo que seja o fusível do cabo 2 que esteja avariado (com o busca polos confirmei que no cabo 3 do lado esquerdo do fusível n existe electricidade mas que o cabo verde tem electricidade.
Questões:
1- Posso tirar o fusível, verificar se tem conserto, voltar a colocar (sem morrer esturricado :) ) Presumo que desde que não toque em nenhum cabo com as mãos, nada de mal me acontece.
2- Se o fusível não tiver conserto, posso colocar o cabo 3 no cabo 2? Portanto, unir os dois.
Obrigado.
Isto é em Portugal?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pelo péssimo estado que essa instalação apresenta, o meu concelho é que chame um eletricista para melhorar a instalação e lhe resolver o problema, pois essa instalação no estado em que se encontra não garante qualquer tipo de segurança.

hugoferreira Escreveu:Caros,

Questões:

Obrigado.
Cpts.
Energy
hugoferreira
Curioso
Curioso

Mário Escreveu:Boas
Isto é em Portugal?

Cump.
Mário
Sim, Portugal.

Mas faz sentido o que estou a dizer? Se eu ligar o 3 ao 2, o 3 passa a ter energia e levar a energia até ao anexo?
E o fusível do 3, posso tirá-lo fora sem problema? (o cabo verde tem electricidade)
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Been thanked: 10 times
Contacto:

Mensagem por macpat »

(não consigo ver a imagem) Cuidado a tirar o fusível, pois um dos lados continua a ter tensão. A tirar fusíveis é necessário ter cuidado, principalmente se o circuito estiver em carga. Caso sejam fusíveis de cartucho já não é necessário tantos cuidados.
hugoferreira
Curioso
Curioso

macpat Escreveu:(não consigo ver a imagem) Cuidado a tirar o fusível, pois um dos lados continua a ter tensão. A tirar fusíveis é necessário ter cuidado, principalmente se o circuito estiver em carga. Caso sejam fusíveis de cartucho já não é necessário tantos cuidados.
Deixo aqui o endereço para a imagem a ver se desta consegue ver:
Imagem

O fusível é assim, suponho que cartucho. Tem tensão de um lado, não tem do outro. Diz 500 Volts no cartucho.
Quero que o cabo 3 tenha tensão, como faço? Ligo o 3 ao 2? Ou tento colocar o cartucho (presumo que avariado) do 3 a funcionar?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

A recomendação já foi dada anteriormente, deves chamar ajuda técnica, essa instalação não garante a mínimas condições de segurança.

Podes fazer por tua conta e risco mas aquilo que pretendes pode dar direito a ficares com os fusíveis inoperacionais, para não falar em consequências mais graves.
hugoferreira
Curioso
Curioso

joao.pt Escreveu:A recomendação já foi dada anteriormente, deves chamar ajuda técnica, essa instalação não garante a mínimas condições de segurança.

Podes fazer por tua conta e risco mas aquilo que pretendes pode dar direito a ficares com os fusíveis inoperacionais, para não falar em consequências mais graves.
Agradeço a recomendação, gostaria contudo de obter confirmação à questão, se ligar o cabo 3 ao 2 é uma simples operação como quando realizo uma extensão de uma tomada de electricidade para outra.
E se, retirando o cartucho e unindo as duas pontas por fio de cobre, o deixa assim reparado. Era assim que fazia numa habitação em que com frequência o fio cobre se quebrava e lá tinha que ir repetir o processo para o dijuntor voltar a ter corrente.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

No 2º suporte tens um fusível de 30A (250V) e no 3º suporte tens um de 20A (250V), antes de tudo deves tentar perceber o porquê de o fusível ter fundido ou corres o risco de fundir o único fusível operacional.
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por macpat »

Na minha opinião o que pretendes fazer funciona mas, considera este mas como gigante, os condutores têm o isolamento todo ressequido por isso a qualquer momento e quando andares a mexer nesse "quadro" facilmente poderás ter um curto-circuito que poderá levar a um incêndio.

Como já foi aqui dito e tb é a minha opinião, deves renovar esse quadro, enquanto não o fazes não mexas muito e tenta arranjar um fusível para substituir o fundido.
hugoferreira
Curioso
Curioso

macpat Escreveu:facilmente poderás ter um curto-circuito que poderá levar a um incêndio.
A caixa está no exterior, pendurada na parede, presumo que se por acaso incendio ocorrer, não propague uma vez que só existe cimento ao redor.
Creio....
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por macpat »

Se o fogo não se propagasse através do cabo não era exigido actualmente que o cabo seja não propagador do fogo. Quando falei de curto-circuito não esquecer tb o sobreaquecimento dos condutores.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
hugoferreira Escreveu: A caixa está no exterior, pendurada na parede, presumo que se por acaso incendio ocorrer, não propague uma vez que só existe cimento ao redor.
Creio....
A caixa está a montante do contador?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
hugoferreira
Curioso
Curioso

Mário
A montante? Portanto, a caixa está no exterior, na parte de cima de uma parede da casa (mas a sobra do telhado está por cima dela a proteger da chuva), numa parede. O contador+quadro geral está dentro da moradia, em uma outra parede (na parede seguinte).
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
hugoferreira Escreveu:
Mário
A montante? Portanto, a caixa está no exterior, na parte de cima de uma parede da casa (mas a sobra do telhado está por cima dela a proteger da chuva), numa parede. O contador+quadro geral está dentro da moradia, em uma outra parede (na parede seguinte).
Como a caixa está antes do contador, "Não Podes Mexer". Tens que chamar o piquete da EDP.

Ps: Se alguém mexer e houver um acidente, será responsabilizado pelo sucedido.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”